Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 17/09/11


Primeira Mão - 17/09/11 - Gente de Opinião
 
A REALIDADE DA UNIR É MUITO DIFERENTE
DA PROPAGANDA OFICIAL SOBRE EDUCAÇÃO
 
É uma vergonha o que está acontecendo – e já há muito tempo – na Universidade Federal de Rondônia. Funcionando nas coxas, como a maioria das entidades semelhantes país afora,excetuando-se os grandes centros,a Unir tem se transformado num local de abandono, de desrespeito com professores e alunos e com a coletividade. Falta de tudo um pouco. Mas as verdadeiras lixeiras em que se transformaram os banheiros, e só como um exemplo claro da situação, sintetiza o quadro dantesco em que vive a principal instituição pública de ensino superior do nosso Estado. Claro que há culpa da reitoria, que não age com o rigor que a crise exige, mas os problemas reais são do descaso, da falta de apoio, da infernal burocracia que envolve o ensino brasileiro, quando uma universidade depende de autorização do MEC para suprir suas mais básicas necessidades do dia a dia. O clima na Unir não poderia ser outro: de tensão, de revolta, de greve, de invasões. Não há dinheiro para nada, não há uma mínima estrutura, os cursos são deficientes sob todos os aspectos e a tendência é que piore cada vez mais.
 
A educação no Brasil, no geral, afora a propaganda oficial, tem andado como caranguejo: para trás. Estudantes de todos os níveis frequentam salas de aula durante anos sem aprender quase nada; os salários dos professores são de envergonhar; a estrutura da maioria dos educandários fora do eixo mais rico do país é lamentável. E as universidades, como a Unir, são obsoletas, mal geridas, pessimamente cuidadas, terrivelmente abandonadas. Fazer propaganda, gastando milhões para dizer que está tudo bem é uma coisa. A realidade, nua e crua, é outra. A Unir regride, piora, involui, como o que está ocorrendo com muitas outras instituições de ensino superior. Brinca-se com a educação, formam-se profissionais cada vez menos preparados. Mas, para o governo brasileiro, a educação está uma maravilha. Só pode estar brincando, essa gente!
 
 
 
PAPAGAIOS DE PIRATA
 
A presença do presidente Lula em Porto Velho, esta semana, serviu para mostrar mais uma vez que ele é mesmo “o cara”, como disse Barak Obama. Falou o que todos queriam ouvir, foi simpático sempre, mesmo durante o suadouro que tomou por falta de energia e teve, atrás de si, muitos papagaios de pirata, que faziam questão de aparecer perto dele. Lula dá voto e dá prestígio.
 
 
 
CAERD NA MIRA
 
A batata da Caerd está assando. Agora, um grupo de deputados pensa em pedir a criação de uma CPI para investigar a empresa. Os números apresentados na ALE são realmente preocupantes. A estatal, enquanto isso, luta para renovar contratos de fornecimento de água para várias cidades. Conseguiu Porto Velho., Jaru e algumas outras poucas. Ji-Paraná continua indecisa. O assunto ainda vai muito longe e terá várias polêmicas, com certeza.
 
 
 
PARA O BURACO
 
Uma das mais respeitadas estatais brasileiras está indo para o fundo do poço, por incompetência, má gestão e uso de sua estrutura para fins político-partidários. Isso sem falar na corrupção que tomou conta do comando dela, há alguns anos. Pois os Correios, em que os brasileiros tanto confiavam, estão indo para o buraco. Esta semana, mais uma greve nacional deflagrada deixou clara a triste situação da ECT. Lamentável!
 
 
 
PRESENTE GREGO
 
A ex-Ceron deu um presente grego – mais um – a moradores do Bairro Castanheira, nesta semana. As casas ficaram por quase 30 horas seguidas sem energia ou com apenas uma fase ligada. Ninguém deu bola para os desesperados pedidos de solução. Só depois da intervenção direta de um dos diretores locais da empresa, a situação foi resolvida. O tal 0800 nem sequer sabia o que está acontecendo.
 
 
 
LULA SUOU
 
Aliás, o ex-presidente Lula e todos os empresários que estavam na Feiron, na última quarta, também foram agraciados com um calor infernal pela falta de energia, na hora da palestra do ex-Presidente da República. Lula e todos os demais presentes suaram muito. E devem ter compreendido como vive parte da população da Capital, quando várias partes da cidade ficam sem luz durante horas seguidas.
 
 
 
MAIS UM
 
Voa mais um ministro do PMDB, Pedro Novais, do Turismo. Se tivesse sido defenestrado quando se descobriu que ele pagou um motel com dinheiro público, todo o restante da esculhambação que fez enquanto ministro poderia ter sido evitada. Mais uma trapalhada envolvendo corrupção no atual governo. E do mesmo partido.
 
 
 
RETA FINAL
 
Mais um final de semana, mais uma correria geral dos partidos por todo o Estado, tentando arregimentar forças para a disputa pelas Prefeituras, no ano que vem. Faltam poucos dias para que se encerre a fase de filiações. Quem entrar, entrou. Quem não se definir até 7 de outubro, fica fora. Os partidos maiores estão em fase final de chamamento da sua turma. Os nanicos vão esperar os acordos para depois acertar com quem tiver mais chances...
 
 
 
MILENE DE VOLTA
 
A ex-deputada estadual e ex-prefeita de Rolim de Moura, Milene Motta, volta ao PTB neste sábado e será lançada como pré-candidata à Prefeitura daquela cidade. A cúpula do partido vai estar lá, prestigiando Milene. Ela anda serelepe, querendo voltar a comandar sua cidade. E está afiando as unhas para 2012.
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso

Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso

Não é fácil resumir a grandeza de um personagem do tamanho do professor Jorge Peixoto, um dos Dinossauros do Rádio e da TV e que se transformou, em

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)