Quinta-feira, 15 de julho de 2010 - 05h30
MAIS DE 254 MIL RONDONIENSES FORAM
ASSENTADOS PELO INCRA, EM RONDÔNIA
Vale a pena fazer um cálculo rápido: 63.500 vezes 4. Igual a 254.000. Vamos às explicações. O Incra, que comemorou seus 40 anos na semana passada, anuncia que Rondônia é o estado brasileiro onde há menor concentração de terras nas mãos de grandes proprietários. E oficializa que assentou exatas 63.500 famílias no Estado. Pegando-se uma média normal de quatro pessoas por família, 254 mil rondonienses, considerados como sem terra, foram beneficiados pelo Incra. E hoje fazem parte do número impressionante de mais de 100 mil pequenos propriedades existentes no Estado. Ora, numa população de cerca de 1 milhão e 300 mil habitantes, quase 20% das pessoas que vivem em Rondônia receberam suas fatias de áreas para viver, plantar e produzir .
Onde se quer chegar com esse raciocínio? É óbvio! Malandros que se dizem líderes de movimentos de sem terras continuam agindo no Estado, incentivando invasões e exigindo mais terra para quem não tem. Os números apresentados por eles – de que seriam milhares de famílias que não têm onde viver e plantar – claramente são exagerados. Ou o Incra está mentindo? Claro que não. Os que vivem dos ataques a fazendas, loteando eles mesmos depois os terrenos, pegando grana e depois indo invadir outra propriedade para repetir a operação, não querem que os problemas fundiários sejam resolvidos. Nem aqui nem no restante do Brasil. Mas contra a verdade dos números, não há argumentos. Temos, nesse Estado, 254 mil brasileiros que conseguiram sua terra para viver dignamente. Se alguém tiver outra verdade, que a apresente. Mas, até que isso aconteça, a gente tem que acreditar nos números oficiais do Incra. E repudiar quem quer fazer as coisas na marra, ignorando nossas leis, apenas para encher os próprios bolsos.
PARTIDÃO NO PODER
A estréia de David Chiquilito na Assembléia Legislativa, nesta semana, trouxe algumas novidades para o parlamento rondoniense. Um deles, o ingresso de um jovem, uma cara nova na política do Estado. O outro é que, pela primeira vez na sua história, o PC do B tem um representante na ALE. Além disso, David é nome certo na disputa pela Prefeitura da Capital, em 2012.
FOI A ALE
Aliás, por justiça, deve-se registrar que foi a equipe do Departamento Jurídico da Assembléia quem contestou decisão anterior que impedia a posse de David Chiquilito. Os advogados da ALE provaram que o diploma de suplente tem validade e que o poder não poderia funcionar apenas com 23 membros. O presidente do TJ acatou a posição e mandou que David fosse empossado.
INCENTIVOS
O ex-governador Ivo Cassol continua percorrendo o Estado, na busca de uma cadeira no Senado. Nesta semana, entre inúmeros contatos com as comunidades rondonienses, onde sempre tem sido muito bem recebido, Cassol elogiou a decisão tirada da reunião do Confaz, que manteve os vários incentivos fiscais que Rondônia dá aos investidores. Todas elas criadas quando ele era governador.
ALIADOS
Outro candidato ao Senado, Valdir Raupp, também corre para vários pontos de Rondônia. Nesta semana, abriu mão de alguns contatos que faria na campanha para acompanhar pessoalmente a posse de David Chiquilito na Assembléia. Os comunistas estão aliados ao PMDB na eleição deste ano,nas candidaturas à ALE.
NA BATALHA
Pelos lados do PT, a senadora Fátima Cleide também batalha para se manter no Senado. Fátima participou, na terça-feira, de uma caminhada de lançamento da candidatura de Eduardo Valverde, em Porto Velho e logo depois voltou aos contatos com o eleitorado tanto na Capital como no interior. Está correndo trecho também, como seus concorrentes.
MINÚSCULO
Tem coisas que não se entende. Unido, o PSOL já terá enormes dificuldades nessa e certamente nas próximas eleições, tanto quanto teve nas últimas. Rachado, porque a ex-juíza Rosangela Cipriano contesta na Justiça a indicação de Marcos Sussuarana como o candidato ao governo, aí sim é que a coisa fica nas raias do impossível. De pequeno o PSOL corre o risco de ficar minúsculo.
IMPUGNAÇÕES
O Ministério Público Eleitoral está pedindo a impugnação de quase 200 candidatos às eleições de 2010. Claro que é um exagero, mas na verdade há muitos casos em que os promotores vão conseguir convencer o TRE com suas alegações. Serão poucos, mas haverá sim impugnações, que dificilmente serão revertidas em instância superior.O MP está no seu papel e, é claro, quer aproveitar o espaço que a corrida política dá para marcar sua presença.
IGUAL PARA TODOS
O caso do goleiro Bruno, ídolo do Flamengo, continua ocupando grande espaço na mídia. Se tudo o que se ouve, vê e lê for verdade, mais que nunca se vê o quando é necessário que as nossas leis sejam modificadas, para punir com dureza crimes hediondos. Mas, mais que tudo, que a mesma Justiça atinja a todos, ricos, poderosos, ídolos e pobres, com a mesma mão pesada.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno