Quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011 - 05h13
NÃO HÁ PLANO DE SEGURANÇA QUE
FUNCIONE NO PAÍS DO FAZ DE CONTA
Deu gosto de assistir à longa entrevista que o secretário de segurança do Estado, Marcelo Bessa, concedeu ao programa VIA SAT, na TV Candelária. Deu demonstração clara de conhecimento sobre o assunto, apresentou excelentes idéias, falou em um plano de cinco pontos para dar um salto de qualidade no combate ao crime. Bessa sabe o que está falando e está entusiasmado. Sem dúvida vai melhorar a segurança. O problema do secretário rondoniense e de todos os secretários de segurança do país é que eles têm planos, boas idéias, algumas vezes têm recursos, têm pessoal qualificado e até equipamento, mas... É o “mas” é que destrói tudo.. Há duas questões, uma delas principalmente, que solapa, sabota e corrói qualquer plano sério de combate ao crime, que não pode ser ignorada. A atual legislação, feita – até parece produzida em parceria com os criminosos, embora não o seja – sob medida para proteger o bandido, dá a ele todas as regalias, permite que o mesmo autor de um delito seja preso uma, duas, três, dez vezes, sendo sempre solto pela Justiça e voltando, sempre, a cometer outros crimes.
O segundo ponto que acaba com qualquer projeto sério de combate à criminalidade é a banda podre da polícia. Embora aqui por Rondônia, os casos conhecidos ainda sejam poucos, pelo Brasil afora a associação dos bandidos com os homens da lei é um câncer profundo, quase uma metástase em alguns estados, como no Rio de Janeiro. Saúde-se as boas idéias e as intenções do secretário Bessa e dos outros secretários de segurança que querem proteger as pessoas de bem neste país. Mas eles sabem que, se não conseguirem mudar radicalmente as leis e fazer uma limpeza dentro da polícia, pouco avançarão.
QUADRO PODRE
Ainda no tema: duas decisões, uma judicial, outra do Ministério da Justiça, deixam claro que não há qualquer vontade de mudar o quadro podre de proteção ao crime que está aí. Em São Paulo, um juiz mandou soltar dois receptadores de jóias roubadas em assaltos onde houve até mortes, incluindo uma criança de sete anos. Alegou que os receptadores não usaram violência. Arghhh!
POLÍCIA DESARMADA
No outro caso, os defensores dos direitos humanos dos bandidos conseguiram implantar uma nova determinação que faz com que a vida dos policiais não valham mais nada. Eles não podem mais atirar em bandidos. Só em casos de extremo risco. Ou seja, virarão alvo. E se matarem um criminoso, podem ser expulsos e presos. Não estamos mesmo nas mãos do crime?
NO FRONT
No mundo da política, as melancias ainda estão se ajustando ao caminhão. A Assembleia voltou ao trabalho normal; o governador Confúcio tenta organizar a estrutura de governo e os partidos políticos já respiraram 2012. Quase nada de novo no front.
NA MARRA
Alguns membros do Partido Verde andam ameaçando seus vereadores de expulsão. Quem não se elegeu quer tomar, na marra, o espaço de quem chegou à Câmara de Vereadores pelo voto. Partido político no Brasil é assim mesmo: quem está dentro não quer sair; quem estar fora quer entrar.. De qualquer jeito...
PRIMEIRO OS MEUS
A revista Isto É! desta semana anuncia que hoje estarão em Porto Velho todos os diretores do Conselho Federal de Medicina.l Terão encontro com o governador Confúcio Moura para tratar da situação da saúde pública no Estado. Será uma reunião importante, mas sempre é bom que se diga que o CFM sempre trata, em primeiro lugar, dos interesses dos médicos. Depois, se der tempo, pensa em outras questões.
SUBIU NO TELHADO
A maioria dos prefeitos rondonienses anda apavorada. Do governo federal, só ouve que haverá corte de recursos e percentuais menores em tributos que, geralmente, são uma das púnicas fontes de receita. Do governador Confúcio Moura, ouve que, por enquanto, só pão e água. E a transposição, que poderia ajudá-los, subiu no telhado. Ou seja, estão ferrados, nossos alcaides.
NOVA MISSÃO
Davi Nogueira, que durante todo o mandato foi nome importante na equipe da ex-senadora Fátima Cleide e um nome respeitado no PT, assume novas funções. Vai dar assessoria especial à bancada do partido na Assembléia Legislativa. Vai trabalhar para os deputados Ribamar Araújo, Hermínio Coelho e Epifânia Barbosa.
LÁ VEM ELA!
A anunciada volta da CPMF não é mais apenas um desejo do governo,. É uma ordem. Com maioria absoluta no Congresso, o imposto vai voltar, mesmo que meia dúzia de gatos pingados da oposição gritem e o brasileiro estrile. E ainda mais: com o risco de valer ainda para este ano. É só esperar para ver...
PRIMEIRO MUNDO
A Maternidade Municipal de Porto Velho tem muitas boas notícias. Quatro mil partos realizados em 2010; 19 mil desde a inauguração; 80% dos partos naturais, revertendo uma situação em que a maioria das mulheres fazia cesariana. E um atendimento de primeiro mundo.
GRAVIDEZ PRECOCE
Só falta agora, para a equipe da Maternidade, ampliar o trabalho que já realiza para conseguir reverter, com campanhas e envolvimento das jovens, o grande número de crianças e adolescentes grávidas. Daí, chega perto da perfeição.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro
O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa