Domingo, 5 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 14/03/10



Primeira Mão - 14/03/10 - Gente de Opinião

CRÍTICA, IRONIA E UM POUCO DE MALDADE NA
CRÍTICA AOS PROGRAMAS SOCIAIS DO GOVERNO
 
 Assim como os petistas usam a internet para gozar e bater duro em seus adversários, quem não apóia o governo Lula também usa a mesma arma. Uma crítica bem humorada mas com pitadas de maldade circulou na net esses dias, tratando – até com exagero – sobre os infindáveis programas sociais do governo. E aproveitando para dar uma paulada, com requintes de ironia. Vale a pena acompanhar: 

*Vai transar?*
- O governo dá camisinha.

*Já transou?* 
- O governo dá a pílula do dia seguinte.

*Teve filho?*
O governo dá o Bolsa Família...

*Tá desempregado?*
O governo dá Bolsa Desemprego.

*Vai prestar vestibular?*
O governo dá o Bolsa Cota.

*Não tem terra?*

O governo dá o Bolsa Invasão e ainda te aposenta.

*Resolveu virar bandido e foi preso?*
 

- Não tem problema. O governo dá auxílio reclusão

-Mas experimenta estudar e andar na linha pra ver o que é que te acontece!

E conclui: "
Trabalhe duro, pois milhões de pessoas que vivem do Fome-Zero e do Bolsa-Família,  sem trabalhar, dependem de você"
 
 
 
PLANTAÇÃO
É claro que os boateiros estão vibrando com as notícias plantadas de que Eduardo Valverde abriria mão de sua pré-candidatura para aliar-se a Confúcio Moura, do PMDB. Nada tem de verdade essa conversa. Pode ser até que lá na frente o quadro mude mas, ao menos por enquanto, Valverde está firme na sua pré-campanha. 

APROVEITANDO A DEIXA
O que está havendo agora é uma tentativa do senador pedetista Acir Gurgacz e sua turma de aproveitarem o momento tenso entre petistas e peemedebistas, para tentar uma aproximação mais forte com o grupo de Valverde. Acir anda de olho na vaga de vice do PT e quer indicar alguém da sua confiança. Aliás, alguém muito, muito próximo (a). 

NO PAPEL FUNCIONA
O Forum de Governadores, unindo os mandatários dos estados da Amazônia, foi sucesso de organização e presenças destacadas, incluindo dois ministros. O que se espera agora é que as decisões e reivindicações tiradas do evento e que constam na “Carta de Rondônia” saiam do papel. O Brasil é também especialista em reuniões que, na prática, pouco resolvem.
 
ACABA POR LÁ
A centralização do poder, onde tudo depende de Brasília e do governo federal, impede que os estados possam resolver eles mesmo muitos de seus problemas. Discute-se, apresentam-se alternativas e até boas soluções mas tudo acaba empacando na infernal burocracia do governo central. É caso sem solução. 

GIGANTISMO
Os governadores visitantes ficaram impressionados na visita às obras da hidrelétrica de Santo Antonio, pela grandeza, avanço nos trabalhos e investimentos projetados. Ficariam ainda mais se soubessem que, em apenas cinco meses no ano passado, o consórcio responsável pela obra serviu nada menos do que 1,46 milhão de refeições aos seus trabalhadores.
 
COMILANÇA
Aliás, sempre se destaca os números superlativos de uma obra como Santo Antonio. Em termos de refeições, alguns números merecem ser mostrados. Só em fevereiro passado, foram servidos 5.500 almoços, 4 mil cafés da manhã, 4 toneladas de carne, uma tonelada de salada e 15 mil pães aos trabalhadores. Tudo da melhor qualidade. Não é de cair o queixo? 

RISCO CALCULADO?
O senador Valdir Raupp, hoje nome poderoso dentro do PMDB nacional e muito próximo ao governo Lula, empenhou seu prestígio com uma afirmação no mínimo perigosa. Disse que quer que a regulamentação da transposição dos servidores do Estado para a União pode sair em 20 dias. Há quem ache o otimismo do tarimbado senador exagerado. Mas como ele está muito ligado ao governo federal, quem sabe? 

MÃO SANTA
Bem humorado, com frases de efeito, o senador Mão Santa, médico do Piauí que ganhou o apelido dos pobres que atendia e o elegeram várias vezes, passou de novo por Rondônia. Entre outras coisas, deixou claro: “na política ou se é oposição ou se é governo. Eu não sou governo”. Ou seja, é oposição ao governo Lula. 

À PORTAS FECHADAS...
Aliado a Expedito Júnior, a quem veio prestigiar e andar pelo Estado apoiando a pré-candidatura, Mão Santa também é muito amigo do governador Cassol. Procurou, ao menos em público, não entrar no mérito da decisão de Cassol de apoiar Cahulla e não Expedito ao governo. Mas a portas fechadas, Mão Santa andou dando seus pitacos sobre o assunto.
 
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 5 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta

Gente de Opinião Domingo, 5 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)