Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 14/07/09


Primeira Mão - 14/07/09 - Gente de Opinião
AS MENINAS TAMBÉM PEGAM A SUA
FATIA NOS RESULTADOS DO CRIME


Todos os dias, mais notícias ruins na área da segurança. A revista Época desta semana, por exemplo, mostra mais uma faceta da situação em que vivemos no Brasil. Quadrilhas e gangues raivosas e agressivas são compostas por meninas, crianças que a partir dos onze anos já vivem na violência e, muitas delas, da violência. E não são só as pobres não. Em Ribeirão Preto, importante cidade do interior de São Paulo, mais de uma dúzia de garotinhas de classe média e alta foram levadas à delegacia da Infância e da Juventude porque, inconformadas com colegas que estudam e tiram notas altas, decidiram castigá-las, aplicando surras e todo o tipo de agressões. Na internet, meninas e sempre pouco mais que crianças aparecem segurando armas. Em Porto Velho, a situação também preocupa. Jovens- por enquanto mais homens que mulheres, mas a participação delas também existe – vão armados para as escolas, procurando briga, ameaçando colegas e professores. Não há controle sobre eles. A lei lhes dá tanto abrigo e incentivo que sabem que, por pior que façam, nada lhes acontecerá. As autoridades, deitadas em berço esplêndido, fazem ouvidos de mercador para a violência crescente e não combatida. Ensinados que nada lhes acontecerá quando menores, ao se tornarem adultos essas pessoas continuarão no crime, porque não foram educadas e nem sofreram qualquer penalidade quando cometeram todo o tipo de delito no passado. Será que um dia votaremos só em gente que pense o país para um futuro em que será recompensado quem cumprir a lei e será punido quem a agredir?

SAÚDE MELHOR

A contrapartida das obras das usinas continua trazendo bons resultados práticos e importantes para a coletividade, em Porto Velho. Agora, o Estado anuncia investimentos de mais e 18 milhões de reais numa ampla reforma do Hospital de Base. A grana vem de convênio do consórcio que constrói a hidrelétrica de Santo Antonio.

TEM QUE EXPLICAR

Se for verdade – e infelizmente parece que é – torna-se um acinte o fato do Ibama apreender madeira em Rondônia e doá-la para programas sociais do vizinho Acre. Ora, se a madeira é daqui o que ela vai fazer em outro Estado? Não temos problemas e pobres suficientes para serem beneficiados? Será que até nisso já se imiscuiu a politicagem?

CHUPANDO O DEDO

A doação teria sido superior a cinco mil metros cúbicos de madeira, apreendidas na região da Ponta do Abunã, em Rondônia. Os acreanos ganharam tudo de presente, certamente num acordo com a companheirada acreana. Nós aqui ficamos chupando o dedo. Será que ninguém vai ao menos protestar?

SONHO IMPOSSÍVEL?

Falando no Ibama: o órgão negou autorização ambiental para a continuidade das obras da BR 319. Pressionado pelas ONGs e ecochatos que proliferam no país, foi moleza para o Ibama dizer ao Dnit que a obra tem que parar. Ou seja, a ligação por terra entre Porto Velho e Manaus pode se tornar um daqueles sonhos impossíveis.

MAIS MENINOS

Durante quase uma década, o número de nascimentos em Porto Velho era maior de meninas do que meninos. Tanto que a população atual da Capital rondoniense tem mais pessoas do sexo feminino. Não é o que se observa na Maternidade Municipal. Pelo menos no período de junho de 2008 a junho deste ano.

NÚMEROS

Neste período, dos 12.190 nascimentos registrados, o número de meninos superou a de meninas. Eles: 6.285. Elas: 5.905. Foram 380 nascimentos a mais de bebês homens. Ninguém sabe explicar o fenômeno. Mas, pelo menos na Maternidade, os homens estão superando as mulheres.

É DIFERENTE

Não se pode deixar de registrar que, mesmo com o longo sofrimento por que passa, acossado por vários tumores cancerígenos, o vice-presidente José de Alencar tem enfrentado tudo com grande altivez. Mais ainda, seu longo e caríssimo tratamento não custou até agora um só centavo aos cofres públicos.

PRÓPRIO BOLSO

É diferente da grande maioria dos políticos e poderosos, que adora misturar o público com o privado. José de Alencar tem um plano de saúde pessoal, que paga parte das despesas e todo o resto ele paga do próprio bolso. Nada de usar dinheiro público, como é comum nesse país. Pelo menos apareceu alguém diferente no meio do poder.

TIRO NO PÉ

O PC do B anda anunciando que terá candidatura própria ao governo do Estado em 2010. Será que é isso mesmo ou apenas um blefe? Porque se está pensando em queimar o seu principal nome, o do jovem David Chiquilito numa disputa impossível de ganhar, os comunistas darão um tiro no pé. Certamente não estão falando sério 

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.combr  / www.opiniaotv.com.br 
ibanezpvh@yahoo.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)