Terça-feira, 14 de julho de 2009 - 06h26
AS MENINAS TAMBÉM PEGAM A SUA
FATIA NOS RESULTADOS DO CRIME
Todos os dias, mais notícias ruins na área da segurança. A revista Época desta semana, por exemplo, mostra mais uma faceta da situação em que vivemos no Brasil. Quadrilhas e gangues raivosas e agressivas são compostas por meninas, crianças que a partir dos onze anos já vivem na violência e, muitas delas, da violência. E não são só as pobres não. Em Ribeirão Preto, importante cidade do interior de São Paulo, mais de uma dúzia de garotinhas de classe média e alta foram levadas à delegacia da Infância e da Juventude porque, inconformadas com colegas que estudam e tiram notas altas, decidiram castigá-las, aplicando surras e todo o tipo de agressões. Na internet, meninas e sempre pouco mais que crianças aparecem segurando armas. Em Porto Velho, a situação também preocupa. Jovens- por enquanto mais homens que mulheres, mas a participação delas também existe – vão armados para as escolas, procurando briga, ameaçando colegas e professores. Não há controle sobre eles. A lei lhes dá tanto abrigo e incentivo que sabem que, por pior que façam, nada lhes acontecerá. As autoridades, deitadas em berço esplêndido, fazem ouvidos de mercador para a violência crescente e não combatida. Ensinados que nada lhes acontecerá quando menores, ao se tornarem adultos essas pessoas continuarão no crime, porque não foram educadas e nem sofreram qualquer penalidade quando cometeram todo o tipo de delito no passado. Será que um dia votaremos só em gente que pense o país para um futuro em que será recompensado quem cumprir a lei e será punido quem a agredir?
SAÚDE MELHOR
A contrapartida das obras das usinas continua trazendo bons resultados práticos e importantes para a coletividade, em Porto Velho. Agora, o Estado anuncia investimentos de mais e 18 milhões de reais numa ampla reforma do Hospital de Base. A grana vem de convênio do consórcio que constrói a hidrelétrica de Santo Antonio.
TEM QUE EXPLICAR
Se for verdade – e infelizmente parece que é – torna-se um acinte o fato do Ibama apreender madeira em Rondônia e doá-la para programas sociais do vizinho Acre. Ora, se a madeira é daqui o que ela vai fazer em outro Estado? Não temos problemas e pobres suficientes para serem beneficiados? Será que até nisso já se imiscuiu a politicagem?
CHUPANDO O DEDO
A doação teria sido superior a cinco mil metros cúbicos de madeira, apreendidas na região da Ponta do Abunã, em Rondônia. Os acreanos ganharam tudo de presente, certamente num acordo com a companheirada acreana. Nós aqui ficamos chupando o dedo. Será que ninguém vai ao menos protestar?
SONHO IMPOSSÍVEL?
Falando no Ibama: o órgão negou autorização ambiental para a continuidade das obras da BR 319. Pressionado pelas ONGs e ecochatos que proliferam no país, foi moleza para o Ibama dizer ao Dnit que a obra tem que parar. Ou seja, a ligação por terra entre Porto Velho e Manaus pode se tornar um daqueles sonhos impossíveis.
MAIS MENINOS
Durante quase uma década, o número de nascimentos em Porto Velho era maior de meninas do que meninos. Tanto que a população atual da Capital rondoniense tem mais pessoas do sexo feminino. Não é o que se observa na Maternidade Municipal. Pelo menos no período de junho de 2008 a junho deste ano.
NÚMEROS
Neste período, dos 12.190 nascimentos registrados, o número de meninos superou a de meninas. Eles: 6.285. Elas: 5.905. Foram 380 nascimentos a mais de bebês homens. Ninguém sabe explicar o fenômeno. Mas, pelo menos na Maternidade, os homens estão superando as mulheres.
É DIFERENTE
Não se pode deixar de registrar que, mesmo com o longo sofrimento por que passa, acossado por vários tumores cancerígenos, o vice-presidente José de Alencar tem enfrentado tudo com grande altivez. Mais ainda, seu longo e caríssimo tratamento não custou até agora um só centavo aos cofres públicos.
PRÓPRIO BOLSO
É diferente da grande maioria dos políticos e poderosos, que adora misturar o público com o privado. José de Alencar tem um plano de saúde pessoal, que paga parte das despesas e todo o resto ele paga do próprio bolso. Nada de usar dinheiro público, como é comum nesse país. Pelo menos apareceu alguém diferente no meio do poder.
TIRO NO PÉ
O PC do B anda anunciando que terá candidatura própria ao governo do Estado em 2010. Será que é isso mesmo ou apenas um blefe? Porque se está pensando em queimar o seu principal nome, o do jovem David Chiquilito numa disputa impossível de ganhar, os comunistas darão um tiro no pé. Certamente não estão falando sério
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.combr / www.opiniaotv.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br
“Não vai privatizar. A saúde é para todos e a gente precisa combater a desinformação. O que sabemos fazer é um trabalho sério, com compromi
Privatizações, hospital/escola, ampliação de ações no interior: a saúde pública pode dar um salto
Se tudo o que está sendo planejado para a área da saúde pública se concretizar, tanto a Estadual quanto Municipal, a partir de agora, certamente e
Entre 1966 e 1974, os guerrilheiros que queriam implantar o comunismo no Brasil (nada a ver com Democracia, como confessaram seus líderes, anos depo
Rondonienses na multidão pela anistia. Ato mostrou (de novo!) A força dos conservadores
Claro que não foram apenas as 44.900 pessoas “informadas” pelo doentio sistema de contagem da USP, que consegue ver multidões nas pífias m