Quarta-feira, 15 de setembro de 2010 - 08h37
FROTA DE PORTO VELHO CRESCEU TRÊS
VEZES MAIS QUE A MÉDIA BRASILEIRA
As explicações são inúmeras, mas uma delas, certamente, resume o que está acontecendo no trânsito de Porto Velho, a maior cidade do Estado. Enquanto a média nacional de crescimento da frota,anualmente, fica perto dos 5%, na capital rondoniense ela chegou a nada menos que 16,3%, entre agosto de 2009 e agosto de 2010. Ou seja, em apenas 12 meses, mais 24 mil novos veículos passaram a circular pelas ruas da cidade – a maioria delas estreitas, sem estrutura, sem sinalização adequada, com pouca fiscalização –transformando o trânsito no quase caos que se assiste hoje. Já são, ao todo, 172 mil veículos tomando ruas e avenidas. Tudo isso aconteceu sem previsão, sem preparação, sem que medidas práticas e rápidas fossem tomadas. A Prefeitura teve que trocar o pneu do caminhão enquanto ele está andando, conforme gosta de dizer o prefeito Roberto Sobrinho e fez algumas obras – como a extensão da Pinheiro Machado e da Sete de Setembro – para ao menos amenizar o problema. Mas ainda foi pouco, no contexto da grandeza que se tornou, em apenas 48 semanas, o sistema de tráfego na cidade.
Mas há inda coisas piores. Novos motoristas e motociclistas, muitos sem a devida preparação, jogados nas ruas por cursos frágeis de autoescolas, andam como loucos pela cidade. Não aprenderam a respeitar os pedestres, as faixas de segurança, a velocidade máxima permita, os locais de estacionamento proibido. Sem controle algum de velocidade, há os que disputam corridas em áreas onde há muita gente circulando. E, mais ainda: o tráfego de caminhões pesados, que deveria se restringir à avenida Jorge Teixeira, extensão da BR 319, invade ruas estreitas e perigosas. Por isso, o alto índice de acidentes e mortes na Capital não deveria surpreender. Mas deixam a todos nós perplexos, até porque não há solução à vista. Vamos continuar vendo o sangue correr em nossas ruas.
AGORA OU NUNCA
A semana é decisiva. O Supremo Tribunal Federal pode definir, ainda antes da reta decisiva da eleição, se a Lei Ficha Limpa vale ou não. Alguns ministros preferiam lavar as mãos e deixar o problema para depois do pleito, mas outros têm insistido que o caso precisa ser votado. O resultado da decisão pode tirar ou colocar de novo na disputa centenas de candidatos que, por enquanto, estão impedidos de concorrer.
CASO RARO
Uma pesquisa encomendada pela CDL, coloca Confúcio Moura à frente, com João Cahulla em segundo e Expedito em terceiro, praticamente empatados. Outra, feita para consumo interno, colocado Cahulla bem à frente com Confúcio e Expedito empatados. Ou seja, pesquisa dá o resultado que o contratante quer. A não ser que seja totalmente independente, o que é caso raro.
TEMA QUE IRRITA
A presidente do TRE de Rondônia, desembargadora Zelite Carneiro, fala baixa, com equilíbrio, cuida das palavras, porque, afinal, é a maior autoridade nesta eleição e tem mesmo que ter controle e precaução com suas afirmações. Mas há uma coisa que a tira o sério. Quando critica duramente a prática da compra e vendas de de votos, a dra. Zelite não consegue manter o “aplomb”. Xinga mesmo.
VERGONHOSO
A indignação da presidente do TRE é a mesma de todas as pessoas de bem, que não aceitam que essa prática condenável, antidemocrática e que infelizmente ainda existe, possa levar ao poder gente que usa tal subterfúgio vergonhoso. Um dia, quem sabe, ficaremos livres desse absurdo.
VOLUNTÁRIOS
A eleição de 3 de outubro vai mobilizar mais de 21 mil pessoas em todo o Estado, computando-se toda a estrutura que envolve mesários, policiamento, controle e tudo o mais. O curioso é que o TRE tem apenas 199 funcionários. A grande maioria dos demais, formam o grupo de voluntários. Inclusive a quase totalidade dos 13 mil mesários.
ORDEM DE CIMA
Mais uma obra de grande importância para o Brasil – e no caso específico, também para a Bolívia - pode ficar apenas no papel durante anos. É que ONGs exigem que a ponte binacional que ligará Guajará Mirim à sua vizinha boliviana não seja construída, porque na região existe um pequeno grupo de índios que será afetado pela construção.
“DEUTSCHLAND UBER ALLES”
Uma mulher especialista em lingüística, alemã, que representa ONGs estrangeiras – entre as milhares que mandam e desmandam na Amazônia – exige que meia dúzia de índios fiquem onde estão até que sua língua nativa seja toda traduzida...para o alemão. E vai à Justiça para impedir a obra por causa disso. É uma vergonha que gente atravesse o mundo para vir ditar normas aqui, Mas, infelizmente, é verdade.
DEBATE DECISIVO
A 18 dias da eleição, o principal evento marcado para reta final da campanha será o grande debate entre os cinco candidatos ao Governo, promovido pela TV Candelária/Rede Record. Vai ao ar, ao vivo, dia 20 – nesta próxima segunda-feira – a partir das 10 da noite. Pode decidir, enfim, o voto daqueles que ainda não sabem para que lado vão.
VERGONHA?
Plínio de Arruda Sampaio diz que quem recebe o Bolsa Família fica com vergonha e constrangido. Deve ser brincadeira do candidato do PSOL. Os pobres que tem o Bolsa passariam fome sem o dinheiro. Vergonha de que, então?
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno