Quinta-feira, 18 de junho de 2009 - 08h56
A DECISÃO SOBRE UM COMPLEXO
E NEBULOSO PROCESSO POLÍTICO
A decisão do TSE de concordar com o TRE rondoniense tirar o mandato do senador Expedito Júnior ainda terá ampla repercussão no mundo político do Estado. Expedito, uma liderança nova e que ganhou a vaga com quase 60 mil votos de diferença, acabou perdendo a cadeira por causa de um complexo e até agora ainda nebuloso processo julgado rapidamente no Estado e, dois anos e meio depois da posse, referendado por instância superior. Rondônia perde muito com a saída de Expedito. Ele se destacou, nesse pouco tempo em que esteve no cargo, trabalhando arduamente e defendendo causas como a transposição dos servidores do ex-Território, combatendo a absurda dívida do Beron e com uma parceria forte com o governador Cassol para trazer benefícios ao Estado. Com os direitos políticos recuperados em 2010, Expedito concorre de novo e, como muita gente considera que foi injustiçado nos julgamentos do TRE e TSE, poderá arregimentar muitos novos eleitores ao seu futuro projeto. Que pode ser o Governo do Estado. A partir de agora, contudo, o quadro muda e é preciso esperar para saber exatamente por quais caminhos o Expedito Júnior vai trilhar.
PRORROGAÇÃO
Como praticamente não há mais prazo para votar um terceiro mandato para o presidente Lula, entra agora em pauta outra proposta. E de um rondoniense. O deputado federal Ernandes Amorim apresentou proposta de emenda à Constituição prorrogando todos os atuais mandatos.
ASSINATURAS
Pela iniciativa, Presidente, governadores e parlamentares teriam seus mandatos prorrogados por dois anos e em 2012 haveria eleições gerais, tanto em nível federal quanto nos estados e municípios. Faltam poucas assinaturas para que o projeto de Amorim ande no Congresso.
CONTRA OU A FAVOR?
Patético. Pode-se resumir assim o depoimento do ministro Carlos Minc na Câmara Federal, esta semana, tentando explicar porque participou de uma passeata, no Rio, em defesa da maconha. Minc teve que desdobrar-se para dizer que, na verdade, é contra as drogas. Ao contrário do que ficou claro na sua participação na tal passeata.
TERRA ARRASADA
As verdadeiras donas da Amazônia, as ONGs bancadas com dinheiro estrangeiro e do governo brasileiro, unem-se para acabar com o agronegócio na região. Se não houver reação imediata e de todas as lideranças da região, vamos acabar fazendo o que eles querem: entregar-lhes nossas riquezas para que eles possam usá-las em benefício de seus países de origem.
É AMANHÃ!
Agora é oficial. Dilma Roussef vem aí. Chega nesta sexta e vai falar sobre o PAC, sobre usinas e programas federais do governo no Estado. Como pano de fundo, a mais importante mulher da política brasileira chega como pré-candidata à Presidência. E vai falar como tal.
CIÚMES
O governador Ivo Cassol já elogiou Dilma e disse que ela tem todos os requisitos para assumir a Presidência. Alguns petistas ficaram enciumados, porque não querem a “sua” candidata muito perto de Cassol, o principal adversário deles no Estado. Imagine-se como será a disputa por espaço perto da poderosa ministra, quando ela estiver por aqui.
NÃO TERMINOU
O empresário Acir Gurgacz assume vaga no Senado mas também com muitos problemas para resolver, inclusive com a Justiça Eleitoral. Fala-se que seu mandato também não estaria tão seguro e há quem aposte que o assunto, quando for votado no TSE, ainda vai causar grandes mudanças pelos lados do Congresso.
CABELOS EM PÉ
A Operação Abate, da Polícia Federal, foi um golpe duro num esquema que havia dentro da FDA (hoje Superintendência Federal da Agricultura) no Estado. Se tudo o que está denunciado for comprovado pelas investigações, o caso é de arrepiar todos os cabelos.
MENOS DIFÍCIL
Sentado à mesma mesa, um grupo de autoridades do Estado, do município e do Ministério Públikco deu passos concretos para trabalhar unido contra a violência que assusta Porto Velho. Quando todas as lideranças se agrupam, fica menos difícil enfrentar a onda de criminalidade.
EGITO
Depois do susto com o Egito, hoje tem mais seleção. Será que vamos de novo levar um susto? Os americanos não são fáceis e já se viu que nossa Seleção não é “aquela Brastemp”...
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br
“Não vai privatizar. A saúde é para todos e a gente precisa combater a desinformação. O que sabemos fazer é um trabalho sério, com compromi
Privatizações, hospital/escola, ampliação de ações no interior: a saúde pública pode dar um salto
Se tudo o que está sendo planejado para a área da saúde pública se concretizar, tanto a Estadual quanto Municipal, a partir de agora, certamente e
Entre 1966 e 1974, os guerrilheiros que queriam implantar o comunismo no Brasil (nada a ver com Democracia, como confessaram seus líderes, anos depo
Rondonienses na multidão pela anistia. Ato mostrou (de novo!) A força dos conservadores
Claro que não foram apenas as 44.900 pessoas “informadas” pelo doentio sistema de contagem da USP, que consegue ver multidões nas pífias m