Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 17/12/10


 Primeira Mão - 17/12/10 - Gente de Opinião
 

UM BILHETE AO AMIGO QUE FOI

EMBORA BEM ANTES DO TEMPO

Bom dia, querido amigo Odair Cordeiro! Tenho certeza que você iniciou sua nova vida com a mesma alegria com que viveu esta, levando sua bondade, gentileza e contando suas histórias que sempre têm um pouco de humor, seja qual for o caso contado. Seus familiares, é claro, não se conformam, assim como seus companheiros do PT, incluindo o presidente Lula, com quem você começou um partido do povo, quando ser petista era quase uma sentença de prisão, para não dizer coisa pior. Ninguém aceita passivamente quando um avô, pai, marido, amigo do seu porte segue para outras aventuras, do outro lado. Todos nós o queríamos por aqui, por muito tempo mais. Mas o problema é o calendário, que não nos poupa, tornando envelhecido nosso corpo, enquanto nossas idéias – como as suas, amigo Odair – ainda estão bafejadas pelos raios da juventude. Para os que acreditam, fica a certeza de que o lado de lá ficará muito melhor com sua presença. Para os que acham que tudo termina por aqui mesmo, não poderia também haver maior homenagem do que lembrar como você viveu sua vida: com integridade, com ética, com amor à família e aos companheiros.

Você nos fará falta, Odair Cordeiro. A todos nós. Aí me incluo, porque testemunhei, durante quase um quarto de século, o quanto você foi correto, parceiro e dedicado às suas idéias e aos que o cercavam. Fará falta é claro aos seus netos, aos filhos, à sua esposa e ao exército de amigos que deixou por aqui. Não se sabe como é o lado de lá e nem se ele existe. Se existir, será melhor ainda com a sua chegada. Pobres de nós, amigo Odair, que ficaremos aqui sem a sua presença. (Sérgio Pires)

 

JÁ TEM NOMES

Quatro anos antes, já se pode dizer que há sim, nomes postos no ar para disputar o governo do Estado. Confúcio Moura obviamente vai à reeleição. Ivo Cassol vem com tudo para tentar governar de novo. Acyr Gurgacz também é nome na lista, até porque comandar o Estado nunca esteve fora de seus planos. Quem mais? Daí em diante, só o tempo e o crescimento individual de vários nomes do cenário político é que decidirão.

 GRANA ALTA

São 26 mil reais ( mais de 50 salários mínimos, nos valores de hoje): esse é o valor do novo salário do Presidente da República, dos Senadores e Deputados Federais. Como os deputados estaduais têm direito a até 75% do que ganham os poderosos de Brasília, os 24 parlamentares da  ALE já podem entrar na próxima legislatura, ganhando um salário de 19.500 reais. Só de salário.

FACTÓIDE

Está certo ou errado o governador eleito proibir seus futuros assessores de falar com a imprensa? De um lado é negativo, porque jornalista vive de notícia e o povo busca na mídia informações sobre seus governantes. De outro, Confúcio não quer que algum assessor mais afoito diga uma besteira ou crie um factóide que acabe prejudicando o governo antes dele começar.

 DE OLHO

Correta ou não, a decisão está tomada e os que adoram holofotes – não há exceção neste contexto – terão que esperar para falar só depois da posse. E assim mesmo, ao que tudo indica, sob os olhos controladores do futuro chefe, que vai monitorar a relação de todos seus assessores com a imprensa. A convivência com a mídia, portanto, não será fácil. 

LUTA PESADA

A disputa pelo comando da Assembleia continua sendo o grande assunto nos gabinetes e corredores. Não se fala em outra coisa. Em cada cantinho, um grupo dá seus palpites, aponta os favoritos e já há bolsas de apostas. Depois da votação do orçamento, que também causou polêmica, os parlamentares só vão pensar na eleição da nova mesa. Falta pouco mais de um mês.

MESMO TRIO

Até agora, o quadro não mudou, ao menos no que se sabe pelas conversas que chegam ao público. Jesualdo Pires, Valter Araújo e Neodi Carlos continuam sendo os mais cotados. Há alguns outros pretendentes correndo por fora, mas o trio citado é o que teria mais chances, se a eleição fosse hoje.

DESTAQUE NEGATIVO

O péssimo serviço que a Eletrobras Rondônia, nome novo e pomposo da Ceron, presta à população rondoniense, continua sendo o destaque negativo também neste final de ano. Nesta semana, moradores de Jacy Paraná fecharam a BR 364, protestando contra a constante falta de energia. Enquanto não houver uma mudança radical na empresa, nada muda.

PERTO DO MAR

Uma medida urgente é trazer os diretores da empresa para Porto Velho. E o atendimento ao consumidor também. Com altos salários, os comandantes da ex-Ceron ficam perto das praias, ignorando o drama da população rondoniense. E o 0800, instalado no Rio de Janeiro, tornou-se apenas mote de piada. Aliás, seria cômico, não fosse trágico.

GREMISTAS

Coluna recebeu um recado em nome de torcedores do Grêmio de Porto Alegre, que publica sem comentários e entra aspas: “kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk”.

 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião
   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)