Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 17/04/11


Primeira Mão - 17/04/11 - Gente de Opinião

A DURA MISSÃO DE EPIFÂNIA NO

COMANDO DO PT RONDONIENSE

O Partido dos Trabalhadores foi buscar numa mulher a saída para seus problemas internos. A deputada estadual Epifânia Barbosa (foto) assume o comando do diretório regional petista em maio, substituindo no posto a Eduardo Valverde, morto em trágico acidente em Ji-Paraná. E como os petistas chegaram ao nome dela? Foi depois de muito debate, troca de conversa, defesas duras de opinião de cada uma das muitas correntes que envolvem o partido, que hoje tem em Rondônia três prefeitos, sete vice prefeitos, três deputados estaduais e um deputado federal. Cada ala do PT tinha seu nome preferido e nenhum deles encontrava guarida nas demais. Foi então que surgiu Epifânia, que tem porta aberta em todas as correntes. Para assumir a missão, ela teve ainda que assumir um sacrifício: não poderá ser candidata à Prefeitura de Porto Velho, embora seja um dos nomes mais fortes de que o partido dispõe para suceder Roberto Sobrinho. Sua única missão – afora a de dar duro na Assembleia – será a de organizar o partido e torná-lo viável e competitivo já para as eleições municipais de 2012, em todo o Estado.

O PT, na última eleição, somou o maior número de votos entre todos os demais partidos. Só não conseguiu transformar esses votos em mandatos. Pelo contrário. Perdeu uma vaga na Câmara Federal e sua única cadeira no Senado. Para 2012, a meta é ampliar o número de prefeituras conquistadas e, na Capital, se não tiver um nome para a cabeça de chapa, fazer uma aliança com chances reais de coadministrar a maior cidade rondoniense. Os desafios de Epifânia são imensos, mas a hoje deputada tem demonstrado, durante sua vida pública, que superar desafios é com ela mesmo. E já está arregaçando mangas para mais esta batalha, que será muito dura, sem dúvida alguma.

APOIO À CENSURA

O comediante Rafinha Bastos faz um humor que nem sempre é compreendido e muito menos aceito, principalmente por quem é alvo da sua língua e seu texto ferinos. Mas é humor, nada mais. O que surpreende é quanta gente, embalada pelos novos sonhos da volta da censura ao país, quer transformar uma piada – se bom ou mau gosto depende da opinião de cada um – numa forma até raivosa de atacar o artista.

ESQUECENDO O PASSADO

Surpreende mais ainda uma nota emitida pela OAB do Estado, que orienta que rondonienses – alvos de uma das piadas do humorista – entrem na Justiça contra ele, alegando discriminação e outras bobagens. Triste papel da OAB de hoje, que nos tempos duros da ditadura foi uma das instituições que mais combateu a censura. Parece que os sucessores daqueles que lutaram contra os milicos esqueceram para que serve a histórica entidade.

SURPRESA

Foi uma grande surpresa o anúncio da saída do empresário José Bonifácio do comando da Odebrecht, empresa líder do consórcio da obra da hidrelétrica de Santo Antonio. Respeitado em todas as áreas, Bonifácio tem ligações com Rondônia há quase três décadas. Sua saída foi um susto em todos os setores onde ele era a ligação com o grande empreendimento.

LADO MAIS FRACO

Ainda em relação às usinas, o que não foi surpresa foi a decisão de demitir pelo menos seis mil operários de Jirau. A baderna que ocorreu por lá tinha que estourar em alguém. Como não dá para brigar com sindicatos nem com outros suspeitos de envolvimento na destruição do canteiro de obras, sobrou para os pobres coitados. De novo.

TIRO NO PÉ

O episódio do entra-sai-entra-sai no comando da Secretaria de Saúde do Estado foi mais um daqueles em que faltou coordenação política para o governo. O assunto foi à público antes de negociações internas, jogou nomes de importantes personagens da política na fogueira e acabou parecendo que o governo queria fazer uma coisa, mas foi obrigado a fazer outra. Desgaste sem necessidade. Tiro no pé, apenas.

SÓ BOATO

Papo furado, conversa mole, invenção pura. Tudo isso pode ser dito sobre boato de que o governador Confúcio Moura tirararia o ex-deputado federal do PT, A|nselmo de Jesus, do comando da Secretaria da Agricultura, para entregá-la a um peemedebista. O assunto jamais sequer foi cogitado nos hostes palacianas. Mas andou pela mídia como se tivesse algum fundo de verdade.

AINDA EM 2011

Cinco dos seis viadutos sobre a BR364 ficam prontos ainda este ano, dentro do cronomograma previsto, mesmo com todas as dificuldades impostas pelo desserviço que a empresa Camter prestou ( e pelo serviço que deixou de prestar) a Porto Velho. A Prefeitura garante que as obras vão estar prontos e entregues em dezembro.

VERGONHA

O que taxistas de São Paulo andaram fazendo com seus passageiros nas últimas semanas, cobrando (ou roubando, fica melhor!) preços exorbitantes por corridas curtas, é um crime. Claro que além de multa e uma ou outra pequena punição, ninguém vai preso, como exemplo, para acabar com a sacanagem. E esse é o país que vai sediar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada nos próximos anos. Uma vergonha!

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)