Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 18/06/10



Primeira Mão - 18/06/10 - Gente de Opinião

DESCUIDADO, O BRASILEIRO SE TORNA

VÍTIMA DOS DRAMAS DO SEU CORAÇÃO


Dados do Ministério da Saúde (MS), apresentados pelos médicos especialistas José Wilson Cavalcante e Rovanda Guimarães, durante o Curso de Educação Médica Continuada realizado pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), mostram que, apesar dos avanços terapêuticos, as doenças cardíacas ainda são a primeira causa de morte no Brasil. A dupla de especialistas atribuiu o grande número de mortes por doenças cardiovasculares aos maus hábitos alimentares e ao excesso de consumo de bebidas, cigarros e até de drogas ilícitas. “A falta de exercício também contribui”, salientou Rovanda Guimarães. Para Wilson Cavalcante, o brasileiro precisa mudar o estilo de vida. Alegam que uma alimentação balanceada, atividades físicas, controle do peso e de doenças crônicas, associados ao abandono do tabagismo e a redução do consumo de bebidas fará com que a população tenha cada vez menos problemas do coração.

Há ainda outro dado preocupante, destacado pelos cardiologistas: um significativo aumento de problemas cardíacos em jovens. A principal causa é a ingestão de drogas, que afetam o organismo e levam a doenças que podem matar. Só para se ter idéia do que representam tais doenças, em 2007 mais de 285 mil brasileiros morreram vitimados por elas. Mais que o crime, mais que o trânsito. O coração, sempre descuidado, pode ser a vida ou a morte. Dependendo de cada um.

  

SEM DIÁLOGO

A superintendência regional do Dnit encerrou as negociações com moradores das áreas próximas ao bairro da Balsa, que exigem indenizações muito maiores que as oferecidas para deixarem terrenos e casas que ocupam, em alguns casos, há décadas. O caso já valeu até duas interrupções no trânsito da BR 319, perto do porto graneleiro.

 

JÁ É DONA

O problema maior, alega o Dnit, é que as áreas do bairro da Balsa embora ocupadas há anos, pertencem à União, que não tem como pagar pelo que já é seu. O assunto agora está encerrado por aqui. Se houver solução, ela terá que ser definida pelo comando do Dnit em Brasília.

 

CHANCES IGUAIS

Merece destaque e elogio a ação da Prefeitura de Porto Velho de possibilitar curso pré-vestibular para quase 700 estudantes das escolas públicas. Sem grana para pagar cursinhos, inacessíveis a eles, os mais pobres tinham pouca chance de chegar nas provas de vestibular com o mesmo preparo dos “com grana”. O município ao menos equilibra um pouco as coisas.

 

CONTRA O PAÍS

A votação do novo Código Florestal, proposta do deputado Aldo Rebelo (PC do B), foi transferida para o início desta próxima semana. Seria discutida na terça, dia de jogo do Brasil, então já se viu o que deu. As ONGs, grupos internacionais e grupos ideológicos não querem que se mexa no Código, deixando-o como está. Mesmo que ele esteja preparando o fim do agronegócio no país.

 

É CONSTITUCIONAL?

Aliás, não foi surpresa que além de ONGS e políticos eleitos, membros do Ministério Público dos Estados e Federais tenham emitido notas contrárias às mudanças propostas por Rebelo. Cada vez mais politizados e “ideológicos”, há promotores brasileiros não eleitos pelo povo, mas que se posicionam como se representantes no Congresso fossem. Quando não satisfeito, o MP não deveria encaminhar suas ações e questionamentos via Judiciário? Perguntar não ofende.

 

HISTÓRICA

Contra a poderosíssima e fortíssima seleção da Coreia do Norte, o time de Dunga conseguiu uma vitória histórica. Começou muito bem o formidável time brasileiro, recheado de craques e jogando com uma qualidade poucas vezes vistas.Desse jeito, já podemos começar a comemorar o hexacampeonato mundial.(kkkkkkkkkkkkkk)...

 

OS “HOME”

Na surdina, como quem não quer nada, policiais federais andaram visitando alguns órgãos públicos dias atrás. Nada transpirou mas sabe-se que há investigações em andamento. Sobre o que? Pelo menos por enquanto ninguém sabe, ninguém fala, ninguém viu. Mas que os “home” estão na área, estão. Em breve saberemos os motivos.

 

SÓ PARA A TORCIDA

A coluna volta a insistir: o projeto Ficha Limpa foi sim um avanço na política brasileira, até pela mobilização popular que causou. Mas na prática, ao menos por enquanto, as coisas só mudaram para a torcida brasileira. Na prática, mesmo considerado “Ficha Suja”, o político terá inúmeros recursos judiciais. Como os tinha antes da lei. O resto é conversa...de político.

 

BICO CALADO

Há quase dois meses, um enorme vazamento de óleo sai do mar para destruir o Golfo do México, nos Estados Unidos. Todos continuamos esperando que as ONGs, regadas a dinheiro de vários países e do Brasil também, assim como se envolvem em tudo o que diz respeito à Amazônia, protestem com vigor contra uma das maiores catástrofes já registradas nos últimos anos. Até agora, todas calaram.

 

 Fonte: Sergio Pires. 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)