Domingo, 5 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 18/02/10



Primeira Mão - 18/02/10 - Gente de Opinião

TERRAS INDÍGENAS: GOTAS DE BOM
SENSO NO MAR DA IRRACIONALIDADE

A questão de terras indígenas no Brasil está longe de ser algo pacífico. É uma briga que ainda vai longe. Duas decisões, uma no STJ e outra no Supremo Tribunal Federal começaram de novo a mexer neste abelheiro. No primeiro caso, o presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha, suspendeu liminarmente a portaria que dá aos índios do Maranhão mais da metade de todas as terras férteis de todo o Estado. A demarcação, feita com dados fajutos, segundo acatou a Justiça, criaria um conflito entre brancos e índios que convivem pacificamente há três séculos na área. No outro caso, o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, já havia decidido que é ilegal a transferência para indígenas de fazendas cujos proprietários comprovem ter documentação da posse definitivo do imóvel antes da promulgação da Constituição de 1988. A questão envolvia propriedades no Mato Grosso. 
São apenas algumas gotas de bom senso no mar de discursos vazios, politicagem, ideologia pura e simples aplicada irracionalmente, como o que já ocorreu no Amapá e que está sendo tentado em outros estados. E pior: atendendo a grandes interesses internacionais, via ONGs. O caso de Maranhão é emblemático. Se autorizada a demarcação, que já estava na mesa do presidente Lula, a produção rural toda, inteira, ficaria com menos da metade das terras produtivas. É coisa de louco. Mas, infelizmente, é assim que as coisas sérias são tratadas no Brasil.

CORRIGINDO
Justiça seja feita. Nem todas as informações sobre o salário pago a familiares de presos, divulgados país afora – inclusive nesta coluna – estão corretas. Há dados que não podem ser ignorados e o INSS esclareceu alguns deles. O mais importante é que os 798 reais mensais pagos a famílias de presos não o são aos indivíduos, mas sim é um valor fixo, não importa o número de membros da casa. 

DESDE 1998
Outra questão que deve ser corrigida: nem todos os criminosos na cadeia têm direito à tal pensão. Apenas os que comprovavam, antes da condenação, uma renda não superior aos 798 reais. Também importante: essa lei existe desde 1998 e, portanto, o atual governo só faz cumprí-la.

SEM EXPLICAÇÃO
Mesmo com os esclarecimentos feitos pelo INSS, ainda não se entende como a previdência paga uma pensão à família do preso enquanto as famílias das vítimas muitas vezes ficam abandonadas e na mais absoluta miséria. Isso sim, não tem explicação plausível.

TRAGÉDIA E TRAQUE
Alguém lembra da gripe suína, ou aquela com o estranho nome de H1N1? Aquela mesmo que médicos, cientistas e a imprensa anunciaram como uma grande catástrofe? Pois é. Ela foi um pouco mais que um traque. E no início de março começa a vacinação em massa também em Rondônia. Ou seja, a tragédia anunciada só aconteceu nas entrevistas. Na vida real, muito pouco. 

NINGUÉM PREVIU
Só para ter idéia, em todo o país morreram quase o mesmo número de pessoas com a gripe suína do que com o forte calor dos últimos dias, por exemplo. Só na Baixada Santista foram 32 mortos de pessoas idosas por causa do calor insuportável. E isso, obviamente, ninguém conseguiu prever. 

BOM HUMOR
A Corrida de Jericos em Alto Paraíso, esse ano, não repetiu o sucesso de anos passados. Mesmo assim, movimentou muito a cidade. Destaque para o bom humor do governador Ivo Cassol, que não gosta de perder nem em jogo de palito  e que, derrotado na prova que disputou, alardeou que seu carro foi sabotado. O clima na festa era de alto astral. 

ATRÁS DO ELEITOR
O mundo político está onde o eleitor (quer dizer, o povo), está. Nos principais eventos do carnaval, na festa de Alto Paraíso, em encontros em Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Nova Brasilândia, Vilhena, Ariquemes, Ouro Preto e várias outras cidades rondonienses, as maiores comitivas sempre foram dos chamados pré-candidatos. A todos os cargos. 

É UM ABUSO
O que está acontecendo na avenida Pinheiro Machado esquina com a Tenreiro Aranha, bem no centro da Capital, já é abuso. Num posto de gasolina, uma quase multidão faz a maior algazarra noite adentro. Quando a polícia tentou acabar com a farra, dias atrás, foi recebida a pedradas. No carnaval, a esculhambação continuou solta.
OUTROS TEMPOS
O Partido dos Trabalhadores fez festa dos 30 anos também em Porto Velho, com a presença das suas principais estrelas. Entre os presentes, muito poucos dos tempos de antigamente, quando ser petista era um perigo, incluindo Sobrinho, Fátima Cleide, Valverde, Inácio Azevedo, Odair Cordeiro. Hoje ser do PT é mole. Difícil era ser nos primeiros anos em que o partido foi criado. 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 5 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta

Gente de Opinião Domingo, 5 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)