Terça-feira, 17 de agosto de 2010 - 04h46
GUERRA DE GANGUES PELA DROGA
APAVORA PERIFERIA DE PORTO VELHO
A própria polícia já começar a reconhecer o que preferia não falar antes: há sim uma guerra de gangues de traficantes na periferia da cidade. Dezenas de mortes praticadas por grupos de extermínio já ocorreram de 2008 para cá. E as investigações não andam, porque nunca há testemunhas. Os bandidões, organizados, fortemente armados e sem medo da lei, guerreiam por pontos de droga. Não querem concorrência. O sistema adotado é sempre o mesmo: depois da vítima escolhida, basta conseguir uma moto, capacetes que escondem o rosto e impedem a identificação e o “serviço” está feito. E ai de quem, mesmo que saiba quem matou, abra a boca. Testemunhar um crime desses coloca o morador apavorado na condição de um ser surdo, cego e mudo. Não ouviu nada, não viu nada, não fala nada. Sem qualquer pista, os policiais não conseguem nem chegar perto dos autores de tantos assassinatos – só nesse ano já se registraram 94 mortes violentas em Porto Velho, a maioria dos casos envolvendo vítimas que têm alguma coisa a ver com o mundo trágico e mortal das drogas.
Resta à estrutura de segurança ampliar o trabalho de informação, suas áreas de investigações sigilosas, infiltrar agentes nas quadrilhas e começar a ganhar a guerra contra o crime. Caso isso não ocorra, e logo, o crime organizado, que já domina dezenas de grandes cidades brasileiras, também vai tomar conta da periferia da maior cidade de Rondônia. Não dá mais para tratar o problema como se fosse apenas uma doença social. Todos sabemos que é bem mais que isso. Ou se termina com isso agora ou entreguemos os pontos ao crime.
IGUALDADE
Não haverá prejuízo no horário eleitoral gratuito para os candidatos que tiveram suas candidaturas impugnadas pelo TR E rondoniense. Como todos entraram com recursos, eles começam normalmente sua participação na propaganda eleitoral do rádio e da TV. Portanto, igualdade, sem exceção, para os que postulam cargos eletivos em outubro.
SONHOS
Nesta terça, o horário eleitoral começa com os candidatos à Presidência da República. Dilma Rousseff, que lidera as últimas pesquisas quer ampliar sua vantagem. José Serra, em segundo, quer reverter o quadro. Marina Silva espera aumentar sua margem que não passa dos 12 pontos percentuais. Cada um com seu projeto, vão conversar com os brasileiros sonhando com o comando do país.
DIFERENTES
Nesta quarta, começam a se apresentar ao eleitorado os candidatos locais. Os cinco concorrentes ao Palácio Presidente Vargas vêm com mensagens diferentes, Cahulla vai defender a continuidade do atual jeito de governar. Confúcio Moura e Expedito Júnior se apresentarão como alternativas viáveis e positivas. Eduardo Valverde falará da parceria com Lula e com o governo federal. Marcus Sussuarana só marcará presença.
RENOVAÇÃO CERTA
Já é certo que haverá renovação na Câmara Federal. Três dos atuais parlamentares - Eduardo Valverde, Ernandes Amorim e Natan Donadon, esse por problemas com a Justiça Eleitoral – não devem concorrer. Os outros cinco – Anselmo de Jesus, Lindomar Garçon, Moreira Mendes, Marinha Raupp e Mauro Nazif – querem ficar onde estão.
TURMA DE PESO
O problema é que vem uma turma de peso em termos de votos, querendo tomar as vagas dos que disputam a Câmara Federal. O mesmo, aliás, ocorre em relação à Assembléia Legislativa, onde a batalha pelo voto será feroz. Essa eleição vai ficar na história como uma das mais difíceis já registradas em Rondônia. Para todos os cargos.
FOLHA DE COCA
O aumento de mais de 40% na produção da folha da coca – base para a cocaína – na Bolívia, desde que começou o governo Evo Morales, preocupam muitas autoridades brasileiras. O senador Valdir Raupp, por exemplo, em entrevista à TV Candelária/Record, no último sábado, expressou sua preocupação com o problema.
ABRINDO AS PORTAS
Está agendada para 29 de setembro a inauguração da agência da Caixa Federal na zona leste de Porto Velho. O banco terá mais de 750 metros quadrados de área útil para os correntistas e é uma vitória da comunidade local, que lutou muito por ela. Quem comemora também é o deputado Lindomar Garçon, que lutou de todas as formas para que a obra se concretizasse.
LULA QUER PEIXE
O presidente Lula tem sido um relacionamento especial por Rondônia e especialmente por Porto Velho. Na sua última estada, no final de semana, Lula confessou dois desejos quando voltar. Quer ser convidado para a inauguração das hidrelétricas do Madeira. E quer passar algum tempo por aqui, pescando tambaquis nos nossos rios.
CAUSAS DA FUMAÇA
Cenas da cidade: no domingo, em cinco pontos diferentes próximos ao centro de Porto Velho, moradores colocaram fogo em seu lixo. Eram pequenos focos. Mas se isso se repete por todas as áreas da Capital, a situação é preocupante. Daí, não se pode reclamar da fumaça que toma conta de tudo.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa
Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta