Sábado, 18 de setembro de 2010 - 08h14
SOLDADOS SE VESTEM COMO TRAFICANTES
COM MEDO SE SER ATACADOS POR ELES
Está na edição da revista Playboy, que circula no país, uma interessante entrevista com o jornalista e historiador Laurentino Gomes (na foto acima). Ele conta sua vida, fala sobre o sucesso de seu primeiro livro sobre nossa história, que vendeu 600 mil exemplares e conta particularidades da vida íntima de D. Pedro II, que nos libertou de Portugal. Mas há um detalhe na entrevista que merece destaque especial. Laurentino relata que foi dar palestra no quartel do Rio de Janeiro e, ao ser apanhado no hotel, notou que os soldados e oficiais que o recepcionaram usavam roupas civis, comuns. Quis saber o porquê e ouviu uma resposta impressionante. “É o seguinte – disse-lhe um dos membros do Exército – “se a gente anda com farda e armados, os traficantes nos atacam e roubam nossas armas. Então a gente se disfarça”. Não é uma coisa incrível, inédita, espetacular? Soldados e oficiais precisam se vestir como traficantes para não serem atacados por...traficantes.
Homens treinados, inclusive para enfrentar situação de guerra, temem confronto com os bandidos nas ruas do Rio de Janeiro. Se eles, que poderiam defender a sociedade, escondem-se atrás de roupas civis, a quem poderão recorrer os cidadãos comuns, que vivem a guerra civil numa das maiores cidades brasileiras, há quase duas décadas? A Playboy tem mulher bonita, muita coisa sobre sexo e humor. Mas tem também, de vez em quando, uma entrevista que mexe com as estruturas do país. Essa, do escritor Laurentino Gomes, vai ficar na história também. Ela resumiu a quanto anda a relação com o crime organizado neste país.
NADA DE NOVO
No debate da Rede TV, esta semana, não poderia ter dado outra coisa: Confúcio, Valverde e Expedito derem uma prensa no atual governador e principal adversários deles, João Cahulla. Mas Cahulla se saiu bem, mostrando que está preparado para a batalha. No geral, o debate não trouxe nada de novo à disputa pelo governo.
COM AUDITÓRIO
Nesta segunda, dia 20, acontecerá aquele que é o um dos mais esperados debates, o da TV Candelária, porque terá uma particularidade: um auditório com mais de 120 personalidades, especialmente convidadas, vai acompanhar no local do encontro, tudo o que ocorrer. O debate, a partir das 22 horas, vai ao ar via satélite para todo o estado. Será comandado por Léo Ladeia.
CINCO DIAS ANTES
O último grande encontro entre os concorrentes ao Palácio Presidente Vargas acontecerá a cinco dias da eleição. Será no próximo dia 28, promovido pela TV Rondônia. Será à noite. Cahulla, Expedito, Confúcio, Sussuarana e Valverde terão a última chance de convencer o eleitorado, via TV.
MAIS TV
Ainda na TV Candelária, neste final de semana, mais uma rodada de entrevistas com os candidatos ao governo. Começou no sábado, com Confúcio Moura e continuou no domingo com Marcus Sussuarana. Hoje e amanhã estarão no ar, ao vivo e via satélite, Eduardo Valverde e Expedito Júnior. Nos sábados o programa começa às 9h30 e aos domingo às 8h30. Tem uma hora e meia de duração.
INIMIGO COMUM
Tem, é claro, explicação para que candidatos da base ligados ao ex-governador Cassol estejam apoiando publicamente o nome que era adversário até há pouco, Valdir Raupp. Como imaginam que Cassol já tem vaga ao Senado, preferem Raupp à Fátima Cleide. O inimigo comum deles é a petista.
AVAL DO LÍDER
Nos últimos dias, o presidente da ALE, Neodi Carlos; Moreira Mendes e até candidatos a Assembléia, como o delegado Carlos Eduardo, abriram o segundo voto para Raupp. Embora não oficialmente, é claro que o estão fazendo com o aval do líder maior. Se Cassol dissesse não, os apoios a Raupp não se concretizariam.
TEMPO PRECIOSO
Um dos problemas de Fátima Cleide é sua ligação com leis em defesa dos homossexuais, casamento entre pessoas do mesmo sexo e, ainda, a questão da nova lei dos direitos humanos, que os religiosos abominam. A senadora, candidata à reeleição, está perdendo precioso tempo de campanha tentando explicar suas posições e garantindo que elas não vão contra os preceitos religiosos.
OLHO EM 2012
A jovem vereadora Mariana Carvalho, filha do empresário e ex-vice-governador Aparício Carvalho, decidiu não disputar cadeira na Assembléia e cumprir seu mandato até o final. Não seguiu o rumo de vários de seus colegas. Na verdade, Mariana está se preparando para 2012. A Prefeitura de Porto Velho não está fora das suas metas.
POVÃO NÃO LÊ
Piadas, fotos-montagem, críticas duras, ataques baixos pela internet, têm como alvo a candidata ao PT à Presidência, Dilma Rousseff. Além, é claro, de parte da chamada grande imprensa, que bate nela e no atual governo sem dó nem piedade. Nada tem adiantado. A cada pesquisa, Dilma fica mais perto de ganhar no primeiro turno. O povão, sem internet e que não lê nem revistas nem jornais, está com Lula. E com ela.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro
O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa