Terça-feira, 19 de maio de 2009 - 05h53
É UM ARREMEDO DE PUNIÇÃO E UMA
VERGONHA PARA AS PESSOAS DE BEM
Quando se fala em impunidade e arremedo de Justiça neste país, há quem ache exagero. Mas os exemplos são tantos e diários que o argumento é irrefutável. Vamos a apenas um deles. Em outubro de 2002, uma jovem abriu a casa para seu namorado e o irmão dele. Os três assassinaram barbaramente os pais da garota. Hoje, passados menos de sete anos da tragédia que abalou o Brasil, o que vai acontecer? Suzana von Richthofen, jovem, rica, assassina fria e calculista, está prestes a sair da cadeia. Foi condenada a 38 anos de prisão mas com a chamada progressão da pena poderá estar nas ruas em breve. Menos de dois anos e meio se passaram desde que ela foi presa. Para as leis brasileiras, uma filha ou um filho que matam os pais são pessoas boas, que merecem perdão, que devem ter outra oportunidade na vida. É disso que está se falando. Ora, esse tipo de benefício legal não é um claro, transparente, óbvio incentivo a crimes? E crimes brutais? Onde está o respeito à vida, às pessoas de bem que lutam uma vida inteira para cumprir a lei, pagar seus impostos e andar de cabeça erguida? Não merecem o repúdio de todos esses políticos que ao invés de exigirem que as leis mudem para punir os facínoras vivem discursando em defesa deles? O caso Richthofen é apenas mais uma vergonha que todos nós vamos passar...
MARTELO
O martelo está batido. Se não houver nenhuma mudança brusca de percurso, se não acontecer alguma coisa nova muito importante, se as pesquisas não forem negativas, João Cahulla será ungido e oficializado como o nome do Palácio Presidente Vargas para a sucessão de Ivo Cassol.
MAIS DOIS
Ainda estão no páreo o senador Expedito Júnior – quem tem muito prestígio e muito voto em todo o Estado – e o presidente da Assembléia, Neodi Carlos, que diz que não quer disputar o governo. Mas, como a decisão antes do pleito será de um só voto, o do próprio Cassol, por enquanto ele está dado a Cahulla.
MAGOOU
O PMDB também já fechou questão em torno do nome de Confúcio Moura. A tal ponto que as relações sempre amistosas e de profunda amizade entre o presidente regional da sigla, Valdir Raupp e a ex-prefeita de Cacoal, Sueli Aragão, estariam abaladas. Sueli não aceita ser preterida porque quer ser ela o nome peemedebista ao governo, em 2010.
SÓ UM
Já no PDT não tem problema. Como é um partido de um nome só, Acir Guargaz já está oficializado como pré-candidato. Ele o é desde 2007. Num vôo de Brasília para Porto Velho – há mais de um ano e meio - ao conversar com rondonienses que estavam a bordo, Acir já avisava que disputaria o Governo. Disse e cumpriu.
ACIRRADA
O PT continua envolvido em suas questões internas. Fátima Cleide ainda domina o diretório estadual mas tem eleição no partido em novembro e ouve-se que Eduardo Valverde é quem sairá fortalecido. Os dois disputam a indicação para o Governo. Vão batalhar voto a voto dentro o PT rondoniense.
LULA TRI
É quente, O terceiro mandato para Lula vem aí. O assunto é tão presente que os tucanos encomendaram pesquisa nacional para saber como a população aceitaria a medida. Não precisa nem gastar dinheiro. Se puder disputar de novo, Lula está eleito. Como Cassol, se fosse disputar de novo, seria imbatível.
CULTURA
Dois senadores – Valdir Raupp e Fátima Cleide -, deputados federais, vereadores, lideranças municipais e muitos convidados ilustres participaram da inauguração do Mercado de Cultural de Porto Velho, no final de semana. Os presentes sentiram o orgulho do prefeito Sobrinho em entregar a obra, tão importante numa cidade em que tão pouco se valoriza a cultura e a história.
LÁ VEM ELES!
Vem aí uma turma peso-pesado da Câmara de Vereadores de Porto Velho para disputar cadeiras à Assembléia Legislativa no ano que vem. Já estão em campanha: José Hermínio Coelho e Epifânia Barbosa, do PT; Marcelo Reis e Jaime Gazola, do PV; Zequinha Araújo e Ramiro Negreiros, do PMDB, Elis do Sindeprof (PCdoB). Mário Sérgio, do PMN, Jean Oliveira e Mariana Carvalho, do PSDB também estarão na briga.
LÁ VÃO ELES!
Dos atuais deputados, há muitos que correm o risco de ficar de fora da próxima legislatura. Afora nomes de proa, que tem trabalhado bastante – Neodi Carlos, Jesualdo Pires, Ribamar Araújo, Miguel Sena, Luiz Cláudio, Valter Araújo, Euclides Maciel e alguns outros poucos – há os que terão grandes dificuldades para se manter no mandato, a partir de 2010.
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br
Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do
USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?
Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do
Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol
Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita