Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 18/02/11


Primeira Mão - 18/02/11  - Gente de Opinião

OS GRANDES ESTÃO UNIDOS: MUITO

MELHOR PARA OS RONDONIENSES

As intenções são as melhores, as relações institucionais estão fortalecidas, há idéias muito boas e que poderão melhorar a vida da coletividade rondoniense. Tudo isso precisa ser registrado no momento que vive o mundo político do Estado, onde o governador Confúcio Moura representa o Executivo; o deputado Valter Araújo é o nome do Legislativo e o desembargador Cássio Guedes comanda o Judiciário. E, como poucas vezes se viu na história recente, os três estão tendo portas escancaradas para o diálogo entre si. Valter Araújo, aliás, apresentou uma idéia inovadora: um encontro mensal entre o trio para que sejam analisados os principais problemas do Estado no período e nele se concentrem as ações conjuntas. Tudo parece, no quadro atual, depois que passou a disputa pelo poder tanto no governo e na Assembleia, se encaminhar para um novo momento positivo para Rondônia.

Há, claro, muitos percalços pela frente. Só se saberá se as relações continuarão cordiais e sólidas um pouco mais à frente, quando os interesses conflitantes surgirem. Dependendo de como as maiores autoridades do Estado vão agir, cada uma defendendo seu pedaço, se poderá dizer com mais segurança, se o aceno da convivência pacífica, da busca conjunta por soluções que atendam os anseios da população, vai se tornar uma norma. Ou se não passará apenas de um sonho de verão. O que ficou claro, nesses dias de paz depois da turbulência dos resultados das urnas e da disputa pela Mesa Diretora da Assembleia, é que as intenções são das melhores. Se elas forem mesmo transformadas em ações, Rondônia viverá um momento ímpar, com todos os poderes agindo integrados em benefício do povão. Será que iremos mesmo conseguir e dar um exemplo para o País? Aguardemos os próximos passos, pois.

ESTÁ NA HORA!

As constantes – e conflitantes – decisões da Justiça Eleitora sobre mandatos, ignoram a vontade do eleitor, trazem insegurança total aos políticos e seus grupos, mudam de acordo com o entendimento pessoal de quem decide. A nova vítima, em Rondônia, foi o deputado Valdevino Tucura, que perdeu seu mandato para Marcos Donadon. E vem mais por aí. . Já não há mais como empurrar com a barriga o grave problema. Reforma política já!

OBA,OBA,OBAMA

Pois o presidente americano Barak Obama foi convidado oficialmente pelo Governo do Estado para visitar Porto Velho, conhecer a histórica Madeira-Mamoré e visitar as usinas hidrelétricas do Madeira. O convite foi feito e há esperança de que Obama passe por Rondônia durante sua curta estada no Brasil. Virá? Se viesse, seria um golaço do Palácio Presidente Vargas. Se não vier, não muda nada.

UM SÉCULO

No ano que vem, completa-se o centenário do fim das obras da EFMM de Porto Velho a Guarajá. Ela foi concluída por um americano, Percival Farquard. A história dos trilhos tem muito a ver com os Estados Unidos. Bem que o Obama poderia dar uma olhadinha por aqui, antes de ir para El Salvador. Quem sabe, não é?

“ASSALTOS LEGISLATIVOS”


“Rondônia bem sabe como um novo Código Florestal poderá por ordem por aqui. Tirar da angústia os produtores vitimados por assaltos legislativos ocasionais, que além de ser impositivos, verticalizados, prejudicam seriamente a economia, o estado de espírito de quem veio pra cá atraído por um modelo que vem bailando ao sabor de ventos e vendavais”. Palavras duras do governador Confúcio Moura, em defesa do Novo Código Florestal em debate no Congresso.

QUEM DOMINA

Aliás, sobre o tema e sobre a Amazônia, merece destaque artigo do jornalista Carlos Chagas, publicado no Diário da Amazônia nesta semana, com graves denúncias de militares brasileiros sobre uma previsível invasão estrangeira na floresta que é nossa. Os planos começaram com as ONGs dominando a área. É de arrepiar.

EX AMIGO

O deputado José Hermínio Coelho tem se mostrado o mais duro opositor do prefeito Roberto Sobrinho, seu companheiro de partido. Na última terça-feira, Hermínio bateu forte no ex-amigo do PT, em entrevista ao radialista Maurício Calixto, na Rádio Rondônia. Foi pauleira pura!

LAMBER AS FERIDAS

Comentário de um eleitor atento da coluna, sobre a situação do PT no Estado: “acho que agora o partido vai ter que conversar muito sobre o que aconteceu na última eleição. Ver quem tem voto, liderança e condições de fazer o partido crescer no Estado. Lamber as feridas. Sai a burocracia e entram os que tem voto, ganham eleições, tem articulação e trabalho real para mostrar”. Curto e grosso. Mas corretíssimo.

BOAS RISADAS

Nessa semana, um homem de 60 anos roubou um chocolate num supermercado da Capital. Acabou no presídio. Pobre e sem ter como se defender, foi atingido pela dureza da lei. Ladrões de milhões de dinheiro dos cofres públicos, que vivem à solta e cada vez mais ricos, devem morrer de rir quando ouvem que a cadeia no Brasil é para pobre, preto e prostituta.

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV / Eventos
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

 


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mudança de sexo: CFM cria resolução que autoriza a cirurgia e hormônios cruzados só na maioridade

Mudança de sexo: CFM cria resolução que autoriza a cirurgia e hormônios cruzados só na maioridade

          Até 30 por cento de arrependimentos, sempre tarde demais, com danos raramente reversíveis. Sérios riscos para a saúde. Problemas emocionai

Pesquisa que tem crédito coloca Cassol como nome viável ao governo e os dois marcos à frente para o senado

Pesquisa que tem crédito coloca Cassol como nome viável ao governo e os dois marcos à frente para o senado

          A imensa maioria dos institutos de pesquisa não merece qualquer crédito, já que se viu para o que eles servem ou a quem servem, nas última

“Se eles mandarem um porta aviões até o Lago Paranoá, daí a gente vê!”, ironiza Moraes sobre pressão americana

“Se eles mandarem um porta aviões até o Lago Paranoá, daí a gente vê!”, ironiza Moraes sobre pressão americana

         “Não vai privatizar. A saúde é para todos e a gente precisa combater a desinformação. O que sabemos fazer é um trabalho sério, com compromi

Privatizações, hospital/escola, ampliação de ações no interior: a saúde pública pode dar um salto

Privatizações, hospital/escola, ampliação de ações no interior: a saúde pública pode dar um salto

  Se tudo o que está sendo planejado para a área da saúde pública se concretizar, tanto a Estadual quanto Municipal, a partir de agora, certamente e

Gente de Opinião Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)