Sábado, 18 de junho de 2011 - 07h57
O TESTE DO BAFÔMETRO E NOSSAS
LEIS QUE SÓ PUNEM ASVÍTIMAS
Depois de matar três pessoas num acidente de trânsito há 16 anos, quando dirigia em alta velocidade e suspeito de ter bebido, o ex-jogador Edmundo, não ficou um só dia na cadeia. Foi condenado a quatro anos e meio de prisão, com o direito do regime semiaberto. Agora, mais de uma década e meia depois, foi preso. Deve sair logo. No Paraná, o jovem deputado Carli Filho praticamente trucidou com seu carro dois jovens, após uma noitada de bebedeira num restaurante em Curitiba. Ele dirigia seu carrão a quase 170 quilômetros por hora. Nessa semana, mais de dois anos depois das mortes, ele começa a ser julgado, mas deve sair na moleza também. São apenas dois exemplos de como as leis no Brasil só funcionam no papel. Todos os dias, motoristas bêbados ou até “trêbados”, saem pelas ruas das cidades e pelas rodovias para matar. Mesmo pegos em flagrante, se eles não autorizarem exame do bafômetro, perdem algum tempo, incomodam-se um pouquinho e nada mais. Nos Estados Unidos, dirigir bêbado dá cadeia na hora. O sujeito sai do local do acidente, passa por um juiz e vai em cana direto, até que saia a sentença definitiva.
Nós por aqui, queremos achar que somos os tais, que respeitamos os direitos, desde que eles sejam dos que cometem crimes. As vítimas são tratadas como seres descartáveis e a Justiça, a verdadeira Justiça, jamais é feita. Ora, para que se fazer uma onda tremenda em cima da lei do bafômetro se ela não pode ser usada para condenar ninguém?Para que fazer de tolas as famílias das vítimas e toda a sociedade? Porqueos culpados continuam livres, dirigindo e prontos para matar de novo? Não parece que essa gente que faz leis assim quer é tirar sarro da nossa cara? Está na hora de começarmos a ser um país sério. Ninguém mais agüenta uma aberração após a outra.
FAMIGERADA
Capítulo inédito da famigerada novela “PEC da Transposição”. Agora a dona Dilma diz que vem em julho ao Estado para assinar a dita cuja. De jeito que o governo quer, sem beneficiar a maioria das categorias, mas, enfim, já é alguma coisa. Pior de tudo é ficar ouvindo, todo o dia, nova informação vinda de releases dos nossos representantes marcando nova data para a tal assinatura. É um pé no saco!
PESO DOIS
Cada acreano vale por quase dois rondonienses. Pelo menos nas contas do Fundo de Participação dos Estados, onde o Acre recebe muito mais que Rondônia, segundo as contas feitas pelo competente deputado Jesualdo Pires, do PSB. Outros estados da região norte, menores e menos populosos que Rondônia, também recebem mais. È a parte que nos toca neste latifúndio...
RAINHA DA GRANA
Ops! Alguma coisa deu errada. Uma operação da Polícia Federal prendeu, esta semana, José Rainha Júnior, um dos líderes do MST. Não foi por invasão ilegal de propriedades e nem por destruição delas. Foi por grana. O Rainha Júnior meteu a mão em grana destinada a programas sociais. Será que a lei vai começar a valer também prá essa gente?
CIUMEIRA
A ciumeira já é declarada. Peemedebistas, que queriam quase tudo no governo Confúcio, perdem espaço para o DEM de José Bianco. Aqui e ali, a forte ligação do governador com o prefeito de Ji-Paraná causa burburinhos e início de protestos entre a turma do PMDB. E o clima tenso recém está começando.
UM DOS DOIS
Se não for Epifânia Barbosa, será Cláudio Carvalho. O grupo político do PT liderado pelo prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, maior expressão do partido no Estado, está apostando suas fichas, ao menos até agora, num dos dois. Epifânia pode ficar fora porque pretenderia priorizar o comando regional da sigla. Se assim for, o candidato na Capital será mesmo Cláudio Carvalho.
CADA CABEÇA...
O STF fez o que tinha que fazer. Mandou cumprir a Constituição, no caso das passeatas pró-maconha, em nome da liberdade de opinião. Pena que o Judiciário como um todo não entenda assim. A censura ao jornal O Estado de São Paulo continua há mais de 20 meses. Aí não vale a liberdade de expressão e nem de opinião. É o Brasil confuso, onde cada cabeça de juiz pode representar uma decisão diferente.
MELHORANDO
A Capital está começando a melhorar muito. Além do asfalto, da melhoria da sinalização no trânsito, de muitas obras em andamento, a Prefeitura anuncia que vai construir 300 quilômetros de calçadas. Os donos dos imóveis terão que fazer o resto. Ainda falta muito, mas estamos indo na direção certa.
OBRAS, OBRAS...
O Teatro Estadual começa de novo. Espera-se que agora as coisas andem e não parem mais. O Centro Administrativo também vai, devagar mas vai. Rezemos para que não se torne um elefante branco. A ponte sobre o rio Madeira, no bairro da Balsa, vai de vento em popa. Falta agora só os viadutos sobre a BR recomeçarem, para que se tenha já algo a comemorar.
PERGUNTINHA
O governo e o Congresso vão tomar providências em relação às graves denúncias de corrupção contra o poderoso Ricardo Teixeira, presidente da CBF?