Quinta-feira, 16 de dezembro de 2010 - 05h23
DE QUEM É A CULPA PELA DERROTA DO
PT NA ÚLTIMA ELEIÇÃO AO GOVERNO?
Roberto Sobrinho vinha de uma reeleição consagradora para a Prefeitura de Porto Velho. Mesmo com uma forte oposição e inclusive com um distanciamento político sério em relação ao governo do Estado, era o alcaide da Capital, o nome mais forte que o partido dispunha para tentar chegar ao comando do governo. Porque? Porque Fátima Cleide decidira disputar o Senado, numa tentativa de reeleição quase suicida, já que enfrentaria nada menos do que Ivo Cassol e Valdir Raupp, os dois maiores campeões de votos em Rondônia. Eduardo Valverde, que fora um deputado federal atuante, líder da bancada e com uma reeleição praticamente garantida, queria ser o candidato ao Governo. Achava que com o sucesso do governo Lula, com Fátima Cleide e Roberto Sobrinho pedindo votos para ele, as chances de ganhar eram muito grandes. Roberto gostaria de ter sido o candidato, mas o PT nacional, imaginando que o eleitor rondoniense elegeria quem quer que fosse, desde que apoiado por Lula e Dilma, decidiu que ele deveria ficar onde estava, para completar seu mandato.
Essa é a história real. O problema na essência é baseado no mesmo erro que cometem muitos políticos e todos os partidos: fazer projetos mirabolantes sem combinar com o eleitor. Desde o lançamento de Valverde ao governo, sua candidatura não empolgou. Ele não teria chances. Sobrinho teria. Depois da eleição, a maioria dos petistas considerou que não houve um ou dois culpados pela derrota. Todo o partido deveria assumir a perda. Valverde foi voz destoante. Culpa Roberto Sobrinho pela derrota. Superestimou seu potencial e subestimou o eleitorado, assim como o fizeram os petistas do comando nacional. Rondônia disse que queria mudança, mas Valverde só teria sucesso se fosse à reeleição. Essa é a análise real da perda petista.
VOLTA POR CIMA
Ainda sobre o mesmo tema: o competente deputado Valverde não soube mostrar ao eleitorado que seria um bom governador. Precisa assumir sua culpa, levantar a poeira, dar a volta por cima e recomeçar. Tem talento e voto para isso. Culpar apenas os outros é uma forma de ignorar a realidade. Essa é a verdade, que ficará para a história política do PT rondoniense.
VAI DAR XABÚ
Mais um pepino para o novo governador descascar. Conforme anunciou quando era candidato à reeleição, o atual governador João Cahulla sancionou lei que obriga que 100% do dinheiro economizado com a transposição, seja usado apenas para aumento de salário dos servidores que permanecerão na folha do Estado. Confúcio não concorda. O assunto ainda vai dar muito rolo.
NADICA DE NADA
Por falar em transposição, o ano está terminando e, é claro, nada está decidido. Muita conversa, muito papo, muito assunto para palanque eleitoral mas, na prática, nadica de nada. A turma do Sindsaúde cansou de esperar e entrou na Justiça contra a União, exigindo o cumprimento da PEC da Transposição imediatamente.
SANTO MALUF
O incrível Paulo Maluf ainda vai ser canonizado. Todas as decisões judiciais são a favor dele. A última foi a que o absolveu no caso conhecido como “Frangogate”, em que teria havido superfaturamento da compra de frangos quando era prefeito de São Paulo. Com a decisão, ele não é mais ficha suja. Passa a ser ficha limpíssima.
É A JUSTIÇA!
Eleito com quase meio milhão de votos como deputado federal por São Paulo, Maluf não podia ser diplomado porque caiu na Lei Ficha Limpa. Com uma condenação em primeira instância, estava fora. Agora, absolvido em instância superior, pode continuar na vida pública. Isso sim é que é Justiça!
GRANDE ANO
Será esta noite a tradicional festa de encerramento de ano que promove o casal Valdir e Marinha Raupp para seus amigos da imprensa. O casal termina 2010 em alta, como campeões de voto no Estado. Nesta quinta, este será um dos temas do encontro, em Porto Velho, da dupla com os jornalistas.
NÃO À GORDURA!
Campanha política engorda. A conclusão é também do governador eleito Confúcio Moura. Com bom humor, ele diz que não quer ficar gordo e careca. Só careca. Por isso, está fazendo um regime daqueles duros. Fechou a boca. E anda fazendo corridas e malhando. Quer estar no peso ideal na hora da posse.
COMEÇOU BEM
Novo líder da bancada federal rondoniense a partir de 2011, o deputado reeleito Moreira Mendes é voz discordante da política federal para as questões ambientais. Seus discursos, sempre fortes, são em defesa do produtor rural e contra as famigeradas ONGs. Se não se acomodar, vai ser destaque no Congresso, neste novo mandato.
VAI FUNCIONAR
Aconfirmação de Júlio Olivar para comandar a área de turismo do Estado foi uma das decisões de Confúcio Moura que merece elogios. Talentoso, trabalhador, ficha limpa e um batalhador pelas causas de Rondônia, Olivar retorna à Capital depois de nove anos em Vilhena. Vem para comandar um setor do governo que precisa de apoio, verbas e muita criatividade.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro
O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa