Quarta-feira, 15 de junho de 2011 - 08h02
QUANDO A NAMORADA ESTÁ COM
OUTRO NA SALA, CULPE-SE O SOFÁ
O assunto vai dar muito pano prá manga, ainda. O Ministério Público, depois de ouvir reclamações sem fim de moradores nas proximidades dos postos de gasolina e outros locais assemelhados que reúnem dezenas de jovens – noite e madrugada adentro – vai pedir à Câmara Municipal uma lei para controle do problema. Ela proibiria a venda de bebidas alcoólicas nestes locais. Resolverá alguma coisa? A “tchurma” vai sair de um lugar e vai para outro, até porque as opções para os jovens em Porto Velho são cada vez mais raras. E caras. É mais ou menos como pegar a namorada na sala com outro sujeito e vender o sofá, culpando-o. A lei, se é que será criada e aprovada, pode amenizar um pouco a situação, mas jamais vai resolvê-la. As mudanças de comportamento dos jovens – e principalmente dos menores, hoje praticamente autorizados a tudo, protegidos por uma legislação cega, surda e muda – autoriza-os a fazerem o que bem entendem. Vivem nas noites, fazem mesmo algazarra, enchem a cara, andam bêbados dirigindo seus carros e não estão nem aí. Se pegos, os menores ainda podem processar agentespoliciais, alegando qualquer coisa. Se maiores, dirão que estão usufruindo do seu direito de ir e vir. E fazer o que querem.
As autoridades não pensam, porque seria difícil, custaria caro e seria trabalhoso, em oferecer alternativas para os jovens. Nada de música, porque ela é barulhenta. Nada de esportes, porque há cada vez menos quadras e campos esportivos. Nada de participação política, porque, se nela se envolverem, os jovens poderão acabar com tanta mutreta que existe neste país. Tirem-lhes, então, o direito de se divertir, de conversar alto, de ouvir som num volume que os ouvidos protestam. Não resolve nada, mas ao menos parece que se fez alguma coisa.
TRAGICOMÉDIA
Claro que ocorreu mais um capítulo da tragicomédia da transposição. A presidente Dilma Rousseff mudou novamente a data da assinatura da PEC. Não será mais nessa quarta, como agendado com vários membros da bancada federal. Ficou para quarta que vem, dia 22. Será que os sindicatos vão agüentar mais ou vão mesmo fechar a BR na segunda, dia 20, como chegaram a anunciar?
PIRATARIA
Como ninguém dá bola prá lei e nem teme cadeia, porque virou mesmo uma bagunça, a produção de CDs e DVDs piratas saltou nos últimos meses. A Prefeitura de Porto Velho anuncia ter apreendido e destruído quase 4 milhões de cópias piratas, tirando-as das ruas. Mas, no dia seguinte, os mesmos infratores estão de novo vendendo seus produtos. Num país em que a lei só atinge alguns, esse tipo de crime só tende a aumentar.
ENFIM, UM HOSPITAL!
Hoje é um dia histórico para a Capital. Governo e Prefeitura anunciam parceria para a construção de um novo hospital, com 250 leitos, próximo à área central. O terreno, ao lado da Maternidade, será doado pelo município. O governo do Estado construirá o hospital. Assinatura do convênio é na manhã de hoje, entre o governador Confúcio Moura e o prefeito Roberto Sobrinho.
TUDO PRONTO
Importante nome entre os pré-candidatos à Prefeitura está praticamente com toda a sua estrutura pronta para, quando chegar a hora, colocar o bloco na rua. Tem até slogan d campanha. Claro que tudo a portas fechadas, porque o cidadão não quer ser acusado de começar sua campanha antes da hora. Mas que ele está contando os dias para chegar lá, está sim!
REDITÁRIO VOLTA
Reditário Cassol volta a Brasília para ocupar uma cadeira no Congresso depois de longos anos. Já foi deputado federal. Pai do ex-governador e atual senador Ivo Cassol e seu suplente, Reditário fica no Senado por quatro meses. Ivo sai para realizar um tratamento de saúde, mas também para ter mais tempo para organizar seu partido, o PP, no Estado. De olho nas eleições municipais de 2012.
JÁ TEM NOME
Uma das missões políticas consideradas porele e seus partidários como das mais importantes, é começar a alavancar o nome do empresário Ivan da Saga como candidato à Prefeitura de Porto Velho. Cassol tem repetido em entrevistas e para todos os seus parceiros que o nome que terá seu apoio na Capital será mesmo o de Ivan.
FÃS DE EXPEDITO
Atual presidente do diretório regional do PSDB, o ex-senador Expedito Júnior continua tendo um eleitorado fiel, mesmo sem estar ocupando algum cargo atualmente. Nesta semana, ao ser entrevistado por Maurício Calixto, na Rádio Rondônia, as mensagens e telefonemas apoiando Expedito vieram de todo o Estado. Ele está se animando para 2012.
SEM MORAL
Passou da hora da Câmara de Vereadores de Porto Velho se pronunciar sobre o caso do vereador Chico Caçula, condenado à cadeia por pedofilia, mas que continua exercendo seu mandato normalmente. A população está se olho. Lavar as mãos, fazer de conta que não tem nada com isso, coloca todos os vereadores na condição de aliados do acusado. Ninguém mais tem moral para criticar a pedofilia no Legislativo porto velhense.