Terça-feira, 19 de julho de 2011 - 05h52
FOGO AMIGO E MEDO DE MUDAR: CAUSAS
DAS CRÍTICAS AO NOVO SECRETÁRIO
Ainda jovem, Júlio Olivar vem se destacando no governo Confúcio Moura. Aliado de primeira hora do Governador, ele conquistou a confiança do chefe e cresce dentro do poder. Sua nomeação para comandar a poderosa Seduc – 400 mil alunos, 12 mil professores, orçamento anual de 600 milhões de reais – acabou causando celeuma e até vários ataques, alguns até de ordem pessoal. Muitos deles, vindos da ala do “fogo amigo”, ou seja, de setores do poder que não querem ver a mais importante secretaria de Estado nas mãos de um “cara nova”. Ninguém falou que o novo secretário, filiado ao PC do B, é ficha limpa, austero, batalhador e teve sucesso por onde passou. A disputa pela Seduc, e principalmente pelo que ela significa em termos políticos, é o mote principal da pauleira direcionada. Não será o único caso e nem o primeiro. Sempre que surge uma inovação, sempre que em setores importantes do governo alguém com novas ideias e avesso ao tradicionalismo se destaca, passa a ser alvo dos que fazem questão de dizer que querem que tudo mude, mas na verdade lutam para que tudo permaneça exatamente igual como está.
Confúcio já deu mostras que gosta de ouvir, ouve todo o mundo, tem uma paciência de Jó, mas na hora do vamos ver, é ele quem decide. Ignorou pressões de todos os lados – principalmente do PMDB, seu partido – e tão logo ficou claro que o ex secretário Jorge Elerrat não daria certo, foi buscar uma alternativa diferente. E encontrou Olivar, que começou muito bem na Superintendência de Turismo, levando o nome de Rondônia para o resto do Brasil e avançando no setor. Se dará certo na Seduc, só o futuro poderá dizer. Mas o neo secretário tem experiência, tem vontade, é sério e conta com o aval poderoso do chefe. Antes de alguns mais afoitos se atirarem em críticas, é bom esperar. Quem sabe Júlio Olivar e sua enorme vontade de melhorar as coisas não dão um jeito na educação rondoniense?
DANDO DURO
Epifânia Barbosa fala baixinho, sua formação é de diálogo, troca de opiniões, busca da aproximação. Como presidente regional do PT, ela está tentando cumprir, usando sua experiência e atributos, uma solução amigável para a crise interna que o partido enfrenta. Epifânia dá duro e há perspectivas de que, com seu jeito zen, possa ter sucesso. Não se sabe ainda se terá, mas ela está dando duro para alcançar sua meta.
DIVISÕES INESPERADAS
Se no início do ano se dissesse que algumas importantes lideranças do Estado estariam em conflito, o informante seria chamado de doido. Mas como na política nada é definitivo, é o que está acontecendo. Dois campeões de voto em Rondônia, que eram unha e carne, já não leem os mesmos versículos da Bíblia. E a tendência é que se afastem mais ainda.
SUSTO E REAÇÃO
O susto de Theobroma, quando houve suspeita de aftosa em um animal, por sorte não passou disso. Mas houve um lado positivo. A imediata mobilização da Idaron, da Fefa e outros organismos, mostrou que o Estado está preparado para enfrentar o problema, se um dia ele voltar. Há mais de duas décadas não há nenhum caso de aftosa. O Estado é livre da doença com vacinação.
ESPERANDO MIGUEL
Nesta próximo sexta, o PR, comandado por Miguel de Souza, realiza grande encontro de Ji-Paraná. O partido quer ter participação importante na eleição de 2012. O fato mais esperado, contudo, é saber se, nesse encontro, Miguel anunciará que é pré-candidato à Prefeitura de Porto Velho. Seus companheiros e simpatizantes estão contando com isso.
OLHA O GASODUTO!
De vez em quando, o tema volta à pauta. E sempre em discursos do senador Valdir Raupp, hoje presidente nacional do PMDB. Ele defendeu, mais uma vez, em discurso no Senado, pela imediata retomada das obras do gasoduto Urucu-Porto Velho. Raupp lembrou, de novo, que a ideia tem apoio do ex-presidente Lula e da atual presidente Dilma Rousseff. O problema são as pressões de setores e estados que não querem que Rondônia ganhe seu gasoduto. A luta ainda vai ser árdua e longa.
OTIMISTA
O empresário Ivan Rocha, o Ivan da Saga, aproveitou o carnaval fora de época para dar entrevistas à imprensa, confirmando que disputará sim a Prefeitura de Porto Velho em 2012. Ele é o presidente de honra do PP e tem o apoio total do comandante geral do seu partido, o ex-governador e atual senador licenciado Ivo Cassol. Ivan anda falando com otimismo.
MUITA GRANA
Atenção rondonienses pobres, que vivem com o salário mínimo. Grande notícia! Foi aprovado o novo valor do mínimo para 2012. A fortuna chegará a 616 reais. Portanto, sabendo com antecedência toda essa grana que vai entrar em seu bolso, o trabalhador já pode começar a gastar por conta. E planejar, por exemplo, comprar carro zero ou viajar para o exterior. Uma maravilha!
JUIZ BONZINHO
Sensacional! No interior de SãoPaulo, um juiz mandou soltar um homem preso pela décima vez por roubo. Dias depois o ladrão entrou na casa do magistrado, fez uma limpeza geral, levando tudo que podia e ainda deixou um bilhete agradecendo por ter sido solto. Se cair de novo nas mãos do mesmo Juiz, quem sabe o bandido finalmente receba punição exemplar?