Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 16/09/11


Primeira Mão - 16/09/11 - Gente de Opinião
 
QUANDOS OS MILIONÁRIOS PERDEM,
PODE SER QUE A SOCIEDADE GANHE
 
Os ricos andam assustados. Agora, suas fortunas não estão mais seguras nem dentro dos bancos. A minoria que concentra riquezas incontáveis – e em muitos casos inconfessáveis – usa os cofres secretos para guardar seus bens, aqueles que preferem que ninguém saiba o que possuem. Só que num país onde praticamente nada é confiável, os bancos também ficaram à mercê dos criminosos. Aliados certamente a pessoas de dentro, a policiais corruptos – e infelizmente essa raça dentro da polícia representa um percentual muito maior do que se possa imaginar – e a esquemas de segurança fajutos, ladrões andam tomando conta dos cofres secretos, roubando tudo o que podem. O caso do Itaú, em São Paulo, é sintomático. Entre os roubados está Paulo Maluf, aquele mesmo, que chegou aos 80 anos sem jamais ter sido condenado, embora todo o Brasil saiba o que ele fez. Teve artistas, empresários, profissionais liberais, todos afanados pelos ladrões que entraram no banco, sem que o alarme tocasse e lá ficaram quase dez horas, tranquilos, limpando tudo o que encontraram.
 
De um lado, dá vontade da gente sentir um gostinho de pequena vingança, ao saber que os milionários também estão nas mãos dos criminosos, como todos nós, os demais pobres mortais. De outro, e a sério, fica-se imaginando o quanto o crime compensa nesse país e o quanto ele é incentivado por um conjunto de leis que prioriza a impunidade e, por consequência, incentiva a roubalheira e a violência. Há, contudo, algo positivo nessa história. Como agora os milionários estão começando a ser atacados, pode ser que eles, do alto do seu poder, possam influenciar as autoridades competentes a mudar a legislação; a colocar policiais corruptos para apodrecerem nas cadeias e, enfim, para que se separe quem é bom e quem não presta neste Brasil, que já vive sob o tacão do crime organizado.
 
 
 
RESPOSTA RÁPIDA
 
Irregularidades no Detran foram apuradas com rapidez. Envolvimento foi de um funcionário de empresa terceirizada, que ajuda na emissão de carteiras sem que os candidatos cumprissem todas as provas. Em menos de uma semana, a Corregedoria do Detran deu resposta clara e rápida.
 
 
 
E A PUNIÇÃO?
 
É um sintoma que as coisas estão melhorando e que há sim, jeito de combater a corrupção que, ao longo dos anos, sempre deixou um rastro de mau cheiro na emissão de documentos. É um alento. Mas também é importante ficar de olho, para que as cafajestadas não continuem. Se ao menos alguém fosse punido...Mas daí já é querer demais, não é?
 
 
 
NOVA CPMF
 
Foi a própria presidente Dilma Rousseff quem disse com todas as letras: o erro grave da CPMF foi ter sido usada para outros fins que não os de financiar a saúde pública. Foi um engodo, afirmou, em palavras claras. E, garante, o próximo imposto que vem aí – e vem, ninguém duvida – dessa vez será mesmo destinado à saúde dos brasileiros. Dá prá confiar?
 
 
 
HORA DE PARTICIPAR
 
Hoje, a Assembleia Legislativa realiza a quinta sessão fora de Porto Velho, nesta legislatura. Depois de Cacoal, Vilhena, Ariquemes e Guajará, será a vez de Ji-Paraná receber os deputados. Temas importantes para a maior cidade do interior rondoniense serão tratados. A participação da comunidade e suas lideranças é de fundamental importância. Não é sempre que a ALE vai ao encontro da população interiorana.
 
 
 
PANOS QUENTES
 
Por falar em Assembleia, o clima com o Palácio Presidente Vargas esquentou de novo, esta semana. Parlamentares reclamaram que estão sendo escanteados em solenidades oficiais em suas cidades. E outros, que assessores do governador Confúcio não querem os deputados perto do governador. A turma dos panos quentes já começou a agir, tentando contornar mais essa crise.
 
 
 
DEZ VEZES MAIS
 
O governo anuncia que as obras da Copa do Mundo vão custar “apenas” cerca de 24 bilhões de reais. É claro que o número é obra de ficção. Segundo a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base, as boladas consumidas com aeroportos, estádios, segurança, transportes e portos não ficarão abaixo de 85 bilhões. Mas já há quem garanta que chegarão a 120 milhões. Só pra lembrar: as obras do Pan, no Rio, custaram dez vezes mais do que o projetado.
 
 
 
FESTA E CHURRASCO
 
A gauchada de Rondônia já anda preparando as comemorações da Semana Farroupilha. O dia 20 de setembro, terça que vem, é sagrado para os gaúchos. Espalhados por todo o Brasil e mundo afora – em Rondônia eles já são milhares – os que ainda cultuam as tradições do seu estado natal se reúnem em CTGs para comemorar a data e fazer algo também muito importante: comer churrasco.
 
 
 
FALTA UMA PARTE
 
O Estado vem se esforçando para fazer sua parte na segurança pública. Pesados investimentos – só nessa semana Confúcio Moura entregou mais 30 viaturas à PM -; mais policiais na rua; combate forte ao crime. Quem não faz sua parte é a legislação, que protege bandidos e os coloca nas ruas pouco depois de presos. Sem mudar a lei, não há dinheiro que cure a violência neste Estado e neste país.
 
 
 
PERGUNTINHA
 
Até quando Ricardo Teixeira vai ser o imperador do futebol brasileiro, mesmo sofrendo várias acusações de corrupção?
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)