Terça-feira, 15 de setembro de 2009 - 05h39
UMA MISSÃO DIFÍCIL MAS NÃO IMPOSSÍVEL: A
PEC DA TRANSPOSIÇÃO PODE SIM SER APROVADA
O grande assunto dessa semana é a votação da PEC da Transposição, marcada para esta quarta-feira, na Câmara Federal. Mais de 600 servidores, representando 22 sindicatos; representantes do Governo do Estado, uma comitiva de pelo menos 20 deputados estaduais e toda a bancada federal estão imbuídos da dura missão de conseguir pelo menos 308 votos para que a decisão seja favorável aos interesses de Rondônia. Nos últimos dias, até a senadora Fátima Cleide, do PT, autora da proposta da PEC e que andava pessimista, distribuiu nota à imprensa dizendo estar agora muito otimista com a aprovação. Os senadores Expedito Júnior e Valdir Raupp também acham que é possível sensibilizar os parlamentares de outros Estados para corrigir a injustiça contra Rondônia. O deputado Jesualdo Pires (PSB), é um dos que seguiu para Brasília dizendo que vai falar com cada um dos 26 deputados federais da bancada do seu partido, pela aprovação da PEC. O grande empecilho para que os servidores do ex-Território Federal passem para a folha de pagamento da União é o Palácio do Planalto. O governo federal não quer bancar a conta, embora já tenha bancado as de Amapá e Roraima, que viviam situações idênticas as de Rondônia. Portanto, se a votar sair mesmo amanhã e não houve mudança de última hora, pode ser o primeiro grande passo que os cofres estaduais economizem no mínimo 20 milhões de reais mensais. A torcida é de todos os rondonienses.
CAIXA PRETA
Outro tema que deve dominar as discussões em Brasília, a partir de amanhã, é a criação de mais uma CPI para abrir a caixa preta das doações milionárias de dinheiro público para o MST, por vias irregulares. Mesmo que não dê em nada – e não vai dar – pelo menos as denúncias serão novamente mostradas ao público. E podem atingir o Planalto.
FALTA UM
Por aqui, afora a Transposição, que é tema do momento, todos os olhos se voltam para a eleição de2010. Com as pré-candidaturas já postas de João Cahulla, Expedito Júnior, Acir Gurgacz, Confúcio Moura, Adilson Siqueira, o processo eleitoral já começa a esquentar. Falta apenas o PT indicar seu nome, para o quadro ficar completo.
VALVERDE
Se a decisão fosse hoje, os petistas marcariam o X no nome de Eduardo Valverde. Mas ele tem dois pesos-pesados a enfrentar, dentro do partido: Fátima Cleide, que quer ser candidata ao Governo de qualquer jeito e Roberto Sobrinho, que pode ser e pode não ser.
POR FORA
Há ainda um nome que marca incógnita importante no contexto da próxima eleição. Quieto, pelo menos publicamente, José Bianco pode aparecer na última hora como alternativa ao Palácio Presidente Vargas. Ele não fala sobre o assunto ainda mas, pelo que se sabe, Bianco gostaria mesmo é de concorrer ao Senado, quem sabe numa dobradinha com Ivo Cassol? O assunto ainda pode dar muito o que falar.
APOLOGIA
E o ministro Carlos Minc voltou a defender a liberação da maconha. Corre no You Tube filmete em que ele canta num show no interior de Goiás e depois discursa em defesa da preservação ambiental e também em defesa da descriminalização do uso da maconha. É claro que não se pode afirmar com convicção. Mas quem assiste ao vídeo fica achando que o ministro está para lá de Marrakesh, quando discursou...
REJEIÇÃO
De uma hora para outra, aparecem em pesquisas que a ministra Marina Silva tem alto índice de rejeição entre o eleitorado. Então não é só o Cassol que não gosta da ex-ministra? No Palácio do Planalto já há quem ache que Marina não tirará votos de Dilma Roussef, numa disputa pela Presidência. Só as urnas poderão dizer, com certeza, quem tem razão.
ESTRÉIA
Estreou ontem, com grande sucesso, o programa policial comandado por Augusto José na Record News Rondônia, canal 58. O conhecido apresentador trocou de emissora – saiu do SBT – mas continua cada vez melhor no que conhece: a produção de um programa policial de qualidade. Vale a pena assistir. O programa é de segunda a sexta, ao meio-dia e meia.
PP NA MÍDIA
Cassol estreou também na TV. Mas no Partido Popular. No fim de semana, foram ao ar as primeiras gravações feitas pelo governador como comandante geral do partido no Estado. Ele convocou a população e lideranças políticas a se aliarem ao PP. Fazia tempo que o partido não ganhava tanto espaço na mídia.
FALTA O VOTO
O PHS ainda pode ser nanico mas, pelo menos, tem aparecido como nunca. Seu presidente regional Herbet Lins, que se anuncia como pré-candidato ao Senado, criou uma estrutura de imprensa muito boa. Quase todos os dias a mídia recebe releases do PHS. Se esse esforço se transformar em votos, é meio caminho andado.
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno