Sexta-feira, 3 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 18/12/09



Primeira Mão - 18/12/09 - Gente de Opinião
MUITO BARULHO POR NADA: SHEAKSPEARE
TAMBÉM CHEGOU À ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Foi uma verdadeira guerra interna, acirrada pelas eleições que se aproximam, por necessidade de alguns parlamentares em terem mais recursos para suas campanhas; para agradar prefeitos com emendas, enfim, tudo se resumiu a uma disputa e força...pela grana. No final, o grupo de deputados estaduais que começou com 14 e acabou com dez, pela desistência de alguns, perdeu a queda de braço com a Mesa Diretora e o novo prédio da Assembléia Legislativa será mesmo construído. O presidente Neodi Carlos, o deputado Jesualdo Pires e os demais membros da Mesa, agiram com correção. Antes de anunciar a obra, ouviram todos os seus colegas parlamentares. Não houve um só voto contrário.A área foi comprada, procedeu-se a concorrência – tudo sendo divulgado e discutido abertamente – e não se ouviu qualquer voz contrária à construção. De uma hora para outra, aí sim, começou uma mobilização de dois ou três deputados, logo somados a outros, alegando que a obra é desnecessária e que seu investimento deveria ser destinado a outras causas. A entrada do deputado Silvernani Santos – que ocupou a vaga que era de Valdevino Tucura – colocou lenha na fogueira. Como não precisou voltar atrás como muitos dos seus colegas, Silvernani entrou de sola no caso da obra e tentou impedi-la. Não deu. Agora, o assunto foi decidido. Pode até voltar em 2010 mas, depois que o prédio começar a ser construído, não tem mais como mexer no assunto.

E assim, muitos deputados rondonienses perderam tempo e prestígio, por apoiarem uma decisão de mais de três anos e só agora, quando tudo está pronto para concretizá-la, mudarem de posição. A população vai querer saber exatamente o que os moveu para fazer muito barulho por nada, conforme a peça de Sheakspeare.

CINCO MIL

Só para se ter idéia da grandeza da coisa: a empresa Odebrecht vai pagar, nesse mês de dezembro, mais de cinco mil notas fiscais de fornecedores e prestadores de serviços, com valores diversos. E, desse total, 84% das notas são de organizações de Rondônia. Bem ao contrário do que alguns anunciavam de que as compras seriam todas de fora. Deram com os burros n´água. 

RECORDE

Ainda dentro do mesmo contexto: o emprego em Rondônia bateu todos os recordes este ano. Foram criados mais de 25 mil novos empregos, segundo anuncia Ruy Motta, superintendente do Trabalho no Estado. Um número a comemorar. E é claro que as hidrelétricas do Madeira tem muito a ver com isso. 

TEM QUE COMBINAR

O deputado Eduardo Valverde, do PT, anuncia um plano político para 20 anos. Quer programar-se, ao seu partido, o PT e aos seus companheiros para duas décadas. A idéia não é ruim. O que Valverde tem que fazer agora é uma coisinha muito simples: combinar com o eleitorado. Se ele topar... 


BRIGA QUENTÍSSIMA


A disputa pelo governo já tem as principais candidaturas postas. Então, o assunto principal das rodas políticas voltou-se para a corrida pelas duas cadeiras pelo Senado. Se Cassol está bem na foto, como as pesquisas têm mostrado, uma vaga é dele. E a outra será uma das mais disputadas da história. 

TRÊS PARA DOIS

É que querem entrar nela dois dos atuais senadores. O ex-governador e líder do PMDB, Valdir Raupp e a atual senadora Fátima Cleide, que arrebanhou quase todos os segundos votos na última eleição. Raupp conta com o apoio incondicional de seu partido e da sua mulher, a campeã das urnas Marinha Raupp. Fátima está começando a se arregimentar agora. 


CABEÇA DE CHAPA

Porque PT e PMDB não repetiram a aliança que tinham há longo tempo para a disputa pelo governo? Um importante político do comando de um dos partidos contou, reservadamente: é que o PMDB teria esquecido o passado e não acenou com a indicação de um vice na chapa petista. Porque entregar a cabeça ao PMDB jamais esteve nos planos do partido do presidente Lula em Rondônia. 


NOVE MIL


A Central de Polícia de Porto Velho, sem dúvida a delegacia mais movimentada do Estado, registrou nada menos do que nove mil ocorrências neste ano. Os números são aproximados e foram somados até a semana passada. Tráfico de drogas, brigas, apreensão de armas e tiroteios foram as principais causas dos registros. 


PEC 300


O deputado federal Lindomar Garçon comemorou, esta semana, uma notícia dada a ele, pessoalmente, pelo presidente da Câmara Federal, Michel Temer. Em fevereiro, entra na pauta de votações da Câmara a PEC 300, que vai significar uma grande melhora salarial para PMs e Bombeiros de todo o País. Garçon é um dos que mais têm batalhado, no Congresso, para que a PEC se torne realidade. 


RABO PRESO


Todos com o rabo preso! O governador do Distrito Federal ameaçou contar todos os podres de todo o mundo, antes de cair. Ninguém teve coragem de enfrentá-lo e ele fica no governo por mais tempo, apesar das cenas vergonhosas que protagonizou. O rolo envolve tanta gente que Arruda vai ainda muito longe no poder. 

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/ 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta

Governador oferece apoio de técnicos a Léo Moraes. Novo prefeito ainda não montou sua equipe de governo

Governador oferece apoio de técnicos a Léo Moraes. Novo prefeito ainda não montou sua equipe de governo

          Não é exato como um bom relógio, mas numa conta simples, faltam pouco mais de 144 horas para que Porto Velho tenha um novo Prefeito. Léo M

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)