Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 14/12/10


 Primeira Mão - 14/12/10 - Gente de Opinião

ABSURDO, CHOCANTE, ANTIPOVO: SÃO

OS POLÍTICOS E SUAS CAUSAS PESSOAIS

O 2011 que está chegando preocupa um pouco, inclusive na economia, onde se prevê o fim da gastança, um início de arrocho, crédito mais complicado para tentar controlar a inflação, contingenciamento de investimentos federais, corte de 8 bilhões do orçamento da União e outras más notícias. Mas o que é ruim não vem sozinho. Também outro terrível golpe contra a população começa a se criar neste ano, que chega e se materializa em 2012, quando haverá eleições municipais. Trata-se do absurdo, chocante, triste e lamentável aumento no número de cadeiras nas Câmaras de Vereadores de todo o país. Só em Rondônia, as vagas saltarão de 482 para 568, ou seja, 86 vereadores a mais. No Brasil inteiro, serão quase oito mil novos “edis”. É, em resumo, uma afronta contra a população, que terá que ver mais essa vergonheira se espalhar sem poder fazer nada. Só sofrer e pagar cada vez mais impostos para manter tanta mordomia, tanto exagero, tantos gastos desnecessários.

Está cada vez mais claro o distanciamento entre a classe política e a população. O divórcio já começa no município, onde as pessoas comuns querem é que se reduza o número de vereadores e o custo que eles representam. Qualquer pesquisa nesse sentido dará 100% de opiniões contrárias ao aumento no número de vereadores. As exceções seriam os interessados diretos. Só eles. O povo, contudo, pode dar o troco: exigir mudanças, ir para a frente da Câmaras e protestar; não votar mais em deputados e senadores que apoiam esse tipo de projeto antipovo. Afora isso, só resta lamentar e ficar cada vez mais distante deste tipo de político que legisla em causa própria e não a favor da coletividade.

 

 LINHA DE FRENTE

Competente, com experiência e jogo de cintura, o advogado Ricardo Sá deve assumir a chefia de gabinete de Confúcio Moura, de quem é amigo e parceiro há anos. Ricardo chega ao Palácio Presidente Vargas com a difícil missão de ser o elo pó,lítico do novo governador com parlamentares, prefeitos e a comunidade. Vai dar conta do recado, sem dúvida.

SEM SURPRESA 

 Não foi surpresa a decisão de Confúcio colocar seu vice, Airton Gurgacz, para comandar o Detran. O órgão, uma máquina de fazer dinheiro, fica nas mãos dos pedetistas, que exigiam uma posição de destaque no poder. Ao que parece, abriram mão da Seduc, onde Confúcio não diz não aceitar indicação política.

 CAIU BEM

O nome do novo comandante da PM, coronel Paulo César Figueiredo, caiu bem na tropa. Oficial de linha de frente, ex-comandante do 1° Batalhão na Capital e comandante da PM em várias regiões do Estado,  Figueiredo foi também diretor de pessoal da instituição e atualmente era gerente de segurança da Secretaria de Justiça.

 ATÉ QUE ENFIM!

Quando começou a luta pelo 13° salário para os soldados da borracha, considerados heróis da Segunda Guerra, eles eram mais de 50 mil em todo o país. Agora, quando o deputado federal Mauro Nazif conseguiu aprovar projeto no Congresso, restam apenas 10% deles. Os cinco mil que ainda vivem comemoram uma espera de décadas.

UÉ, ONDE ESTÃO?

Ficou ruim para os fofoqueiros e maledicentes que alardeavam o caos no final do governo Cassol/Cahulla. No meio da semana passada, todos os servidores receberam o 13º integral e nos próximos dias sai o salário de dezembro. Ué, mas onde ficam agora aqueles que diziam que o governo sairia quebrado e não pagaria ninguém?

MARECHAL RONDON

No próximo dia 22, várias personalidades rondonienses vão ser agraciadas com a Medalha Marechal Rondon, uma das maiores condecorações oferecidas pelo Estado à gente que se destaca. A relação dos homenageados será divulgada em breve pelo Palácio Presidente Vargas.

AVAL DO CHEFE

Confúcio Moura aguarda informações de partidos aliados para completar seu secretariado. Mas em algumas áreas sensíveis, ele mesmo dará a última palavra. Tanto para a Seduc quanto para a Segurança Pública, por exemplo, além de indicação política, o escolhido terá que ter o aval pessoal do comandante em chefe.

CHICAGO ANOS 30

Enquanto se sonha que a bandidagem está recuando, após as ações nas favelas do Rio, a realidade aponta para outro rumo. Ela está cada vez mais forte, sob o manto da violência e, principalmente, da impunidade. Na semana passada, um prefeito do interior de São Paulo foi executado na rua, como Al Capone fazia nos anos 30 em Chicago. Os bandidos, se presos, em breve estarão nas ruas de novo.

PREFERÊNCIA

Ao que parece, os tucanos preferem ficar com Expedito Júnior e não com Aparício Carvalho. Na reunião de retomada das ações do partido, o ex-vice-governador foi aparentemente escanteado. Expedito estava lá.

RUMO BICAMPEÃO

Atenção torcida do Internacional em Rondônia: começa hoje a luta dos colorados pelo bicampeonato mundial. Se vencer hoje, enfrenta a Inter de Milão e pode repetir o feito de 2006. Se perder para o adversário africano, volta para casa com o rabo entre as pernas. Mas os colorados estão otimistas. O jogo é nesta terça, ao meio-dia, no horário local.
 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião
   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)