Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 17/09/09


Primeira Mão - 17/09/09 - Gente de Opinião

MATADOR DE MENINOS: PENA DE MORTE
OU PRISÃO PERPÉTUA SERIA O MAIS JUSTO?


Uma série de crimes que abalou o Brasil acabou tendo seu momento final nesta semana, quando um homem que assassinou, depois de torturar, um total de 42 crianças no Maranhão e no Pará, foi condenado a mais de 62 anos de prisão. Quando um criminoso desse porte é preso e condenado, parte da sociedade se pergunta se uma pessoa com esse perfil tem cura, se ficar alguns anos na cadeia o preparará para voltar às ruas ou se, em casos como esse, a pena de morte não seria a mais justa das penas. É uma discussão que se arrasta há anos. Há uma parcela menor da sociedade que clama pela pena de morte e uma maioria significativa, pelo menos no Brasil, que não a aceita. Há argumentos importantes de parte a parte mas, no caso brasileiro, as questões são muito mais de cunho religioso do que lógico ou prático. Nos Estados Unidos, a pena máxima ainda existe em alguns estados e a tendência é que ela acabe totalmente em alguns anos. Lá as razões são outras. A grande maioria dos que estão no corredor da morte é de negros, pobres e não são poucos os casos em que, depois das execuções, descobre-se que o acusado era inocente. O Brasil ainda está distante de encontrar um meio capaz de punir, com a devida severidade, quem comete crimes cruéis. Estamos num momento em que a violência se tornou tão comum, que nem a morte de 42 crianças nos faz reagir. Pena de morte? Talvez não seja o caminho. Mas a prisão perpétua, sem direito a benesses, quem sabe não seria um meio termo para os grandes criminosos?

MOTOS DESFILANDO

Só a tradicional indisciplina absurda, o desrespeito às leis e às outras pessoas podem explicar o abuso de motoqueiros atravessando, no meio dos pedestres, para um e outro lado da BR 364, numa das recém abertas passarelas. O incrível é que essa gente abusa, repete e se lixa para todos, simplesmente porque não há fiscalização alguma. 



PROTEGIDOS

Se pelo menos um desses sujeitos que andam de motos pelas passarelas, colocando a vida dos pedestres em risco, fosse parar atrás das grades, pagasse pesada multa e fosse execrado perante a opinião pública, certamente serviria de exemplo. Mas isso é impossível. Eles não ligam para a vida alheia e até esse tipo de delito é protegido por nossas leis fajutas. 



NOVO NOME


“Está na hora de um produtor rural, que conhece profundamente os graves problemas e as conquistas do setor, nos representar na Câmara Federal”. A frase de um empresário do setor, da região de Porto Velho, sintetiza a esperança dos produtores em relação à pré-candidatura de João do Vale, líder do setor rural rondoniense, para 2010. 

DESMATE ZERO

João do Vale, aliás, é o criador do projeto de “desmatamento zero”. Ele o apresentou a autoridades nacionais, como o senador Valdir Raupp e o assunto andou no Congresso, tendo se tornado um tema de grande importâncias nesses tempos em que a defesa do meio ambiente pode sim caminhar ao lado do desenvolvimento. 

DUPLA DINÂMICA

Nesta semana pode sair um acordão dentro do PSDB nacional, unindo José Serra e o governador de Minas, Aécio Neves. Os dois andaram falando e continuam conversando. Há quem diga que uma chapa puro sangue com a dupla seria praticamente imbatível para 2010. O problema maior é que os dois querem a cabeça de chapa. 



DETALHES


Já por aqui, o ingresso de Expedito Júnior ainda não foi oficializado. O comando nacional já deu o sinal verde, a cúpula tucana rondoniense também mas faltam ainda alguns detalhes a serem definidos. O PSDB quer Expedito como seu candidato ao governo no ano que vem. 



NOSSA GRANA


A questão da invasão de terras, das ações criminosas de grupos como o MST e outros assemelhados não tem solução no Brasil. É que todos são mantidos com vultosas somas do dinheiro público, incentivando a criminalidade e dando a esse pessoal que se profissionalizou nas invasões e nas disputas políticas – conseguir terras ou não é coisa secundária – um poder financeiro impressionante. 

CÚMPLICES

A verdade é que, além de setores do governo – como o Incra, por exemplo, dominado por gente ligada ao MST e grupos parecidos - todos nós, brasileiros, somos cúmplices indiretos, porque é nosso dinheiro que vai para o bolsa dessa gente. Só no ano passado saíram da grana dos impostos que pagamos mais de 28 milhões de reais para o MST e seus parceiros. 



DESRESPEITO


Perto de cada eleição, o Parlamento trata de mudar a lei eleitoral, considerando que a nova é definitiva e muito melhor que a anterior. Deputados federais e senadores continuam mexendo na legislação, tratando sempre dos seus interesses na eleição que está chegando. É um desrespeito total. Mas quem diz que o Congresso está preocupado em respeitar alguma coisa? 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)