Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 17/06/09


Primeira Mão - 17/06/09 - Gente de Opinião

NOVAS PROVAS E UM CASO QUE TEM QUE 
SER REABERTO: ESSAÉ A MISSÃO DO TSE

Não há como escapar da realidade. O caso envolvendo o processo de cassação contra o senador Expedito Júnior tem que ser muito bem investigado pela Polícia Federal, novamente e tem que ser analisado com tempo e cuidado pelo TSE. Afinal, não pode ficar no ar qualquer dúvida no julgamento de um político eleito com grande maioria de votos e que, por ter o sagrado direito da representação popular, tem que ser respeitado e não sofrer qualquer prejuízo. Não se pode permitir que haja qualquer dúvida de que o julgamento seja justo e baseado na verdade. As novas provas, recém chegadas ao processo, que apontam para uma suposta armação política para induzir o Judiciário a tirar os mandatos tanto de Expedito como do governador Cassol, devem ser passíveis de análise séria, de investigação profunda, de novos depoimentos, de busca da clareza e da transparência. Sempre lamentando que em Rondônia, no TRE, tiveram julgamentos políticos e não técnicos, Expedito e Cassol precisam ter agora, no TSE, instância superior e isenta de regionalismos, toda a possibilidade da ampla defesa, como reza a Constituição. É por isso que se espera que os ministros do Tribunal Eleitoral, em Brasília, cumpram todas as formalidades legais, ouçam tudo, vejam tudo e só daí decidam. Caso contrário, estariam concordando que provas importantes como as agora apresentadas pela defesa de Expedito devem ser ignoradas.

 

AGENDADO

O governador Ivo Cassol tem agenda na quinta-feira, dia 18, em Brasília. Um dos principais eventos nela programados é a assinatura de adesão ao PP nacional, com a presença de representantes do partido em nível nacional e estadual. Está tudo certo para a oficialização do ingresso de Cassol na sigla.

 

COM A DILMA

Mas a data do evento pode ser transferida. Ocorre que na sexta, dia 19, estará em Porto Velho a ministra Dilma Roussef, com quem o governador diz ter um ótimo relacionamento e de quem disse, recentemente, ser o melhor nome até agora para a Presidência. Cassol quer estar em Porto Velho para recepcionar a ministra.

 

NOMES POMPOSOS

Os burocratas adoram dar apelidos às coisas, como se isso fosse mudá-las. Os exemplos são inúmeros. Tentaram extinguir a profissão de professor, chamando-o de trabalhador em educação. Acabaram, no palavreado, com os criminosos cruéis e assassinos de menos idade, taxando-os de “adolescentes infratores”. Agora mudaram a concordata, que é a pré-quebra de uma empresa, para alguma coisa parecida com “recuperação judicial”.

 

NADA MUDOU

Essa gente certamente pensa que todos os brasileiros – menos eles – são completamente idiotas. Imaginam que dando nomes pomposos podem mudar a realidade. Os professores, não importa o nome que tenham, continuam desvalorizados e desrespeitados. Os bandidos continuam bandidos, não importa a idade que tenham. E a concordata continua sendo prenúncio de quebra. Ponto final.

 

ALVO

O que estão fazendo com o transporte coletivo em Porto Velho é uma tragédia. Mesmo com as dificuldades inerentes ao setor, as empresas têm feito grandes esforços para atender da melhor forma a população. De uma hora para outra, não se sabe ainda porquê, virou alvo de vândalos e bandidos.

 

PREJUÍZOS

A situação está perto do insuportável. Além do risco da perda de vidas humanas – como já ocorreu em duas ocasiões – quando os criminosos incendiaram dois ônibus, há ainda prejuízos matérias enormes. Eles já chegaram a mais de 700 mil reais em menos de dois meses. Um absurdo que exige medidas urgentes das autoridades.

 

SOPÃO

Pegue-se pelo menos 22 dos atuais 24 deputados estaduais, some-se a eles pelo menos uma dúzia e meia dos atuais secretários e assessores diretos do governo; acrescente-se uma dezena de atuais vereadores de Porto Velho e pelo menos uma centena do interior; bata tudo junto com perto de 150 líderes comunitários, empresários e comerciantes e se terá a receita para a disputa pelas cadeiras da Assembléia Legislativa, em 2010.

 

SONHANDO

Dos atuais parlamentares, há pelo menos dois que podem não disputar a reeleição, pensando em voos mais altos. Um sonha com o Senado e outro com a Câmara Federal. Mas, por enquanto, não passa apenas de um projeto distante para ambos. Só na lá frente se saberá se o sonho se tornará realidade.

 

ASSUSTA

Em Porto Velho, foram 44 assassinatos em cinco meses e meio; ataques a ônibus, aumento no número de roubos e assaltos; violência aumentando em todos os quadrantes da cidade. Será o crescimento natural da criminalidade ou a vinda de tanta gente de fora, por causa das usinas, tem alguma coisa a ver com isso?

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br  / www.opiniao.tv.com.br 
ibanezpvh@yahoo.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)