Domingo, 15 de agosto de 2010 - 07h37
PROPRIETÁRIOS RURAIS ACUSAM ESQUERDA
DE TENTAR REFORMA AGRÁRIA NA MARRA
Proprietários rurais de todo o País – e de Rondônia também, através da sua associação regional, a APPRO – querem se mobilizar contra a proposta que consideram “a mais dura já criada pela esquerda brasileira”, segundo documento distribuído à Nação. O tema é a polêmica mobilização para limitar o tamanho de propriedades e desapropriar todas as áreas que passem do espaço exigido pelas entidades, que se reuniram para tentar impor a decisão ao Brasil. A correspondência dos donos de terras afirma, em certo trecho: “a esquerda voltou sua artilharia contra o direito de propriedade ao propor limites ao tamanho da terra. O que passar dos limites sugeridos por eles seria simplesmente expropriado! A proposta é a mais radical já apresentada por grupos da esquerda. E essa esquerda tem nome, segundo os ruralistas: são os representantes de 54 entidades, incluindo Contag e MST, que criaram o Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo”. O curioso é que parte da Igreja Católica apóia incondicionalmente a idéia, enquanto outra parte – incluindo vários bispos de dioceses importantes espalhadas pelo país – se unem às vozes de protesto contra a idéia da tomada da terra na marra.
A chamada Mobilização pelo Limite da Propriedade da Terra, prevê até um plebiscito para definir um limite no tamanho das propriedades. “Foi com medidas populistas deste naipe que Chávez chegou ao poder na Venezuela e vem implantando a ditadura comunista “bolivariana”, afirma o documento distribuído pelos proprietários rurais. A coisa está esquentando. A idéia é uma espécie de reforma agrária na marra, que acaba com o sagrado direito da propriedade. Até onde isso irá dividir o país, não se sabe. Mas que a coisa anda mexendo com as estruturas de parte da sociedade brasileira, sem dúvida está.
NOVO MANDATO
Encontro da nata da construção civil na sexta-feira, num restaurante dos mais elegantes de Porto Velho. Empresários do setor, autoridades e convidados participaram de um almoço para um grupo seleto, para comemorar a posse do empresário e ex-deputado federal Chagas Neto, por mais três anos, à frente do Sinduscon-RO.
NÃO FOI COINCIDÊNCIA
Não por coincidência, a campanha presidencial de Dilma Rousseff à Presidência foi lançada em Rondônia exatamente na noite em que o presidente Lula chegou ao Estado. O prefeito Roberto Sobrinho reuniu grande número de prefeitos e líderes dos partidos de apoio à Dilma num encontro que deu o pontapé inicial para a batalha presidencial no Estado.
PRÁ LÁ DE OTIMISTA
O ex-governador Ivo Cassol continua sendo um grande otimista. Está certo de que, como afirma, o TSE lhe fará justiça, autorizando sua candidatura. E continua afirmando aos quatro ventos: a candidatura de João Chaulla só cresce e ele ganha no primeiro turno. Será que Cassol tem cartas na manga que ninguém mais sabe?
PÁREO DURO
O certo é que o nome do atual governador tem crescido e ocupado um importante espaço. Mas ele tem pela frente pelo menos três adversários peso-pesados. Tanto Confúcio Moura quanto Expedito Júnior e Eduardo Valverde não são páreo fácil. A verdade verdadeira é que, sem paixão como a de Cassol, se pode dizer que a disputa está “encalacrada”.
FUMAÇA NO AR
Boas e más notícias em relação ao clima na região rondoniense. A umidade do ar vai aumentar, o que é bom. A temperatura vai cair durante alguns dias. Também é bom. Mas há uma má notícia que engole as outras. Não há qualquer previsão de chuva para tão cedo. Ou seja, continuaremos vivendo sob a fumaça das queimadas.
EXEMPLO ACREANO
Aliás, sobre as queimadas, uma perguntinha simples. Como Rondônia chegou a registrar num só dia desta semana quase 540 queimadas e nosso vizinho Acre, exatamente no mesmo dia, apenas 14 focos de incêndio? Embora haja estados da região muito piores que Rondônia, como o Mato Grosso, onde houve mais de 4 mil focos num só dia, ainda estamos queimando muito mais do que o esperado. O que os acreanos têm que nós não temos?
JÁ VÃO TARDE!
Uma das melhores noticias para o trânsito de Porto Velho começa a valer nos próximos dias. Em horários considerados de pique, aquelas carretas enormes, que parecem edifícios deitados circulando pelas ruas, não poderão mais trafegar na Capital. A Polícia Militar promete fiscalização dura e multas pesadas para caminhoneiros que não obedecerem as regras. Se funcionar, é golaço.
NEM MORNA
Já estamos na segunda quinzena de agosto e a campanha eleitoral no Estado está, senão gelada, ao menos em estado de inércia. Raras vezes se viu uma campanha política tão à distância. O povão tem dificuldade até de saber quem são os candidatos. Pode ser que a chegada do horário eleitoral, nesta terça, mude o quadro. Porque até agora...
RIVALIDADE NACIONAL
Domingo é dia de lazer e de futebol. E hoje, o grande nome do futebol brasileiro chama-se Internacional, o colorado gaúcho. Está a um passo da conquista da Libertadores da América e já garantido na disputa do Mundial de Clubes, do qual pode ser também bicampeão. A torcida vermelha em Rondônia baba de alegria e azucrina a vida dos gremistas. A rivalidade Grenal extrapola as fronteiras do Rio Grande.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno