Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 18/03/11


Primeira Mão - 18/03/11 - Gente de Opinião

CONFÚCIO VAI MEXER NO TIME PRINCIPAL

ANTES DOS 100 DIAS DO SEU GOVERNO

Apesar de não falar ainda oficialmente, o governador Confúcio Moura começa a mexer sim no seu time principal, antes mesmo dos 100 dias de governo. Ele tem evitado de comentar publicamente o assunto, chegou até a negar que estivesse pensando nisso, mas a pessoas mais próximos confidencia que vai mudar mesmo. A boataria corre solta, por isso. Nas conversas, as trocas já são certas em quase metade da equipe que começou o governo. Sabe-se que, na realidade, elas não serão tantas. Mas há setores vitais que não estão correspondendo e, em outros, há guerras internas que parecem insuperáveis. Mais que isso, Confúcio terá que adequar algumas posições a questões político-partidárias. A perda do comando na Assembleia Legislativa, que poderá lhe custar o mandato inteiro de oposição no parlamento, foi apenas o começo de uma série de problemas de relacionamento com a classe política. Os petistas que estão no governo, mas cujo partido votou contra Confúcio na eleição da Mesa Diretora, também poderão perder espaço.

Nada é definitivo, nada é oficial. Há apenas sintomas, indícios, algumas conversas reservadas do governador com algumas pessoas mais próximas e pouco mais que isso. Mas o que se ouve também é que, dessa vez, a voz do poderoso senador Valdir Raupp poderá ser ouvido com mais vigor, na composição do novo secretariado. Nos próximos dias, se saberá com exatidão quais os secretários que passaram no crivo da primeira fase do governo de Confúcio e quais ficarão pelo caminho. O tema ainda será discutido por vários dias, antes do anúncio oficial das mudanças.

MAIS HOMENAGENS

Não param as homenagens à memória do ex-deputado federal Eduardo Valverde. Nesta sexta-feira, um grande ato vai marcar o sétimo dia do falecimento dele e de Ely Bezerra. Entre as várias autoridades que já confirmaram que estarão em Porto Velho, o presidente nacional do PT, Eduardo Dutra, já avisou que vem.

ESPERANDO LULA

O ex-presidente Lula e a ex-primeira dama Marisa Letícia só não virão se não chegaram a tempo de compromissos antes agendados. Até ontem ainda estava sendo tentado um remanejamento na agenda de Lula para que ele participe da homenagem. Os petistas vão organizar um grande evento ao seu líder prematuramente morto.

FAZ FALTA

Nesta semana, na Assembleia, vários pronunciamentos lembraram sua vida e sua trajetória política. Companheira política de longos anos, a deputada Epifânia Barbosa se emocionou e chorou, quando discursava em plenário. Valverde já faz muita falta à família, aos amigos e ao mundo político rondoniense.

ASSÉDIO

Campeão de votos no Estado, o atual presidente da Assembleia Legislativa, Valter Araújo, tem sido muito assediado para não deixar o projeto de disputar a Prefeitura de Porto Velho. Seria um nome quentíssimo. Ele ainda não fala oficialmente sobre o assunto, porque tem um mandato de quatro anos à frente da ALE. Lá por meados de 2012 pode até decidir trocar o legislativo pelo executivo.

CAINDO DO TELHADO

O projeto da volta do ITR não só subiu no telhado como está prestes a cair dele. Na Assembleia Legislativa, já se ouve apenas uma voz ou outra que o defenda. A grande maioria dos parlamentares já decidiu que o ITR não é tão importante assim e que já existem outros órgãos que podem fazer o seu papel. O governo terá que negociar muito para conseguir o aval da maioria no parlamento.

É TÃO RUIM ASSIM?

A Prefeitura e a Câmara de Ariquemes não querem a Caerd. O mesmo ocorre em Rolim de Moura. Mesmo com o risco de perde quase 50 milhões de reais destinados a investimentos nas duas cidades, para obras de saneamento pela Caerd, as duas cidades preferem assumir o controle. Porque será? A Caerd é tão ruim assim que os municípios preferem perder uma fortuna a manter a empresa?

“MENAS” NÃO DÁ!

Os erros de português e pronuncia estão piorando. Ler-se alguns textos – principalmente de internautas – dá pena. Mas e as autoridades? Será que alguém pode avisar a elas que quando se perde alguém ou algo fala-se em “perda” e jamais em “perca”? Será possível se ouvir e ler a repetição do mesmo erro tantas vezes? É o mesmo que ocorre no caso de “menas”. Atenção: MENAS não existe.

OBRA IMPORTANTE

Mais uma etapa da avenida Sete de Setembro, na Capital, começa a ser aberta pela Prefeitura, dando certamente uma boa melhorada no trânsito. Nesta fase, a obra vai seguir até a avenida Guaporé. Num futuro próximo, irá até a Mamoré, no outro extremo da cidade. A Sete começa no rio Madeira e agora atravessará grande parte da Capital. Vai ajudar bastante a organizar o caótico trânsito que já temos.

SERÁ PRESSÃO?

Não se sabe se por pressão das ONGs, mas a votação do novo Código Florestal, que seria na quarta que vem, já foi transferida para 5 de abril. É bom ficar de olho!

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)