Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 18/05/10


Primeira Mão - 18/05/10 - Gente de Opinião

LULA FALA SOBRE DEMOCRACIA COM
GENTE MOVIDA A FANATISMO RELIGIOSO
 

Será o presidente Lula um visionário, que enxerga soluções em questões onde todo o mundo acha que são insolúveis? Ou será que ele tem tido mais sorte que juízo, palpitando sobre assuntos que não domina e torcendo para que seu charme e franqueza resolvam as coisas?  Já escolhido como um dos homens mais influentes do mundo, o presidente brasileiro está envolvido até o pescoço numa perigosa – bombástica, com o perdão do trocadilho – questão envolvendo o Irã, seu presidente-ditador Mahmud Ahmadinejad e os aitolás. Um dos poucos dirigentes do mundo ocidental a apoiar as pretensões nucleares do Irã, um país muçulmano governado por preceitos do fanatismo religioso, cujo presidente nega que o Holocausto tenha havido e não permite sequer que o povo opine sobre seu governo, o Presidente brasileiro está colocando as duas mãos no fogo, jogando todas as suas cartas. Se conseguir algum avanço, Lula pode até sair consagrado internacionalmente. Mas se Ahmadinejad e os aiatolás mantiverem suas posições belicistas, prontos para a produção de armas atômicas, suspeita mais que óbvia do mundo todo, Lula terá colocado seu poder e seu país numa enrascada. Como sairá dela, se sua intervenção no assunto se tornar um fiasco, só o futuro poderá dizer.

A verdade é que a política internacional do governo brasileiro ainda não encontrou seu prumo. Lula não a deixa para profissionais e prefere ouvir os amadores, geralmente recheados de teorias ideológicas. Até agora, mesmo com um percalço ou outro; com um pequeno fiasco ou outro, ainda temos o respeito do mundo. Mas agora, quando o caso envolve bombas atômicas – e nós estamos ao lado de quem ameaça produzi-las – a coisa pode ser muito diferente. Não é fácil conversar sobre democracia com ditadores movidos a fanatismo religioso. Lula assim mesmo se arrisca. Vamos ver, então, onde isso vai dar muito em breve.

 

NINGUÉM SEGURA

Não tem mais como segurar. As campanhas estão nas ruas. E o povão está participando. Neste final de semana, lotação da Quéops no encontro liderado por Cassol e Tiziu, que disputarão o Senado, com a presença de algumas das maiores lideranças do Estado, incluindo-se aí o próprio governador João Cahulla. Mas foi só o começo.

COMEÇOU CEDO

Ainda na parte da manhã do sábado, o PT também se reuniu para tratar de alianças, anunciar o “namoro” com PC do B e PSB e ainda reforçar que os nomes de Valverde ao Governo e Fátima Cleide ao Senado são imutáveis. À tarde, foi a vez do PSB de Expedito Júnior reuniu grande militância, num templo religioso da Capital. Tudo e todos e em todos os eventos, fazendo campanha. Ela começou bem cedo, dessa vez.

SÓ UMA PARADINHA

Em nível nacional, o TSE tenta ainda controlar alguma coisa, anunciando multas irrisórias aqui e ali. Mas não tem como impedir que os políticos se lancem de corpo e alma em busca dos votos. Em todos os estados e em todas as cidades brasileiras o quadro é o mesmo. Só se fala em campanha política. Sorte do TSE é que tudo vai dar uma parada por causa da Copa do Mundo. Mas no dia seguinte, a campanha volta com força total. Sem controle.

LÁ VEM ELA!

E a dona Dilma, hein? Já aparece à frente de José Serra na nova pesquisa Voz Populi. São apeas três pontos, empate técnico na verdade, com 38 para ela e 35 para Serra. Mas para quem começou lá na rabeira, já é um grande avanço, não? Os tucanos continuam não acreditando que as pesquisas pró-Dilma estejam certas. O PT adorou.

MELHOROU

De Porto Velho até o acesso a Rolim de Moura, cerca de 30 quilômetros depois de Presidente Médici, a BR 364 está, no geral , em boas condições. Há alguns trechos com problemas na pista mas eles são muito menores que anos atrás. Nos piores trajetos em que os motoristas tinham que enfrentar enormes crateras, a situação foi ao menos muito amenizada.

CARRETAS

O grande problema da BR que liga Rondônia ao restante do país é o intenso tráfego de caminhões. O crescimento do Estado aumentou também consideravelmente o vai e vem de carretas pesadas. Motoristas de carro enfrentam por vezes filas de até 20 caminhões. Na ânsia de ultrapassá-los, há os que arriscam a vida e muitos que a perdem.

BYE BYE, RIQUEZA

E a Reserva Roosevelt e seus diamantes entre os de melhor qualidade do mundo, viraram notícia de novo nos últimos dias. A Reserva, pertencente aos índios Cinta-Larga, aquela mesmo que o governo federal diz ser inexpugnável, por estar vigiada, permitiu que dois garimpeiros roubassem nada menos que 460 pedras dos nossos ricos diamantes. Os dois foram pegos. E os que não o são?

CABEÇA DE PEDRA

Dunga insiste em levar para a Copa jogadores que não têm a mínima confiança do torcedor brasileiro, além dos óbvios que todos queriam nela, é claro. Mas deixou de fora Ronaldinho Gaúcho, que nove entre dez torcedores querem no time. Ronaldinho, aliás, vem arrasando no Milan. Dunga prefere perder do que deixar de ser cabeça dura.


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)