A ELEIÇÃO MUNICIPAL DE 2012 TEM
MAIS IMPORTÂNCIA DO QUE SE IMAGINA
Num emaranhado de partidos, nessa salada confusa em que se tornou a política brasileira; com uma legislação torta e cada vez mais complexa; com os concorrentes e suas siglas muito mais preocupados consigo mesmo do que com suas comunidades, como será a eleição municipal de 2012 em todo o Brasil? O eleitor, esse pobre coitado, saberá escolher realmente os melhores, ou, no mínimo, os menos ruins? Com 28 partidos registrados – se a eleição fosse hoje, em Porto Velho, só como exemplo, haveriam pelo menos 15 candidaturas a Prefeito – quem vai para a urna saberá realmente que seu voto será decisivo para o futuro da sua cidade e para a Nação? Ou se tornará apenas uma forma de referendar partidos, pessoas e ideologias que não estão nem aí para as comunidades, seus problemas, seus anseios, seus caminhos para o amanhã? E as Câmaras de Vereadores, onde entre mais de cinco mil municípios, perto de 1 mil já decidiram aumentar o número de cadeiras, servirão para que exatamente? Apenas para abrir mais espaço para apaniguados, gastar mais dinheiro público desnecessariamente ou, no ideal, trabalhar em prol daqueles que as vão eleger?
As eleições municipais são de grande importância. As Prefeituras e Câmaras Municipais podem formar a base para os caminhos que o Brasil andará. Escolher o Prefeito certo e uma Câmara de Vereadores comprometida com sua comunidade é passo concreto para que, em nível estadual e federal, caminhemos no rumo certo. Votar em demagogos, defensores dos direitos dos criminosos, por exemplo, na base, é o apoio forte que os irresponsáveis pela (in)segurança pública no país terão, para continuar sua defesa intransigente dos direitos humanos dos bandidos. É de baixo que se começa a mudar o país. Portanto, votar certo em 2012 é mais do que, apenas, pensar em sua cidade. É um passo decisivo para decidir sobre o futuro de toda a Nação.
MANOBRA RADICAL
Numa manobra, os deputados rondonienses aumentaram de 24 milhões para 54 milhões as emendas individuais e coletivas na Lei Orçamentária. A criativa saída está sendo contestada pelo governo, na Justiça. A ALE acha que tem esse poder, o Executivo diz que é inconstitucional. É mais um confronto na batalha política entre os dois poderes. Que tem, como pano de fundo, 2012 e 2014...
GENTE BOA...
Agora, a mesma Justiça que trata as vítimas dos criminosos como se elas não existissem, passa a tratar bandidos presos como se fossem cidadãos de bem, com honra, palavra e com boas intenções. Pelo menos é o que denuncia opresidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Socioeducadores, Técnicos Penitenciários e Agentes Administrativos Penitenciários do Estado de Rondônia (Singeperon), Anderson Pereira.
AÍ É DEMAIS!
Anderson que a juíza de execuções penais, dra. Sandra Silvestre, tem tomado decisões duras contra os agentes baseando-se apenas nas palavras dos presos. Obviamente que só pode ser um exagero. Não se pode imaginar que uma magistrada esteja fazendo isso. Porque seria de uma ingenuidade absurda, sem parâmetros. Acreditar em palavra de bandido é demais! Tomara que o que o presidente do sindicato falou não seja verdade. Porque, se for, estamos mesmo lascados.
FEIOS E BONITOS
A ministra Iriny Lopes, titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres – mais um dos inúmeros ministérios inúteis do governo – possui, digamos assim, uma grande deficiência de atributos físicos, para não dizer coisa pior. Sem nada de importante para fazer, quer se meter a censurar comerciais de belas mulheres. É mais uma palhaçada a que somos submetidos. Mas tem muito mais por aí...
SUPÉRFLUOS
É assim mesmo. O negócio é abordar coisas supérfluas, besteiras, como se fossem importantes, para desviar o foco daquilo que realmente preocupa, transgride e machuca o país. Porque quanto mais discussões periféricas, mais palhaçadas, mais o foco se desvia. E não se discute a essência. É a tática que vem funcionando com sucesso.
ATRÁS DE MEDALHAS
Começam hoje os Jogos Panamericanos, em Guadalajara, no México. A cidade é histórica para o esporte brasileiro, por causa da Copa de 70. Dezenas de atletas brasileiros têm chances de medalha. No Brasil, a Rede Record transmite com exclusividade todo o evento. Em Rondônia, por suas afiliadas, a TV Candelária e a Record News Rondônia.
NO CALOR
Oconsumidor que fique suando! Para economizar energia (haveria outra razão?), o Porto Velho Shopping diminuiu a força do ar condicionado da área da Praça da Alimentação. Quem estava acostumado a comer num clima muito bom, mesmo com o calor de Porto Velho, agora tem que se conformar com a má qualidade do ambiente. Tudo muito caro e ainda sem o arzinho de antes...
PERGUNTINHA
Qual medalha o Brasil receberia se houvesse uma disputa entre os países mais corruptos, nos Jogos Panamericanos?