Terça-feira, 18 de maio de 2010 - 05h48
LULA FALA SOBRE DEMOCRACIA COM
GENTE MOVIDA A FANATISMO RELIGIOSO
Será o presidente Lula um visionário, que enxerga soluções em questões onde todo o mundo acha que são insolúveis? Ou será que ele tem tido mais sorte que juízo, palpitando sobre assuntos que não domina e torcendo para que seu charme e franqueza resolvam as coisas? Já escolhido como um dos homens mais influentes do mundo, o presidente brasileiro está envolvido até o pescoço numa perigosa – bombástica, com o perdão do trocadilho – questão envolvendo o Irã, seu presidente-ditador Mahmud Ahmadinejad e os aitolás. Um dos poucos dirigentes do mundo ocidental a apoiar as pretensões nucleares do Irã, um país muçulmano governado por preceitos do fanatismo religioso, cujo presidente nega que o Holocausto tenha havido e não permite sequer que o povo opine sobre seu governo, o Presidente brasileiro está colocando as duas mãos no fogo, jogando todas as suas cartas. Se conseguir algum avanço, Lula pode até sair consagrado internacionalmente. Mas se Ahmadinejad e os aiatolás mantiverem suas posições belicistas, prontos para a produção de armas atômicas, suspeita mais que óbvia do mundo todo, Lula terá colocado seu poder e seu país numa enrascada. Como sairá dela, se sua intervenção no assunto se tornar um fiasco, só o futuro poderá dizer.
A verdade é que a política internacional do governo brasileiro ainda não encontrou seu prumo. Lula não a deixa para profissionais e prefere ouvir os amadores, geralmente recheados de teorias ideológicas. Até agora, mesmo com um percalço ou outro; com um pequeno fiasco ou outro, ainda temos o respeito do mundo. Mas agora, quando o caso envolve bombas atômicas – e nós estamos ao lado de quem ameaça produzi-las – a coisa pode ser muito diferente. Não é fácil conversar sobre democracia com ditadores movidos a fanatismo religioso. Lula assim mesmo se arrisca. Vamos ver, então, onde isso vai dar muito em breve.
NINGUÉM SEGURA
Não tem mais como segurar. As campanhas estão nas ruas. E o povão está participando. Neste final de semana, lotação da Quéops no encontro liderado por Cassol e Tiziu, que disputarão o Senado, com a presença de algumas das maiores lideranças do Estado, incluindo-se aí o próprio governador João Cahulla. Mas foi só o começo.
COMEÇOU CEDO
Ainda na parte da manhã do sábado, o PT também se reuniu para tratar de alianças, anunciar o “namoro” com PC do B e PSB e ainda reforçar que os nomes de Valverde ao Governo e Fátima Cleide ao Senado são imutáveis. À tarde, foi a vez do PSB de Expedito Júnior reuniu grande militância, num templo religioso da Capital. Tudo e todos e em todos os eventos, fazendo campanha. Ela começou bem cedo, dessa vez.
SÓ UMA PARADINHA
Em nível nacional, o TSE tenta ainda controlar alguma coisa, anunciando multas irrisórias aqui e ali. Mas não tem como impedir que os políticos se lancem de corpo e alma em busca dos votos. Em todos os estados e em todas as cidades brasileiras o quadro é o mesmo. Só se fala em campanha política. Sorte do TSE é que tudo vai dar uma parada por causa da Copa do Mundo. Mas no dia seguinte, a campanha volta com força total. Sem controle.
LÁ VEM ELA!
E a dona Dilma, hein? Já aparece à frente de José Serra na nova pesquisa Voz Populi. São apeas três pontos, empate técnico na verdade, com 38 para ela e 35 para Serra. Mas para quem começou lá na rabeira, já é um grande avanço, não? Os tucanos continuam não acreditando que as pesquisas pró-Dilma estejam certas. O PT adorou.
MELHOROU
De Porto Velho até o acesso a Rolim de Moura, cerca de 30 quilômetros depois de Presidente Médici, a BR 364 está, no geral , em boas condições. Há alguns trechos com problemas na pista mas eles são muito menores que anos atrás. Nos piores trajetos em que os motoristas tinham que enfrentar enormes crateras, a situação foi ao menos muito amenizada.
CARRETAS
O grande problema da BR que liga Rondônia ao restante do país é o intenso tráfego de caminhões. O crescimento do Estado aumentou também consideravelmente o vai e vem de carretas pesadas. Motoristas de carro enfrentam por vezes filas de até 20 caminhões. Na ânsia de ultrapassá-los, há os que arriscam a vida e muitos que a perdem.
BYE BYE, RIQUEZA
E a Reserva Roosevelt e seus diamantes entre os de melhor qualidade do mundo, viraram notícia de novo nos últimos dias. A Reserva, pertencente aos índios Cinta-Larga, aquela mesmo que o governo federal diz ser inexpugnável, por estar vigiada, permitiu que dois garimpeiros roubassem nada menos que 460 pedras dos nossos ricos diamantes. Os dois foram pegos. E os que não o são?
CABEÇA DE PEDRA
Dunga insiste em levar para a Copa jogadores que não têm a mínima confiança do torcedor brasileiro, além dos óbvios que todos queriam nela, é claro. Mas deixou de fora Ronaldinho Gaúcho, que nove entre dez torcedores querem no time. Ronaldinho, aliás, vem arrasando no Milan. Dunga prefere perder do que deixar de ser cabeça dura.
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno