Quarta-feira, 8 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 16/07/10


 Primeira Mão - 16/07/10 - Gente de Opinião

NOSSA MISÉRIA DIMINUI, MAS O ABISMO
ENTRE RICOS E POBRE É AINDA IMENSO
 

Durante décadas, o Brasil foi considerado o país dos maiores contrastes sociais e da miséria que atinge enorme fatia da sua população. A boa notícia, que todos devemos comemorar, é que quase 13 milhões de brasileiros saíram da linha da miséria extrema desde 1998. A má é a de que, em algumas regiões do país, o abismo profundo entre ricos e pobres se acentuou ainda mais durante o mesmo período. Há melhorias claras na vida da população mais pobre. Os que saíram da miséria o fizeram graças a uma série de programas e projetos – como o Bolsa Escola, criado por Fernando Henrique Cardoso e transformado e aprimorado como Bolsa Família, na administração Lula – e também à muitas ações da própria sociedade brasileira. O fato de termos tantos milhões de seres humanos saindo da linha do abandono e da absoluta miséria é apenas um passo. Muitos outros terão de vir para que as coisas ainda evoluam e tenhamos um pouco mais de justiça social.

Do outro lado da moeda, é gritante a profundidade do abismo – mais parecendo uma espécie de falha na crosta terrestre, de tão abissal que é – entre ricos e pobres. Brasileiros com fortunas sem fim, algumas conseguidas em estranhas transações, como diria a letra da música de Chico Buarque, vivem num país de primeiríssimo mundo, curtindo tudo o que a grana dá, em todos os sentidos. Formam uma incrível minoria. A enorme maioria ainda é de gente muito pobre, cujo acesso às benesses do presente cheio de avanços na ciência, na medicina, na tecnologia, estão tão distantes como se fossem filmes de ficção. Precisamos diminuir essa diferença. Se já reduzimos a miséria, diminuir um fosso tão grande da injustiça social pode ser mais difícil. Mas é viável. Basta lutar por isso.

 

FIO DA NAVALHA

Há um fio da navalha que separa a seriedade do projeto Ficha Limpa, que pretende fazer uma faxina geral na política brasileira, do exagero, do aproveitamento dos holofotes por parte de algumas autoridades, do risco de se colocar a questão não na letra fria da lei,  mas ir muito mais longe.

 

ESPÍRITO DA LEI

Explica-se. Só em Rondônia, a Procuradoria do TRE tenta impugnar mais de 240 candidaturas, muitas delas por causa do Ficha Limpa. O Ministério Público Federal também entrou na jogada, pedindo 21 impugnações baseando-se na nova lei. Se lá na frente o próprio TRE e depois o TSE não acatarem nem 1% dos pedidos, pode parecer que houve exagero e até perseguições. Não é esse o espírito da lei.

 

CASOS GRAVES

Mesmo assim, há casos graves de rondonienses que querem se candidatar mesmo tendo condenações definitivas. Esses sim, correm o risco de ficar fora do pleito. São poucos mas a Lei da Ficha Limpa pode tirá-los desta e das próximas eleições. Dentro de algumas semanas se saberá com segurança quem são eles.

 

JOGO DURO

Deixou sequelas a decisão, de última hora, do PSB rondoniense de trocar a coligação liderada por Expedito Júnior pela de Confúcio Moura. Amigos de antes passaram a ser tratados com a dureza com que se trata adversários. Há, no grupo de Expedito, quem não perdoe a decisão dos socialistas. O jogo duro já começou.

 

MORNA

A campanha começou em slow motion, aquele esquema de câmera lenta que a gente conhece da TV. Nem os candidatos ao Governo estão abrindo a mão. Todos estão guardando dinheiro e munição para a reta final da disputa, que deve ferver depois da primeira quinze de agosto. Por enquanto, a coisa está morna.

 

SANGUE NAS RUAS

O que está acontecendo nas ruas de Porto Velho é quase uma carnificina. E não se pode culpar essa ou aquela autoridade, porque muitas mortes têm ocorrido em ruas muito bem sinalizadas. Nesta semana, populares queriam linchar um motorista de caminhão que ignorou toda a sinalização, invadiu a preferencial e matou um jovem motoqueiro de 19 anos. Quem dirige ou redobra os cuidados ou o sangue vai continuar a ser espalhado pelas ruas.

 

OLHO ELETRÔNICO

Por falar nisso, está na hora da Prefeitura cumprir o projeto de instalar novamente um sistema de controle de velocidade nas principais ruas da Capital. Desde que a Justiça mandou tirar uma antiga fiscalização eletrônica – e lá se vão vários anos – os irresponsáveis continuam andando em alta velocidade, sabendo que estarão impunes. Que voltem urgente os chamados “pardais”.

 

ENDOIDOU

Esta sexta-feira, se a meteorologia estiver certa, a temperatura em Porto Velho pode chegar aos 15 graus. Mesmo os mais antigos filhos da terra não lembram de um dia com tanta friagem na Capital. Se realmente isso acontecer, a temperatura média para essa época do ano cairá em torno de 20 graus num só dia. Casacos a postos, pois!

 

FICHA LIMPA

Um dos primeiros nomes aprovados pela Justiça Eleitoral para disputar a reeleição, o deputado petista Ribamar Araújo comemorava o feito e já se lançava em campanha, esta semana. Boatos dos bastidores da política chegaram a anunciar que Ribamar ficaria fora da relação de candidatos do PT. Não ficou e seu eleitorado fiel já está mobilizado.

Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)