Quarta-feira, 18 de agosto de 2010 - 05h12
A PARADA GAY DESTE ANO TERÁ UM CUNHO
MAIS POLÍTICO-PARTIDÁRIO DO QUE FESTIVO
Uma grande festa, colorida, com música e alegria foi a forma utilizada pelas chamadas minorias – como gays, lésbicas e “simpatizantes” – para buscarem seu espaço e a aceitação da sociedade. A comemoração chegou ao Brasil e em poucos anos tornou-se um acontecimento incrível, pelo apoio de grande parte dos brasileiros às minorias, embora ainda existam os reacionários e preconceituosos, que sempre existirão. Em Rondônia, a “Parada do Orgulho Gay” também tem tido o apoio de milhares de pessoas, que mesmo tendo outra opção sexual, não deixam de participar para dizer que não aceitam a discriminação, mas também para se divertir, rir, ouvir música, assistir ao verdadeiro show que dão travestis e “drag queens”. Este ano, contudo, a marcha proposta pelo Grupo Gay de Rondônia, que acontecerá no próximo dia 29 deste mês, terá uma característica diferenciada, que poderá até afastar o sempre enorme público presente à parada que já completa oito anos.
Uma carta aberta distribuída à população pela liderança do movimento deixa claro que a Parada Gay deste ano terá um foco muito mais político-partidário do que qualquer outra função. Ao criar o slogan “Meu Voto, Minha Cidadania: Voto Não Homofobia”, os promotores do evento querem misturar seu luta pelo reconhecido da sociedade – aliás, já conquistada na maioria das cidades brasileiras – com política, eleições e indicação de candidaturas. É um risco, imagina-se, calculado pelos promotores do evento. Ao tentar insinuar candidaturas, ao misturar alhos com bugalhos, será que a Para Gay terá mesmo os 120 mil rondonienses esperados?
REPLAY
E aí, o que você achou da estréia do horário eleitoral gratuito ontem à noite, nas emissoras de rádio e TYV? Não deu aquela sensação de “dejavú”, de estar vendo, apenas trocando os personagens, a mesma coisa das campanhas anteriores? Hoje começa a participação dos candidatos ao governo rondoniense. Tomara que venha com alguma coisa nova.
O ELEITOR SABE?
Pode ser que até estejam certos, nunca se sabe. Mas do presidente Lula ao mais modesto petista, já há comemoração aberta pela eleição de Dilma Rousseff como Presidente. Quem acompanha eleição há muitos anos sabe muito bem o que pode representar o clima do “já ganhou”. Porque, se não combinar com o eleitor, pode dar zebra.
UMA LEI QUE DIVIDE
A Lei Ficha Limpa continua dividindo opiniões, inclusive no Tribunal Superior Eleitoral. O ministro Arnaldo Versiani, por exemplo, liberou a candidatura de um postulante a deputado estadual em Minas Gerais que tinha sido impugnado em seu estado. Dos 27 tribunais estaduais, aliás, onze já decidiram que a |Ficha Limpa não vale para esta eleição. Os outros 16 acham que vale. Confusão geral.
VOLTA LOGO
Na semana que vem, ocorrerá o julgamento de um dos responsáveis por um dos mais hediondos crimes já registrados no Estado. Ele será julgado por ter matado duas crianças, dois meninos e depois seqüestrar e seviciar uma menina de 14 anos por vários dias. Pegará pena pesada, sem dúvida mas terá vários benefícios legais e em alguns anos estará solto de novo. Para continuar matando crianças.
FALTARÁ UM
Vai falar um dos assassinos no banco dos réus. Um menor que ajudou o anormal a matar e a estuprar a menina não pode ser julgado. Apesar da brutalidade do crime que cometeu, é tratado pelas leis brasileiras como se fosse um santo. Menores podem cometer os crimes mais brutais. Nada lhes acontece. Mesmo quando matam crianças.
AMOR E ÓDIO
Todos amam os jornalistas. Do presidente da República aos membros dos parlamentos, do Judiciário, do Ministério Público. Até que sejam criticados por eles. Aí o jornalista é vendido, está a serviço de alguém, é mentiroso. A verdade é que há, com menor ou maior proporção, o eterno sentimento de controle da imprensa, por quem está no poder.
NÃO SURPREENDE
Quem demonstrou isso, claramente, foi o ex-presidente Fernando Collor de Mello, aquele mesmo... Denunciado numa reportagem da revista Isto É, por problemas com a Justiça Eleitoral, fez um discurso ofensivo contra o jornalista que fez a matéria. Demonstrou o que muitas autoridades pensam mas, ao menos por enquanto, não falam: gostar mesmo, só de jornalista que elogia.
SHOW DE BOLA
O Sistema Imagem de Comunicação (SIC), liderado pela TV Candelária/Record, no Estado, está dando um show de informação ao rondoniense, via satélite, com entrevistas especiais dos candidatos ao governo e ao Senado. A rede de emissoras emissora comandada por Everton Leoni e os programas produzidos pelo experiente Beni Andrade têm demonstrado que é possível fazer boa informação sem desrespeitar a lei eleitoral.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno