Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 18/06/09


Primeira Mão - 18/06/09 - Gente de Opinião
A DECISÃO SOBRE UM COMPLEXO
E NEBULOSO PROCESSO POLÍTICO

A decisão do TSE de concordar com o TRE rondoniense tirar o mandato do senador Expedito Júnior ainda terá ampla repercussão no mundo político do Estado. Expedito, uma liderança nova e que ganhou a vaga com quase 60 mil votos de diferença, acabou perdendo a cadeira por causa de um complexo e até agora ainda nebuloso processo julgado rapidamente no Estado e, dois anos e meio depois da posse, referendado por instância superior. Rondônia perde muito com a saída de Expedito. Ele se destacou, nesse pouco tempo em que esteve no cargo, trabalhando arduamente e defendendo causas como a transposição dos servidores do ex-Território, combatendo a absurda dívida do Beron e com uma parceria forte com o governador Cassol para trazer benefícios ao Estado. Com os direitos políticos recuperados em 2010, Expedito concorre de novo e, como muita gente considera que foi injustiçado nos julgamentos do TRE e TSE, poderá arregimentar muitos novos eleitores ao seu futuro projeto. Que pode ser o Governo do Estado. A partir de agora, contudo, o quadro muda e é preciso esperar para saber exatamente por quais caminhos o Expedito Júnior vai trilhar. 

 

PRORROGAÇÃO

Como praticamente não há mais prazo para votar um terceiro mandato para o presidente Lula, entra agora em pauta outra proposta. E de um rondoniense. O deputado federal Ernandes Amorim apresentou proposta de emenda à Constituição prorrogando todos os atuais mandatos.

ASSINATURAS

Pela iniciativa, Presidente, governadores e parlamentares teriam seus mandatos prorrogados por dois anos e em 2012 haveria eleições gerais, tanto em nível federal quanto nos estados e municípios. Faltam poucas assinaturas para que o projeto de Amorim ande no Congresso.

CONTRA OU A FAVOR?

Patético. Pode-se resumir assim o depoimento do ministro Carlos Minc na Câmara Federal, esta semana, tentando explicar porque participou de uma passeata, no Rio, em defesa da maconha. Minc teve que desdobrar-se para dizer que, na verdade, é contra as drogas. Ao contrário do que ficou claro na sua participação na tal passeata.

TERRA ARRASADA

As verdadeiras donas da Amazônia, as ONGs bancadas com dinheiro estrangeiro e do governo brasileiro, unem-se para acabar com o agronegócio na região. Se não houver reação imediata e de todas as lideranças da região, vamos acabar fazendo o que eles querem: entregar-lhes nossas riquezas para que eles possam usá-las em benefício de seus países de origem.

É AMANHÃ!

Agora é oficial. Dilma Roussef vem aí. Chega nesta sexta e vai falar sobre o PAC, sobre usinas e programas federais do governo no Estado. Como pano de fundo, a mais importante mulher da política brasileira chega como pré-candidata à Presidência. E vai falar como tal.

CIÚMES

O governador Ivo Cassol já elogiou Dilma e disse que ela tem todos os requisitos para assumir a Presidência. Alguns petistas ficaram enciumados, porque não querem a “sua” candidata muito perto de Cassol, o principal adversário deles no Estado. Imagine-se como será a disputa por espaço perto da poderosa ministra, quando ela estiver por aqui.

NÃO TERMINOU

O empresário Acir Gurgacz assume vaga no Senado mas também com muitos problemas para resolver, inclusive com a Justiça Eleitoral. Fala-se que seu mandato também não estaria tão seguro e há quem aposte que o assunto, quando for votado no TSE, ainda vai causar grandes mudanças pelos lados do Congresso.

CABELOS EM PÉ

A Operação Abate, da Polícia Federal, foi um golpe duro num esquema que havia dentro da FDA (hoje Superintendência Federal da Agricultura) no Estado. Se tudo o que está denunciado for comprovado pelas investigações, o caso é de arrepiar todos os cabelos.

MENOS DIFÍCIL

Sentado à mesma mesa, um grupo de autoridades do Estado, do município e do Ministério Públikco deu passos concretos para trabalhar unido contra a violência que assusta Porto Velho. Quando todas as lideranças se agrupam, fica menos difícil enfrentar a onda de criminalidade.

EGITO

Depois do susto com o Egito, hoje tem mais seleção. Será que vamos de novo levar um  susto? Os americanos não são fáceis e já se viu que nossa Seleção não é “aquela Brastemp”...

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br  / www.opiniaotv.com.br 
ibanezpvh@yahoo.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)