Sábado, 15 de agosto de 2009 - 06h13
OS PERIGOS QUE RONDAM O CORAÇÃO
DE MAIS DE 70 MIL PORTO-VELHENSES
Os números são sempre desencontrados mas presume-se que a população de Porto Velho hoje, esteja em torno 350 mil pessoas. Tome-se esse número como base e aí surge um fato de arrepiar: dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia – subseção de Rondônia – apontam que pelo 20% de todos os porto-velhenses correm sérios riscos de ter doenças do coração. Algo em torno de 70 mil pessoas que estão na faixa dos que abusam do consumo de álcool, são fumantes inveterados, não controlam a alimentação e têm ojeriza a exercícios físicos, podem ter um problema cardíaco a qualquer momento. O sedentarismo e os altos níveis de stress, numa cidade onde se trabalha demais e se diverte de menos – para essa parcela de risco da população – somam-se a todos os demais riscos. E, é bom lembrar, parando a “máquina”, pára a vida. O alerta tem sido feito constantemente, inclusive com ações dos especialistas no assunto que, em Rondônia, são comandados pelo presidente da entidade dos cardiologistas, Gederson Rossato. Mas ao que parece há muita gente que não se liga no perigo, mantendo um tipo de vida que, sob o ponto de vista médico, se aproxima de tentativa de suicídio. A correria, o cigarro, a “cachaçada” em exagero, a falta de movimentação, tudo isso pode matar. E, infelizmente, está matando. Portanto, a hora, para os que não ligam para o coração, é de mudar de atividade e de vida. Antes que seja tarde.
SORTE
Hoje, o caminhão da sorte da Caixa Federal estará no estacionamento do Porto Velho Shopping. Vai sortear a Mega Sena de final de semana, que está acumulada e pagará, se houver acertador, um prêmio de 17 milhões de reais. Bem que essa grana poderia ficar por aqui, em Rondônia!
FAZ TEMPO
O último rondoniense sortudo foi o jornalista Roberto Kuppé, que ganhou mais de 19 milhões ao fazer sua aposta em Brasília. Por aqui já faz tempo que ninguém ganha uma bolada. Pode ser neste sábado....
OUTRA MUDANÇA
Depois do PMDB é o PDT de Porto Velho que muda de comando. O advogado Ruy Parra Motta deixa o cargo, dizendo-se assoberbado de trabalho na delegacia regional do Trabalho, onde atua. Passou o bastão para o ex-vereador Mário Jorge, que agora fica com a missão de organizar eleições internas e preparar a sigla para a eleição de 2010.
SEGUNDA VEZ
O PDT ainda não definiu alianças e como andará para o ano que vem. A única decisão já tomada é que o partido terá candidato ao Governo. Ninguém menos do que o empresário Acir Gurgacz, que tentará pela segunda vez. Ao que tudo indica, sem aliados de peso.
BOAS E MÁS NOTÍCIAS
A gripe suína fez sua primeira vítima fatal em Rondônia. Morreu um jovem de Cacoal, que ao começar o tratamento já estava em estado muito grave. A má notícia é que pelo menos três mulheres grávidas correm risco de morte. A boa é que na maioria dos casos de suspeita ou elas não foram confirmadas ou os pacientes já estão curados.
BAIXARIA
Dois pesos-pesados da comunicação brasileira voltaram à guerra nesta semana. Depois de um longo período de não-agressão, a Rede Globo e a Rede Record trocaram pesadas acusações. O telespectador, que só quer uma TV de qualidade, teve que assistir ataques e contra-ataques sem ter nada a ver com o problema. Uma pena.
ESTÁ FORA
Médico competente, com uma das clínicas especializadas mais procuradas do Estado, o médico Renato Veloso parece estar mesmo fora da política. Depois de cumprir mandatos como deputado estadual, decidiu cair fora. E não tem planos de voltar, pelo menos tão cedo. Uma pena, porque Veloso é daquelas pessoas que fazem falta à boa política.
COM AVAL DA LEI
Acusado de assaltos, estupros e outros crimes, um homem foi solto pela Justiça baiana que considerou que ele não era um risco para a coletividade. Mesmo com a enorme folha corrida de crimes. Dias depois, o mesmo criminoso seqüestrou e matou uma médica num shopping de Salvador. Depois de matar, foi jantar e beber no próprio shopping. Precisa dizer mais alguma coisa?
CACIFE ELEITORAL
O ex-deputado federal Agnaldo Muniz, que ficou fora do PP e assumiu o comando do PSC, pensa alto: quer ser candidato ao Senado, mesmo tendo que disputar uma das duas vagas de Rondônia com pesos-pesados como Ivo Cassol e Valdir Raupp, só para citar dois nomes. Mas Muniz parece confiar no seu cacife eleitoral. E está se preparando para o grande salto.
SETE A UM
Dos atuais deputados federais rondonienses, apenas Eduardo Valverde, do PT, se sair candidato ao Governo, não irá à reeleição. A tendência é que os outros sete tentem mais um mandato
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
Não é exato como um bom relógio, mas numa conta simples, faltam pouco mais de 144 horas para que Porto Velho tenha um novo Prefeito. Léo M
Há milhares (milhões até) de mensagens de Natal e Ano Novo. Praticamente todas falam em paz. Em reencontros. Em amor verdadeiro. Mas há al
Que se engane quem quiser, mas nosso Brasil anda célere para trás, com tantos recordes lamentáveis
Claro que o Brasil vai de bom a muito melhor, na visão distorcida dos fanáticos; dos cegos pela ideologia, que fazem de conta que não enxe
A podridão toma conta de parte do mundo político e chega à instituições que deveriam nos proteger. A associação com o crime, com as facçõe