Sexta-feira, 18 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 18/07/09


Primeira Mão - 18/07/09 - Gente de Opinião
MESMO NA VELHICE, ALGUNS
DECIDEM SUJAR A BIOGRAFIA.


Ele é quase octogenário. Está na política há mais de meio século. Deveria estar preocupado com sua biografia no final da vida. Mas, pelo contrário, o senador Paulo Duque (foto), do PMDB do Rio de Janeiro, é mais uma triste figura entre tantas que estão transformando o Senado brasileiro num verdade “circo dos horrores”, conforme o jornal inglês The Economist publicou esta semana. Como novo presidente da Comissão de Ética do Senado, Duque, que é sempre lembrado por suas ligações com o jogo do bicho carioca, diz que não está preocupado com a opinião pública, que segundo ele, é muito volúvel. Deixou antever que não vai pedir punição ao senador José Sarney, mesmo depois das dezenas de denúncias. E foi mais longe, em relação ás repercussões de suas decisões; “Não temo a opinião pública porque ela é manobrada pelos jornais. E os jornais estão acabando”, ainda ironizou, certamente ignorando que a imprensa brasileira talvez seja a última esperança de que gente como ele seja extirpada da vida pública nacional. Normalmente se diz que na velhice, quando não há nada mais a perder, os homens se mostram verdadeiros. A frase cabe bem a Paulo Duque e talvez a José Sarney, outro octogenário que resolveu, no fim da vida, mostrar quem realmente é. Mas há exceções, felizmente. O gaúcho Pedro Simon, do alto dos seus 80 anos, teve a grandeza de dizer que, no fim da vida, tem vergonha do Senado brasileiro, onde ele está há tantos anos.

TEIAS DE ARANHA

Prefeitos rondonienses e de todo o país correm a Brasília, outra vez, pedindo socorro. Sem dinheiro federal, a maioria dos municípios brasileiros pode quebrar a qualquer momento. Estrangulados por muitos compromissos que assumiram – aliás, por determinação do governo central – os prefeitos estão vendo seus cofres criando teias de aranha.

ENROLAÇÃO

A mobilização, no geral, ajuda muito pouco. Além de curtir o turismo e as promessas que ouvem, são poucos os prefeitos que voltam às suas cidades com a certeza de que seus problemas financeiros serão resolvidos. Na grande maioria dos casos, vivem da famosa “enrolation”, que caracteriza o bom papo furado que enche os ouvidos mas nunca os cofres.

NÓIS NA FOTO”

As vendas de carro no Brasil, em junho, foram muito acima do esperado. Cresceram cerca de 3,8% . Mas explodiram mesmo em Rondônia, e principalmente em Porto Velho. O aumento sobre o mesmo período do ano passado foi acima dos 11%. Conosco ninguém pode...

HORA DE SOFRER

Candidatíssimos à Assembléia no ano que vem, vários vereadores da Capital começam agora a buscar mais espaço na mídia. E vários deles vão partir para a oposição ao governo municipal, até porque vão querer fazer cobranças e agradar o eleitor local que não estiver satisfeito com a administração do PT. O prefeito Roberto Sobrinho que se prepare para sofrer um pouco mais!

VEM MAIS

A campanha dos edis visando a ALE já começou. Até petistas de primeira hora, como o presidente José Hermínio, começaram a marcar posição, fazendo cobranças públicas à equipe de Sobrinho. Num primeiro momento, sobrou para a secretária Fernanda Moreira, da Sentram e até para o veterano Jair Ramires. Mas vem mais por aí.

LÁ VEM ELES!

Dos atuais vereadores, pelo menos uma dezena estão de olho no legislativo estadual. Além de Hermínio: Zequinha Araújo, Marcelo Reis, Mariana Carvalho, Cláudio Carvalho, Cláudio da Padaria, DJ Moisés, Elis Regina, Jean Oliveira e José Wildes. E ainda faltam outros que começam a se mexer agora.

ÁLCOOL NO RIO

No início do ano, a Delegacia Fluvial anunciou com alarde que começaria a usar o bafômetro para detectar pilotos de barcos embriagados. Passados sete meses, não se tem notícia de fiscalizações no rio Madeira. E muito menos de alguém pego pelo bafômetro. Parece que tudo ficou só no projeto.

NADA MUDOU

Por falar em assuntos do início do ano, alguém lembra o que aconteceu depois que o senador pernambucano Jarbas Vasconcelos denunciou que seu próprio partido, o PMDB, só vive de fisiologismo, cargos e corrupção? Passados seis meses, as bombásticas declarações se transformaram em....nada. Como se não tivessem sido feitas. Ninguém ligou. Como sempre.

MISTER GAY

Rondônia estará presente, de novo, na disputa do título de “Mister Gay” nacional. A escolha será em São Paulo. O representante rondoniense deste ano será Gabriel Pita, de 21 anos. Terá grande torcida na finalíssima, marcada para 6 de setembro. 

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br  / www.opiniaotv.com.br 
ibanezpvh@yahoo.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 18 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Se eles mandarem um porta aviões até o Lago Paranoá, daí a gente vê!”, ironiza Moraes sobre pressão americana

“Se eles mandarem um porta aviões até o Lago Paranoá, daí a gente vê!”, ironiza Moraes sobre pressão americana

         “Não vai privatizar. A saúde é para todos e a gente precisa combater a desinformação. O que sabemos fazer é um trabalho sério, com compromi

Privatizações, hospital/escola, ampliação de ações no interior: a saúde pública pode dar um salto

Privatizações, hospital/escola, ampliação de ações no interior: a saúde pública pode dar um salto

  Se tudo o que está sendo planejado para a área da saúde pública se concretizar, tanto a Estadual quanto Municipal, a partir de agora, certamente e

Anistia para assassinos, assaltantes, torturadores, mas não para a mulher que sujou a estátua com batom

Anistia para assassinos, assaltantes, torturadores, mas não para a mulher que sujou a estátua com batom

Entre 1966 e 1974, os guerrilheiros que queriam implantar o comunismo no Brasil (nada a ver com Democracia, como confessaram seus líderes, anos depo

Rondonienses na multidão pela anistia. Ato mostrou (de novo!) A força dos conservadores

Rondonienses na multidão pela anistia. Ato mostrou (de novo!) A força dos conservadores

          Claro que não foram apenas as 44.900 pessoas “informadas” pelo doentio sistema de contagem da USP, que consegue ver multidões nas pífias m

Gente de Opinião Sexta-feira, 18 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)