Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 15/01/11


Primeira Mão - 15/01/11  - Gente de Opinião

MATERNIDADE É AVANÇO, MAS GRAVIDEZ

INFANTO-JUVENIL TORNA-SE MAIOR DESAFIO

Nem tudo é caos na área da saúde pública. A existência da Maternidade Municipal, em Porto Velho, representa uma significativa melhoria no atendimento a parturientes, mas, junto com isso, na ajuda ao controle da natalidade e na luta contra a gravidez precoce. A preocupação com os partos naturais também merece ser destacada. Em 2010, foram mais de 75%, indo na contramão dos exagerados índices de cesarianas registrados em todo o país. O controle de natalidade tem dado certo, na medida em que diminuem os partos. Foram pouco mais de 3.900 no ano passado, contra quase 5 mil na média anterior. Para quem não lembra, a Maternidade Municipal foi uma longa luta, que começou com o trabalho do falecido deputado federal Sérgio Carvalho. Atravessou todo o governo Carlinhos Camurça numa batalha para inaugurá-la, mas foi só na primeira administração de Roberto Sobrinho que ela abriu as portas. De lá para cá, no geral, foram constatados grandes avanços, sob o comando da competente médica Ida Peréa.

Em apenas um quesito – e dos mais graves – a Maternidade ainda não viu diminuída uma pequena tragédia comum em Porto Velho: a gravidez precoce. Enquanto o número de partos na faixa acima dos 20 anos diminui bastante, a gravidez em crianças e adolescentes teve um salto. Mais de 30% sobre o ano anterior. Na relação de atendimentos da Maternidade, destaca-se o caso de uma criancinha de 10 anos que deu à luz em 2010. Meninas entre 10 e 16 anos continuam ganhando filhos, algumas mais de um, antes de chegar aos 18 anos. É ainda um calcanhar de Aquiles nessa luta para proteger as crianças. Depende muito das famílias, das escolas, da sociedade, ajudar a orientar jovens para que não se tornem mães tão cedo. A Maternidade Mãe Esperança é um grande avanço. Agora, precisa concentrar seu trabalho na luta contra as centenas de casos de jovens mamães. Se o conseguir, terá chegado praticamente a todas as suas metas.  

     

 PRIMEIROS PASSOS

Em apenas duas semanas no comando do Estado, Confúcio Moura já deu o que falar. Mexeu onde pôde e colocou Rondônia sob os olhos nacionais, ao decretar calamidade na saúde pública. Já teve apoio de Brasília e poderá, num curto prazo, cumprir sua primeira meta anunciada de melhorar o atendimento, principalmente em Porto Velho. Já é um grande resultado para tão pouco tempo de poder.

 

DESACOSTUMADOS

Já estava demorando! Quebrou o pau no PC do B, depois que sua representante, Nanci Maria Rodrigues Silva, nova secretária estadual de Meio Ambiente, encheu os seus companheiros de duras críticas. Desacostumados ao poder, os comunistas voltam a fazer o mais fizeram historicamente: brigar entre si. 

 

NAZIF E JESUALDO

Ainda sobre a situação dos partidos. O PSB cresceu no Estado. Em nível federal, sua maior liderança é o deputado Mauro Nazif, reeleito com mais de 63 mil votos. No Estado, o nome quente é o do deputado estadual Jesualdo Pires. Os dois devem ser candidatos em 2012. Nazif à Prefeitura de Porto Velho e Jesualdo em Ji-Paraná.

 

NOVOS NOMES

O problema do PSB é que suas lideranças, com algumas outras poucas exceções no Estado, se encerram por aí. Precisa buscar novos nomes, ampliar suas ações nos municípios e preparar-se para se reforçar para o futuro. Só em dois pilares é impossível manter um edifício. Ainda mais o partidário.

 

 SOBRARAM POUCOS

E o DEM? Além de José Bianco e Silvernani Santos, ainda um nome forte na região de Jaru, mas sem mandato, o partido só tem um deputado estadual: Adelino Folador. E vai depender muito ainda da ação de Bianco os bons resultados na buscar de renovação. Sem ela e sem novos nomes fortes, os democratas podem acabar se esfacelando no Estado.

 

 MAIS FORTE

Na mistureba de partidos políticos, a maioria sem uma ideologia concreta, mas todos em busca de espaço no poder, outro que cresce em Rondônia é o PSDC. Tem o comando de Edgar do Boi, uma figura que se tornou respeitada em todo o Estado por seu trabalho, militância e pela forma democrática com que conduz o partido. E tem Neodi Carlos, atual presidente da Assembléia e a nova deputada Glaucione Nery. Tende a ficar ainda mais forte.

 

APARTHEID

 “Mostrar a realidade serviu de alerta que nem tudo é mar de rosas no SUS. Que na teoria é o máximo.  Na prática financia até os planos de saúde privados na alta complexidade. E no mais um baita apartheid entre ricos e pobres”. Frase de Confúcio Moura, em seu blog, contando porque decretou calamidade pública na saúde.

 

NOME QUENTE

De férias com a família no Peru, o ex-senador Expedito Júnior repensa seu futuro político. Depende de decisão do Supremo para que volte a ter seus direitos políticos de imediato, o que estaria prestes a ocorrer. Se conseguir esta vitória, é nome fortíssimo para a eleição municipal de 2012. Até em Porto Velho.

 

EM SUSPENSE

Por falar em eleição, a questão da Lei Ficha Limpa continua sem definição alguma. Algumas decisões de tribunais superiores decidiram que ela valia, outras não. No STF, a divisão meio a meio dos votos dos atuais dez ministros colocou a questão sob impasse. O 11º ministro ainda não foi nomeado pela Presidente Dilma. E até que isso ocorre, o caso estará em suspense.

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV / Eventos
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)