Sexta-feira, 18 de junho de 2010 - 05h55
DESCUIDADO, O BRASILEIRO SE TORNA
VÍTIMA DOS DRAMAS DO SEU CORAÇÃO
Dados do Ministério da Saúde (MS), apresentados pelos médicos especialistas José Wilson Cavalcante e Rovanda Guimarães, durante o Curso de Educação Médica Continuada realizado pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), mostram que, apesar dos avanços terapêuticos, as doenças cardíacas ainda são a primeira causa de morte no Brasil. A dupla de especialistas atribuiu o grande número de mortes por doenças cardiovasculares aos maus hábitos alimentares e ao excesso de consumo de bebidas, cigarros e até de drogas ilícitas. “A falta de exercício também contribui”, salientou Rovanda Guimarães. Para Wilson Cavalcante, o brasileiro precisa mudar o estilo de vida. Alegam que uma alimentação balanceada, atividades físicas, controle do peso e de doenças crônicas, associados ao abandono do tabagismo e a redução do consumo de bebidas fará com que a população tenha cada vez menos problemas do coração.
Há ainda outro dado preocupante, destacado pelos cardiologistas: um significativo aumento de problemas cardíacos em jovens. A principal causa é a ingestão de drogas, que afetam o organismo e levam a doenças que podem matar. Só para se ter idéia do que representam tais doenças, em 2007 mais de 285 mil brasileiros morreram vitimados por elas. Mais que o crime, mais que o trânsito. O coração, sempre descuidado, pode ser a vida ou a morte. Dependendo de cada um.
SEM DIÁLOGO
A superintendência regional do Dnit encerrou as negociações com moradores das áreas próximas ao bairro da Balsa, que exigem indenizações muito maiores que as oferecidas para deixarem terrenos e casas que ocupam, em alguns casos, há décadas. O caso já valeu até duas interrupções no trânsito da BR 319, perto do porto graneleiro.
JÁ É DONA
O problema maior, alega o Dnit, é que as áreas do bairro da Balsa embora ocupadas há anos, pertencem à União, que não tem como pagar pelo que já é seu. O assunto agora está encerrado por aqui. Se houver solução, ela terá que ser definida pelo comando do Dnit em Brasília.
CHANCES IGUAIS
Merece destaque e elogio a ação da Prefeitura de Porto Velho de possibilitar curso pré-vestibular para quase 700 estudantes das escolas públicas. Sem grana para pagar cursinhos, inacessíveis a eles, os mais pobres tinham pouca chance de chegar nas provas de vestibular com o mesmo preparo dos “com grana”. O município ao menos equilibra um pouco as coisas.
CONTRA O PAÍS
A votação do novo Código Florestal, proposta do deputado Aldo Rebelo (PC do B), foi transferida para o início desta próxima semana. Seria discutida na terça, dia de jogo do Brasil, então já se viu o que deu. As ONGs, grupos internacionais e grupos ideológicos não querem que se mexa no Código, deixando-o como está. Mesmo que ele esteja preparando o fim do agronegócio no país.
É CONSTITUCIONAL?
Aliás, não foi surpresa que além de ONGS e políticos eleitos, membros do Ministério Público dos Estados e Federais tenham emitido notas contrárias às mudanças propostas por Rebelo. Cada vez mais politizados e “ideológicos”, há promotores brasileiros não eleitos pelo povo, mas que se posicionam como se representantes no Congresso fossem. Quando não satisfeito, o MP não deveria encaminhar suas ações e questionamentos via Judiciário? Perguntar não ofende.
HISTÓRICA
Contra a poderosíssima e fortíssima seleção da Coreia do Norte, o time de Dunga conseguiu uma vitória histórica. Começou muito bem o formidável time brasileiro, recheado de craques e jogando com uma qualidade poucas vezes vistas.Desse jeito, já podemos começar a comemorar o hexacampeonato mundial.(kkkkkkkkkkkkkk)...
OS “HOME”
Na surdina, como quem não quer nada, policiais federais andaram visitando alguns órgãos públicos dias atrás. Nada transpirou mas sabe-se que há investigações em andamento. Sobre o que? Pelo menos por enquanto ninguém sabe, ninguém fala, ninguém viu. Mas que os “home” estão na área, estão. Em breve saberemos os motivos.
SÓ PARA A TORCIDA
A coluna volta a insistir: o projeto Ficha Limpa foi sim um avanço na política brasileira, até pela mobilização popular que causou. Mas na prática, ao menos por enquanto, as coisas só mudaram para a torcida brasileira. Na prática, mesmo considerado “Ficha Suja”, o político terá inúmeros recursos judiciais. Como os tinha antes da lei. O resto é conversa...de político.
BICO CALADO
Há quase dois meses, um enorme vazamento de óleo sai do mar para destruir o Golfo do México, nos Estados Unidos. Todos continuamos esperando que as ONGs, regadas a dinheiro de vários países e do Brasil também, assim como se envolvem em tudo o que diz respeito à Amazônia, protestem com vigor contra uma das maiores catástrofes já registradas nos últimos anos. Até agora, todas calaram.
Fonte: Sergio Pires.
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa
Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta