Quarta-feira, 16 de dezembro de 2009 - 05h35
O SOFRIMENTO DOS BRASILEIROS NO
MEIO DA GRANDE CRISE AMERICANA
Pelo menos seis mil rondonienses vivem tempos de aperto e medo nos Estados Unidos. Eles fazem parte de uma verdadeira multidão de brasileiros que está agora com problemas com a imigração americana. Perseguições, ameaça contínua de prisão e expulsão do país fazem parte do dia a dia desse gente toda que foi para a América tentar uma vida melhor. Com a crise americana, os empregos mais pesados – que eram destinados aos estrangeiros e principalmente aos brasileiros - são disputados palmo a palmo com os da terra. Daí que os imigrantes, a grande maioria de ilegais, começam a ser perseguidos. E a situação tende a piorar. Esse foi o quadro que o deputado Lindomar Garçon (único rondoniense na comitiva), viu perto ao participar de um grupo de parlamentares que representou a Câmara Federal e foi aos Estados Unidos ver de perto a situação dos brasileiros que lá vivem. Garçon voltou assustado e junto com os demais parlamentares, vai pedir ao governo Barak Obama que dê um tratamento especial aos nossos compatriotas.
Os mais de 300 mil brasileiros vivendo ilegalmente nos Estados Unidos, alguns há décadas, antes chamados para o trabalho pesado, agora ameaçados, estão vivendo dias de terror não só pela perseguição mas também porque estão ganhando muito menos, bem abaixo do que ganhavam antes e podiam mandar dinheiro para suas famílias no Brasil. A maioria já quer voltar. E não está conseguindo.
CAFÉ COM POLÍTICA
O deputado Eduardo Valverde recepcionou a imprensa ontem, no Aquarius Selva Hotel, com café da manhã. Fez um balanço do ano mas, obviamente, os maiores questionamentos dos jornalistas foram sobre sua candidatura ao Governo. Valverde se disse otimista. E garante que terá o apoio pessoal do Presidente Lula na campanha de 2010.
MOLEZA
Já o peemedebista Valdir Raupp teve a vitória eleitoral mais fácil da sua vida. Foi reeleito, por unanimidade, para a presidência regional do PMDB. O partido se reuniu em Ariquemes, terra do seu pré-candidato ao governo, Confúcio Moura e Raupp saiu aclamado. Não se falou mais em alianças com o PT.
JÁ EM 2010...
Se foi fácil a vitória de Raupp internamente, no partido, ele não espera nenhuma moleza nas urnas, em 2010, quando tenta a reeleição ao Senado. Terá que disputar contra Ivo Cassol, considerado o melhor governador da história de Rondônia e contra Fátima Cleide, petista, mulher e amiga de Lula. Vai ser jogo duro.
SOLIDARIEDADE
Tem que se destacar o trabalho da Uveron, que tem como comandante geral a primeira dama do Estado, Ivone Cassol e como uma das suas principais colaboradoras Val Ferreira. Neste ano, as campanhas de arrecadação de donativos da entidade vão distribuir mais de 150 toneladas de doações conseguidas junto à comunidade, às famílias mais pobres. Mais de 50% a mais que em 2008.
LAMENTO
Foi no último final de semana mas a tragédia que tirou a vida de duas jovens estudantes de Porto Velho, num terrível acidente de trânsito, ainda é assunto na cidade. As duas garotas, estudantes de Odontologia da Fimca, morreram quando seu carro bateu com violência num poste. Tristeza e dor não só para seus familiares mas também para todo o mundo acadêmico da instituição que estudavam.
NATAL SEM GRANA
Perto de três mil servidores públicos correm o risco de não receber nem salários em dezembro e nem o 13º. É todo esse povo que não fez o cadastramento exigido pelo Iperon para aposentados e pensionistas. Ou seja, todos os que não cumpriram a ordem – tirando aqueles que realmente não o fizeram por estar ilegalmente recebendo – ficam fora da folha neste final de ano. Não foi por volta de aviso.
DIÁLOGO CONTINUA
O clima na convenção do PPS, no final de semana, começou cheio de animosidades em relação ao governo e ao hoje vice-governador João Cahulla. Mas, no final, Cahulla ao que parece conseguiu convencer seus companheiros de sigla que com o apoio do governador Cassol, o partido conseguirá chegar ao poder no Estado, na eleição de 2010. O diálogo continua, mesmo com alguns problemas claros de relacionamento.
PENSANDO NO FUTURO
Na verdade, Cahulla já pode ser governador a partir de abril, quando Cassol sai para disputar o Senado. O PPS, e mesmo seus membros, digamos assim, mais melindrosos em no que se refere à relação com o governador do PP e o partido que o elegeu, também estão de olho nesta questão. Seus candidatos à proporcional em 2010 teriam mais chances com o aval de um representante seu governando o Estado, é claro.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do
USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?
Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do
Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol
Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita