Domingo, 17 de outubro de 2010 - 07h05
COMÉRCIO RONDONIENSE ALCANÇOU O
QUARTO MAIOR CRESCIMENTO DO PAÍS
Uma pequena notícia, no meio de tantas sobre violência, assaltos, mineiros resgatados, vitórias e derrotas no esporte, passou quase desapercebida no emaranhado de informações da imprensa nacional. Lá está Rondônia, um dos estados da federação onde as vendas do comércio mais cresceram no último ano. Afora Tocantins, que teve um aumento de vendas de mais de 73% - porque o ano anterior foi muito ruim -, Rondônia ficou apenas atrás da Paraíba e Roraima em termos de vendas no comércio. Marcou o estado uma expansão de quase 29% sobre o ano de 2009 no volume de tudo o que os lojistas faturaram. Em todo o país, o comércio vendeu mais 11,3% sobre o mesmo período do ano anterior, ou seja, cerca de duas vezes e meia a menos que a estrutura do comércio de lojas de Rondônia faturaram. O setor de supermercados – com destaque para os produtos de alimentação - foi o que mais cresceu, também muito acima da média nacional. Mas os eletrodomésticos, vestuário como um todo e combustíveis e lubrificantes ficaram entre os setores que mais cresceram.
O momento de expansão de Rondônia é histórico. As duas obras das usinas do rio Madeira e os pesados investimentos feitos pela União, Estado e Prefeituras, somados à chegada de dezenas de novas empresas, já nos colocaram como uma dos campeões de empregos no país. Agora, soma-se mais um setor importante, o comércio, cujos resultados positivos sintetizam tudo o que está acontecendo de bom por aqui. Novamente, voltamos a ser notícia positiva Brasil afora. Já estamos nos acostumando a isso.
DIAS DE DECISÃO
Mais uma semana e, no outro domingo, dia 31, a decisão. Dilma Rousseff ou José Serra? Confúcio Moura ou João Cahulla? Tanto em nível nacional como no Estado, a expectativa é grande. Pelo Brasil afora, o PT trabalha duro para manter a vantagem de sua candidata, que caiu nas últimas semanas. Aqui, a luta é de Cahulla e sua turma para tirar a diferença do primeiro turno.
DEBATE NA CANDELÁRIA
Nesta segunda à noite, imperdível o segundo debate entre os dois candidatos finalistas na disputa pelo governo. O primeiro já foi quente. Este, promovido pela TV Candelária/Rede Record, promete muito mais. Cahulla e Confúcio ficarão outra vez frente à frente. A diferença do encontro na Candelária é o auditório com cerca de 120 personalidades convidas.
PESQUISAS
Nos próximos dias começam a aparecer pesquisas sérias do segundo turno também em Rondônia. Mostrarão a tendência do momento. Até agora, em nenhuma das que apareceram pode-se dar maior crédito. Institutos nacionais, sem ligação com nenhuma das coligações, já estão levantando os números atualizados.
OTIMISMO E EXPERIÊNCIA
A paixão move quem se envolve em política. Bastou a coluna opinar que a eleição no segundo turno para o governo será uma disputa dura, para receber críticas. Um dos leitores fez questão de dizer que seu candidato já ganhou e que não há chances para o outro. Até pode ser, mas a experiência ensina que é melhor, primeiro, se esperar o resultado das urnas. Elas sim, não mentem...
NA HORA H
Respeitadas as paixões, é sempre bom lembrar que não existe eleição ganha antes da contagem dos votos. São históricas as derrotas na hora H, na hora da urna, quando algum candidato já estava fazendo passeata e comemorando uma vitória que só existia na ficção. Os exemplos, aliás, aconteceram na última eleição, principalmente para a Câmara Federal e Assembléia Legislativa.
NOS BASTIDORES
Por falar em Assembléia, a batalha pelo comando do legislativo estadual em 2001 continua cada vez mais forte, apesar de estar se desenrolando nos bastidores. Pelo menos quatro candidaturas estão postas. Dependendo do resultado do segundo turno ao governo, um ou outro terá mais chances. A disputa será, também, das mais acirradas.
E O MAURÃO?
Ainda sobre o legislativo estadual, a composição anunciada pela Justiça Eleitoral ainda pode mudar. Se os votos do deputado Maurão de Carvalho valerem – ele não conseguiu registro até agora e depende de decisão do TSE – ele entra. O TSE decide tudo sobre as candidaturas pendentes até o final de dezembro. Esperemos, pois.
MUITO PERTO
Uma pesquisa divulgada na sexta-feira coloca José Serra a apenas quatro pontos percentuais de Dilma Roussefe, na disputa pelo segundo turno da eleição presidencial. A disputa está sensacional e as duas últimas semanas da campanha serão cheias de emoção e angústia. Certamente os ataques de parte a parte vão se ampliar. Os dois presidenciáveis disputam agora voto a voto.
VICES AO GOVERNO
Uma diferença entre os dois candidatos ao governo se observou até agora. O candidato a vice de João Cahulla, Tiziu Jidalias, tem aparecido de forma até razoável. Já o vice de Confúcio Moura, Airton Gurgacz, não deu o ar da graça no horário eleitoral gratuito. As estratégias dos candidatos em relação aos seus companheiros de chapa são completamente diferentes.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da Históra
Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro
O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa