Quarta-feira, 16 de junho de 2010 - 06h16
AVIÕES: SERÁ MAIS UMA LEI QUE
VAI FUNCIONAR APENAS NO PAPEL?
Será mais uma lei que ficará só no papel? Desde ontem, uma série de novas medidas de proteção ao passageiro nos aeroportos e pelas companhias aéreas começaram a vigorar em todo o país. A partir de então, as empresas terão que tratar seus clientes com respeito e rapidez, devolvendo, por exemplo, o valor das passagens tão logo um vôo tenha atraso superior a quatro horas ou tenha sido cancelado. Do jeito que era até esta semana, andar de avião no Brasil era uma espécie de loteria. Se tudo desse certo, ótimo. Se não desse, azar do usuário. Agora, o apoio ao passageiro por vôo atrasado começa a partir de uma hora do atraso, inclusive com fornecimento de alimentação. As multas pesadíssimas impostos às empresas aéreas que não cumprirem as normas pode ajudar a que a lei não seja mais uma decorativa, embora os recursos legais tenham sido mantidos, ou seja, a empresa pode, antes de pagar, continuar empurrando o problema com a barriga até decisão final da Justiça. Dá já viu, não é?
De qualquer forma é um avanço. Da maneira como as empresas que voam pelo Brasil e para o exterior têm tratado os passageiros, eles parecem inimigos, não clientes. Em caso de apagão aéreo elas culpam a Infraero, que culpa a Anac, que culpa o destino e que, no final, não responsabiliza ninguém. A melhoria dos aeroportos também faz parte do pacote. O internacional de Porto Velho, por exemplo, deve ser um dos poucos do mundo onde não se vê as aeronaves descer e decolar. Mas isso já é outra história. Quem sabe com a nova lei essas – e outras – anomalias não serão corrigidas?
NOMES, NOMES
No domingo à noite, o ex-governador Ivo Cassol citou vários nomes entre os que podem sair como vice na chapa de João Cahulla. Falou em Neodi Carlos (PSDC), Odacir Soares (PSL), Carlinhos Camurça (PR) e Lindomar Garçon (PV). No início da semana, não por Cassol mas por outras conversas de bastidores, se acrescentou o nome da ex-vice-prefeita Cláudia Carvalho como outro nome na relação. Decisão sai na última hora.
FALTA DECOLAR
Acir Gurgacz voltou de Brasília anunciando que tem todo o apoio do PDT nacional para sua pré-candidatura ao governo. Não poderia ser diferente. O problema dele é que até agora não conseguiu ver seu nome decolar em nenhuma pesquisa, daquelas para consumo interno. Precisa começar a agir agora, senão suas chances serão nulas.
HELP, LULA!
Já Eduardo Valbverde, do PT, esteve com Dilma Roussef e, do alto da sua experiência na política, colocou o presidente Lula na jogada. Valverde garantiu que o Presidente virá a Porto Velho, apoiá-lo na disputa ao Governo. Lula já transfere votos para Dilma. Valverde espera que ocorra o mesmo com ele.
LUGAR PARA TODOS?
Entre os pré-candidatos de ponta, Expedito Júnior e Confúcio Moura continuam na batalha, percorrendo o Estado atrás do eleitor. O tucano tem levado nítida vantagem nas pesquisas informais mas Confúcio tem crescido. Os dois garantem que estarão no segundo turno. João Cahulla e Valverde também.
MAIS MULTAS
PSDB, PT e PV oficializaram seus candidatos à Presidência. Agora Dilma, Serra e Marina podem andar livremente pelo país, falando em seus projetos. Quem não pode fazê-lo é o Presidente Lula, multado cinco vezes pelo TSE por propaganda política ilegal. Lula está preparando o bolso, certamente, porque não vai se conter. Ele adora fazer campanha.
TRIO NAS RUAS
Na Expovel, que terminou na madrugada de segunda-feira, ocorreu um périplo de pré-candidatos. Os que querem disputar em todos os níveis foram presenças obrigatórias, até para testar a popularidade. Nos dos dias, Cahulla, Cassol e Carlinhos Camurça andaram no meio do povão e por todos os estandes. Saíram muito satisfeitos.
DE SURPRESA
Inesperadamente, o presidente Lula sancionou a lei da transposição no final de semana. Vetou vários artigos, inclusive tirando os aposentados e pensionistas da nova lei. Basicamente, só os que eram servidores do ex-Território federal até 81, quando houve criação do Estado, foram atendidos. Agora, falta só regulamentar.
FEZ-SE JUSTIÇA
A inclusão de centenas de servidores que entraram depois da transformação em Estado e que tinham sido incluídas no projeto pelos representantes rondonienses no Congresso, de olho na eleição de outubro, não foi aprovada pelo governo. No geral, fez-se Justiça. Entraram os que realmente tinham direito.
FERIADO
A tarde de terça-feira foi feriado nacional. Jogo da seleção brasileira em Copa do Mundo tira mesmo todo o mundo do serviço. Ninguém quer perder. O país do futebol se adapta ao seu mais importante esporte. Na semana que vem tem mais.
Fonte: Sergio Pires.
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno