Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 16/03/11


Primeira Mão - 16/03/11 - Gente de Opinião

O BRASIL DO IMPROVISO PRECISA SE

PREVENIR CONTRA A FORÇA DA NATUREZA

A tragédia que se abateu sobre o Japão é terrível, mas não se pode dizer que o país não esperava um terremoto dessa proporção e o tsunami avassalador que se seguiu. Há muitos anos, especialistas, o governo e o povo do Japão esperavam o pior. O país está localizado no encontro de duas placas tectônicas e, quando elas se chocam, a terra treme. Os japoneses já estão acostumados com tremores de todas as proporções, mas certamente não esperavam um tão avassalador, ocorrido perto da superfície, o que causou o enorme tsunami que destruiu várias regiões do país. Nos Estados Unidos, o chamado Big One, na região de Los Angeles, também pode acontecer a qualquer momento. A falha de Andreas, naquela região, pode causar o maior terremoto já registrado no mundo e há, inclusive, embora ainda apenas em teoria, até a possibilidade de que uma parte da Califórnia se separe do continente, se o terremoto for tão avassalador quanto preveem dizem os cientistas.

A verdade é que vivemos num Planeta complexo, onde as forças da natureza, quando se pronunciam, são violentas e destruidoras. Nada tem a ver com aquecimento global ou questões ambientais. A própria formação da Terra nos coloca em constantes perigosos, não importante o que façamos, para o bem ou para o mal. O que há necessidade é que nos preparemos, também no Brasil, para enfrentar catástrofes que um dia poderão nos atingir. Temos sido beneficiados pela natureza, mas em algumas regiões do nordeste, por exemplo, o mar sobe e praias estão desaparecendo. No Rio, dezenas morreram em deslizamentos. Prevenir, como fazem os japoneses, que se não o fizessem teria uma tragédia ainda maior, é o único caminho. Precisamos, aqui no Brasil, também acreditar que a prevenção pode salvar muitas vidas.

 

NOVO QUADRO

Com a perda do ex-deputado Valverde, o PT de Porto Velho começa a procurar alternativas para a disputa pela Prefeitura, em 2012. Valverde era o nome mais forte entre os petistas, inclusive com o aval do diretório estadual e da ex-senadora Fátima Cleide. A partir de agora, a situação muda por completo.

 

VOZ ATIVA

Crescem, com a morte de Valverde, as chances de Epifânia Barbosa e José Hermínio, ambos deputados estaduais e da própria Fátima. O secretário Israel Xavier, que já disputou uma vaga à Câmara Federal, é outro que aparece com chances. Outros nomes certamente aparecerão, daqui para frente. O prefeito Roberto Sobrinho, que domina o diretório municipal, terá voz ativa na escolha do nome petista para substituí-lo.

 

MOBILIZAÇÃO

Exatamente daqui a uma semana, na próxima quarta-feira, dia 23, entra na pauta da Câmara Federal, para votação, o projeto do novo Código Florestal Brasileiro. A senadora Kátia Abreu, presidente do Conselho Nacional da Agricultura, está chamando parlamentares de todo o país para ajudar a pressionar pela aprovação da nova lei.

 

IDÉIA APROVADA

Todos os deputados estaduais rondonienses já deram seu aval para que o Código, cujo texto foi produzido pelo competente Aldo Rabelo, seja aprovado como está. Inclusive, em nome do parlamento de Rondônia, o presidente Valter Araújo sugeriu a idéia da mobilização. Acatada na hora.

 

SALVAÇÃO

É muito provável que se repita a ida de todos os deputados estaduais daqui para Brasília, para acompanhar a votação na semana que vem e ajudar a pressionar pela aprovação. O novo Código pode ser a salvação da Amazônia, é a idéia geral.

 

SOLIDARIEDADE

O Acre fez de tudo para se livrar deles. Mas Rondônia, como é a terra de todos os brasileiros e de muitos povos, abrigou os mais de 100 haitianos que aqui chegaram, no desespero, à procura de uma nova vida. Muitos já estão trabalhando e recebendo apoio tanto do Governo como da Prefeitura da Capital. Aqui, a solidariedade humana é na prática.

 

PÉSSIMO EXEMPLO

Denúncia da TV Globo de que o turismo sexual atrai, para o Brasil, grande número de estrangeiros, é apenas a repetição do que já se sabe há anos. Ricos e gente da classe média alta de vários países europeus vêm para algumas cidades do nordeste – mas também para o Rio e São Paulo – para explorar crianças, adolescentes e também, é claro, mulheres de programa. Até nisso damos mau exemplo para o mundo.

 

SÓ DE LONGE

Neste sábado, chega ao Brasil o homem mais poderoso do mundo. O presidente americano Barak Obama vai ao centro do país. A embaixada dos Estados Unidos não respondeu o convite para que ele visitasse Rondônia. Foi convidado pelo governador Confúcio Moura, mas ficará apenas no centro do país. Ver o Barak, só de longe.

 

MEDO NO AR

Impressionados com as várias mortes de personalidades do Estado, num curto espaço de tempo, amigos estão se telefonando pelo menos uma vez por dia para um saber se o outro está bem. A bruxa solta deixou muitos rondonienses de cabelo em pé. A esperança é que a perda, em poucas semanas, de tantas pessoas queridas tenha parado por aqui.

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)