Sexta-feira, 14 de maio de 2010 - 05h50
PEDÓFILOS DE RONDÔNIA ASSUSTADOS:
VEM AÍ UMA CPI QUE PODE CHEGAR A ELES
Começa em breve uma daquelas CPIs de arrepiar os cabelos. Trata-se da que vai investigar os casos de pedofilia em Rondônia e, especialmente, em Porto Velho. Vão ser dias de tensão na Assembléia Legislativa, quando a CPI criada a partir de pedido do deputado Valter Araújo começar a tirar a sujeita debaixo do tapete. Para quem acha que o tema não é escabroso, pode-se informar apenas um número: só no ano passado, foram feitas perto de 14 mil (isso mesmo!) denúncias de abuso sexual contra crianças e menores de idade. As denúncias chegaram alôs conselhos tutelares e órgãos policiais. Muitas delas são impressionantes e certamente farão parte do leque de investigações que a CPI pretende realizar. E tem gente graúda no meio, que o parlamentar garante que será denunciada. A CPI tem inclusive poder de polícia, podendo mandar prender na hora algum acusado ou quem não contar a verdade.
Já tem gente assustada. A questão da pedofilia é um dos mais graves problemas no mundo atual e explode no Brasil, onde crianças e jovens que vivem na pobreza são explorados sexualmente. O crescente número deles na prostituição – e bem perto da Capital, em Jacy Paraná, o exemplo é claro – demonstra que a preocupação das pessoas de bem com essa terrível chaga social é mais do que necessária. Valter Araújo, ligado à grupos religiosos e um dos que mais denunciam a pedofilia, garante que a CPI vai fundo nas investigações. Terá, sem dúvida, todo o apoio da sociedade rondoniense.
NO TSE É DIFERENTE
Outra decisão do TRE rondoniense é derrubada, até com facilidade, no TSE. O caso do deputado Miguel Sena, cassado pela corte local e mantido em sua cadeira na Assembléia Legislativa pelo tribunal superior é mais um entre vários em que as decisões locais não são corroborados por ministros de órgãos superiores. O caso Cassol, em que o TRE decidiu pela cassação por unanimidade e ele foi absolvido em Brasília foi outro exemplo disso.
CAMINHO OPOSTO
Ao acatar, por liminar, o pedido de efeito suspensivo da cassação determinada pelo TRE, o ministro Henrique Neves da Silva, do TSE, seguiu uma linha de raciocínio bem diversa dos desembargadores rondonienses. Optou pelo caminho que a maioria dos membros do TRE mesmo haviam tomado quando absolveram os deputados Tiziu Jidalias e Euclides Maciel. Considerou que não há motivos claros para a cassação de Miguel Sena.
POLÊMICO
Sena, aliás, disse com todas as palavras, em coletiva à imprensa logo depois da decisão do TRE, de que a decisão não tinha se baseado em questões técnicas mas no que chamou de perseguição pessoal. A decisão da corte superior, contrária ao do tribunal rondoniense, não deixou de certa forma de dar razão ao polêmico parlamentar.
SERÁ QUE VEM?
Os tucanos aguardam com grande expectativa a possível vinda de José Serra neste sábado a Rondônia. Uma grande festa está sendo preparada. Na terça havia a confirmação oficial da visita, na quarta surgiu o aviso que poderia haver mudança na agenda. Só hoje se define se Serra virá ou não neste sábado.
FHC
Se não vier agora, o presidenciável do PSDB marcará nova data. Ele quer trazer o apoio dos tucanos para a pré-candidatura de Expedito Júnior. Serra já avisou que virá e disse que, em outra oportunidade, outro tucano dos mais importantes, o ex-presidente Fernando Henrique também virá ao Estado. Aguardemos, pois.
PM NA FRONTEIRA
A boa notícia pelos lados da Polícia Militar é a criação de um batalhão de fronteira que vai atuar em Guajará Mirim e Pimenteiras. Já era hora, porque se Rondônia ficar esperando que forças federais cumpram a obrigação de vigiar nossas fronteiras, só talvez daqui a décadas tivéssemos alguma coisa nesse sentido. Pois fez muito bem o comando da PM em agir agora.
PARCERIA
O deputado Lindomar Garçon anda correndo atrás da solução definitiva para a questão da transposição. Teve a sorte de ver indicado como relator do projeto que beneficia os servidores de Rondônia exatamente um colega seu de partido. O deputado Marcvelo Ortiz, que é do PV de São Paulo, tem chamado Garçon para discutir o assunto e pedido apoio do colega rondoniense. Espera-se logo um bom resultado do trabalho.
LOTAÇÃO
A casa de shows Quéops em Porto Velho via lotar neste sábado, com uma grande mobilização política em torno das pré-candidaturas do ex-governador Ivo Cassol e do deputado Tiziu Jidalias ao Senado. O encontro servirá para reunir lideranças de todos os partidos que os apoiarão e, mais que isso, mostrará a força da turma governista.
Fonte: Sergio Pires
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa
Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta