Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 19/01/11


 Primeira Mão - 19/01/11  - Gente de Opinião

PELO MENOS UMA GRANDE OBRA

COMEÇA A SE TORNAR REALIDADE

Falou-se muito em grandes investimentos federais. Não se pode ignorar que alguns foram feitos, como a duplicação da BR 364 em Porto Velho. Mas também é verdade que obras como os viadutos, que servirão para melhorar a estrutura de trânsito da cidade, ainda estão paradas. Como estão as de implantação do sistema de água e esgoto. A verdade é incontestável, porque está aos olhos de todos. Agora, pelo menos uma das mais importantes e necessárias realizações do governo federal na Capital rondoniense começa a se tornar realidade palpável. Para quem chega ao bairro da Balsa ou atravessa o rio Madeira, enxergar operários e técnicos dando duro em pleno domingo, para erguer os primeiros pilares da gigantesca ponte que ligará os dois lados do rio, já é um alento. Se não aparecer novos “indícios de irregularidades”, que o tribunal de Contas adora encontrar para parar obras públicas no meio delas; se não houver alguma tragédia no percurso; se o governo Dilma não roer a corda e tirar o dinheiro que já está destinado a ela, finalmente a ponte gigantesca sai mesmo do papel.

Com um investimento superior a 200 milhões de reais, a ponte ligará o lado desenvolvido de Porto Velho com a outra  margem, onde a infraestrutura ainda é praticamente inexistente. Representará um avanço impressionante para a Capital, proporcionará a ligação com as cidades do Amazonas; dará um salto na qualidade de vida dos que sobrevivem semiabandonados na zona rural. Enfim, a sonhada ponte, projetada há mais de três décadas, finalmente está entrando no mundo real. Comemore-se,pois!   

 

TENSÃO E CORRERIA  

A pouco mais de 10 dias da eleição na Assembléia, o clima agora é de tensão, correria, busca de apoios, tentativas de cooptar votos para um lado e outro. E muita conversa. A disputa é intensa, os métodos utilizados nem sempre são os melhores, mas a verdade é que o comando do legislativo torna-secada vez mais vital para o contexto da política estadual.

 

 MÃOS LAVADAS  

O governador Confúcio Moura, pelo menos oficialmente, tem lavado as mãos. Não se envolveu diretamente no assunto, não conversou publicamente com nenhum dos pretendentes, tem repetido que o problema é de economia interna da Assembleia. Está seguro de que, seja quem for o escolhido, poderá ter boa relação com o novo presidente e a nova Mesa Diretora.

  

CORESPONSÁVEIS 

O tal cheque furtado da mesa de um diretor da Assembléia, usado por malandros para tentar envolver o legislativo em problemas, vai dar rolo é para quem furtou e passou adiante. Com assinatura totalmente falsificada, o que é fácil constatar, tentaram usar o cheque podre politicamente. Todos os envolvidos serão devidamente ouvidos pela polícia. Como coresponsáveis; 

 

 DISTORÇÃO  

Está começando a aparecer, agora com mais força, a verdadeira guerra pelo comando da Assembléia. Antes só nos bastidores, a batalha está saindo às ruas, principalmente através de comentários na mídia. Claro que, dependendo dos interesses e do dinheiro envolvido, há gente que se presta para tudo. Inclusive inventar fatos ou os distorcer. Uma pena.

 

 POESIA 

O governador rondoniense deu uma pausa para os temas pesados em seu blog, onde analisa tudo, diz como quer fazer, traz os problemas à tona e aponta soluções que lhe parecem as melhores. No início da semana, Confúcio abriu o blog com...poesias. Coisa, aliás, que ele adora.

 

 QUEREM NEGOCIAR

Os chineses não estão para brincadeira. “Descobriram” Rondônia, que pode se tornar um grande parceiro comercial do maior mercado consumidor do mundo. E querem negociar. A vinda do embaixador chinês pela primeira vez ao Estado, na semana passada, comprovou que o país mais populoso da terra sabe onde estão as oportunidades.
 

 

SANTO ANTONIO  

O embaixador Qiu Xiaoqi também visitou as obras da hidrelétrica de Santo Antonio. E ficou impressionado. Mesmo que seu país esteja construindo a maior do Planeta, o embaixador  ficou impressionado com o que viu na obra rondoniense.

 

 ASSIDUIDADE

 Ernandes Amorim, que não concorreu à reeleição, foi o deputado rondoniense com mais faltas durante seu mandato. Mauro Nazif, reeleito, teve apenas dez ausências no parlamento durante todo esse período. A freqüência de Nazif nos trabalhos da Câmara Federal, aliás, o coloca como um dos mais assíduos entre os mais de 550 parlamentares.
 

 

ACABOOOOOOUUUUU! 

“Da parte das nomeações estou satisfeito. Este mês não vou nomear mais ninguém para nenhum cargo. A não ser casos excepcionalissímos. De tão excepcionais não terei surpresas porque já sei que não tem nenhum. Os companheiros que se acalmem e voltem aos poucos aos planos de suas próprias vidas como sempre fizeram”.

 

 RECADO 

“Vou continuar amigo de todos, companheiro de todos, amando a todos até a extensão do meu limite humano”. Recado de Confúcio Moura às centenas que o procuram atrás de um empreguinho.
 

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV / Eventos
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)