Sábado, 17 de julho de 2010 - 07h18
BESTEIRAS E INCOMPETÊNCIA PODEM SER
MUDADAS APENAS COM O NOSSO VOTO
O presidente Lula aprova a lei oriunda do Congresso, que proíbe que pais dêem palmadas em seus filhos, mesmo que para corrigi-los. O senador Cristóvão Buarque, que fez seu nome em cima dos assuntos da Educação, quer incluir na Constituição um artigo que obrigue o brasileiro a ser feliz. Há projetos sugerindo que todos os estudantes brasileiros, antes das aulas, façam um juramento de fidelidade à Nação. Há outros, malucos. Um deles visava instituir um Conselho Nacional do Samba e dos Desfiles Carnavalescos. Sem falar que, para animar o reinado de Momo, outro projeto propõe que a segunda-feira de carnaval seja consagrada como o Dia Nacional da Oração. Há uma lista sem fim de besteiras, tempo perdido, idiotices que pululam no Congresso Nacional. Outros tantos têm origem no próprio governo e alguns são impensáveis como sérios. No Brasil, bobagem virou sinônimo de ação parlamentar. O que é sério, contudo, nunca anda.
Não há qualquer previsão para a reforma tributária. Nem um projeto que modifique radicalmente o Código Penal, já que as leis existentes são feitas apenas para beneficiar o crime e os criminosos. Enquanto isso, o sangue continua correndo nas ruas do país e os políticos fazem de conta que não é com eles. Não há nada em discussão para melhorar a qualidade do nosso (péssimo) ensino. Mas há os que trabalham dia e noite para que crimes cometidos há décadas, durante o regime militar, sejam punidos agora. Nem uma palavra sobre as péssimas condições da saúde pública no Brasil. Mas há um projeto que obriga os motoristas a andarem com faróis acesos mesmo durante o dia. Então, tudo isso é só para lembrar: neste ano tem eleição. Se colocarmos de novo nosso voto em gente que vem tratando nosso país como uma terra de idiotas, a culpa será nossa. Temos como mudar tudo, só com o nosso voto.
FREIO DE MÃO
Os cinco postulantes ao governo estão trabalhando, ainda em ritmo de treino, para entrar no jogo só daqui a algumas semanas. João Cahulla, Eduardo Valverde, Confúcio Moura, Expedito Júnior sonham com o segundo turno. Marcos Sussuarana só quer marcar presença com seu PSOL. Todos percorrem o Estado, mas ainda com o freio de mão puxado.
DINHEIRO CONTADO
Com dinheiro contado, cuidando para não exagerar agora e se arrepender depois, também dezenas de candidatos a todos os cargos, em outubro, colocaram o pé no freio. As campanhas, que se esperava já estivessem fervendo a essas alturas do campeonato, não estão nem mornas. Todos esperando agosto para começar a ter visibilidade.
CASOS COMPLEXOS
Outra questão que assusta muitos postulantes às eleições é a Lei Ficha Limpa, que pode tirar muita gente do páreo. Mesmo que possam concorrer em função de recursos às instâncias superiores, os nomes envolvidos nessa questão não saberão, até o final, se eleitos tomarão posse. O caso é complexo.
DANO SÉRIO
Há ainda um prejuízo junto ao eleitorado. Os procuradores do Estado e da União denunciaram quase 100 pessoas como “fichas sujas”. Até que elas provem o contrário, mesmo que consigam ter suas candidaturas autorizadas, poderão ter dificuldades de dizer ao eleitorado que estão na lista errada. É um dano sério e por isso é importante que as denúncias não sejam vazias.
HORA DA AÇÃO
Está na hora de se tomar medidas drásticas. Quase 90 assassinatos em Porto Velho e mal passamos do meio do ano. Nesta semana, uma mulher foi morta a sangue frio, em plena luz do dia, na rua, em frente de várias testemunhas, por um assaltante que levou sua bolsa com 32 mil reais. Nos bairros, o tiroteio e a violência correm soltas. Não dá mais para esperar. É hora de uma ação enérgica das autoridades responsáveis.
POLÍCIA NOS BANCOS
O caso da mulher morta nos remete à pergunta: quem, dentro do banco de onde ela retirou o dinheiro, avisou os bandidos que a seguiram, assaltaram e mataram? Casos como esses – a maioria deles sem mortes, porque as vítimas não reagem – acontecem seguidamente. Colocar policiais disfarçados dentro dos bancos, para pegar os que avisam os assaltantes seria a solução. Mas até agora essa medida simples não foi tomada.
SÓ CINCO DIAS
Faltam cinco dias para que todos os 574 mototaxistas selecionados pela Prefeitura concluam todo o processo de documentação exigido para que possam trabalhar. Até ontem, só quatro deles, por exemplo, tinham ido emplacar suas motos no DETRAN. Nesse ritmo, a regularização do serviço demorará quanto tempo?
TEMPO DE ELEI.ÇÃO
Por falar nisso, o número de mototáxis na Capital é, sem qualquer dúvida, muito maior que os 574 aprovados pelo município. A Prefeitura avisa que a partir da quarta-feira da semana que vem, dia 21, começa a fiscalizar e dar duro nos irregulares. Em tempo de eleições, será que isso será feito mesmo?
INVASORES
De vez em quando, a gente fica sabendo que um jacaré enorme ou uma cobra daquelas que só se vê em fotos aparecem perto do centro de Porto Velho. Nesta semana, uma sucuri foi pega no bairro Triângulo. Enorme. É que, às vezes, a gente esquece que vive na Amazônia. Aqui é a terra deles. Nós é que os invadimos.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno