Quinta-feira, 17 de dezembro de 2009 - 05h00
O CHORO É LIVRE, MAS A VERDADE
É QUE O COMÉRCIO ESTÁ FATURANDO
Os lojistas são chorões por natureza. Em muitas coisas até têm razão, como por exemplo nos absurdos impostos que pagam e na sucessão infindável de gastos com uma legislação trabalhista arcaica, na contramão do que exige a economia moderna. Mas quando falam que seus lucros são cada vez menores, aí já há um exagero. O comércio varejista de Rondônia, por exemplo, continua crescendo muito acima da média nacional. Teve aumento de vendas e faturamento em praticamente todos meses desse ano, com alguns setores, pouquíssimos, compondo a exceção à regra. Em outubro passado, as vendas cresceram quase 12% em números reais em relação ao mesmo período do ano passado. E Rondônia é hoje o quinto estado brasileiro onde houve maior crescimento no setor, ficando atrás de quatro estados apenas por frações. E isso que, embora a choradeira comum no comércio, as vendas de final de ano sinalizam como muito positivas, superando entre 10 e 12% as do Natal passado. O comerciante rondoniense – e o brasileiro em geral – tem muitas razões para reclamar, porque o governo e suas leis muitas vezes estúpidas, além das tributações absurdas, muito mais atrapalham do que ajudam o setor.
Mas precisam reconhecer que a política econômica brasileira, mesmo em tempos de crise internacional, no final das contas têm enchido seus caixas acima das expectativas. Poderia ser melhor, é claro. Mas já é muita coisa, nesses dias de incerteza da economia em boa parte do mundo.
QUATRO NA FRENTE
Começa a esquentar a disputa pelo governo. Mesmo dez meses antes da eleição, pelo menos quatro pré-candidatos estão a mil por Rondônia, levando seus nomes e preparando-se para uma campanha muito difícil que se avizinha. Expedito Júnior, Confúcio Moura, João Cahulla e mais recentemente Eduardo Valverde já estão na briga. Com tudo.
NÃO TEM VOLTA
O grupo de Expedito comenta que ele já teria apoio formal de pelo menos 30 prefeitos, o que, se real, lhe daria uma grande vantagem antes mesmo da arrancada para a campanha, que só começa oficialmente em abril. O ex-senador, agora no PSDB, confirmou esta semana em entrevista a Léo Ladeia, no programa Câmera 11, da TV Candelária, que sua candidatura ao governo é irreversível.
CONFÚCIO E RAUPP
Confúcio Moura também está na estrada, preparando a campanha para o início de 2010. Seu problema maior será conciliar os interesses da sua candidatura com as do seu presidente regional, o senador Valdir Raupp, que busca a reeleição. Raupp terá que fazer várias alianças para chegar à sua meta. E nem todas passam pelo nome de Confúcio.
QUADRO ATUAL
Já João Cahulla continua firme na sua intenção de suceder seu amigo e parceiro Ivo Cassol. Seu maior trunfo é exatamente o apoio incondicional do político que hoje é o que mais se destaca no Estado. Cassol quer ser senador e diz não abrir mão de ver Cahulla como governador. Esse é o quadro, nesse momento.
PODE CRESCER
Eduardo Valverde está começando. Deu ainda os primeiros passos e só começa a mobilizar a militância do PT no início do ano que vem. O petista anda otimista, imaginando que uma ou duas vindas do Presidente Lula ao Estado poderão ser de grande importância na sua campanha. Valverde ainda aparece poucos nas pesquisas internas, inclusive as do seu partido, mas tem uma boa vantagem: sua rejeição é muito baixa. E ele pode crescer muito.
TIMIDEZ
Acir Gurgacz, que assumiu o Senado há pouco, é o único dos pré-candidatos que ainda não falou oficialmente que o é. Pelo menos publicamente. Dentro do PDT, seu partido e entre amigos e pessoas próximas, ele já anunciou a decisão. Mas, por enquanto, suas ações nessa direção ainda são tímidas.
TRÊS PARA DOIS
A disputa pelo Senado poderá ser sensacional, em Rondônia. Todas as pesquisas apontam que, se a eleição fosse hoje, a primeira vaga seria de Ivo Cassol e a segunda de Valdir Raupp. Mas a senadora Fátima Cleide não acredita que alguma coisa esteja decidida. Ela quer ser, de novo, a segunda opção de todo o eleitorado. Se conseguir, estará reeleita.
JÁ ESCOLHEU
O PT já escolheu o nome que vai substituir Eduardo Valverde (que concorre ao Governo), na relação do partido para disputar uma cadeira à Câmara Federal. Trata-se do presidente do diretório municipal e ex-presidente regional petista, Tácito Pereira. A decisão já está tomada.
MERECERAM
A Assembléia Legislativa homenageou essa semana, com o título de Cidadão Honorário de Rondônia, a dois empresários que têm uma longa história de vida no Estado, de participação decisiva no crescimento rondoniense e em atividades beneficentes. Mais que justa a homenagem a João Gonçalves e Gilberto Miranda.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa
Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta
Não é exato como um bom relógio, mas numa conta simples, faltam pouco mais de 144 horas para que Porto Velho tenha um novo Prefeito. Léo M