Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 19/08/09


Primeira Mão - 19/08/09 - Gente de Opinião

COMO FICAR CADA VEZ MAIS RICO SEM
TER QUE FAZER QUALQUER ESFORÇO


Sem produzir absolutamente nada, eles são os campeões do lucro no país. Ganharam, líquido, mais que 14 bilhões e 300 milhões de reais. Nunca houve qualquer empresa nacional – nem a poderosa Petrobras ou qualquer das gigantes da energia elétrica, apenas para citar dois setores – que ganharam tanto dinheiro num só ano. Adivinharam? Claro, só poderia ser os bancos brasileiros, que vivem para si mesmos, alimentam-se dos juros exorbitantes, entre os maiores do mundo e nada produzem. Num levantamento entre 303 empresas nacionais, nenhuma delas chegou à altíssima lucratividade dos bancos e da fortuna conseguida pelos poderosos banqueiros. Que, aliás, amealham fortunas enquanto o equilíbrio da economia do país continua dependendo de renúncias fiscais do governo para manter o consumo. Atendendo mal – é só experimentar enfrentar uma daquelas filas quilométricas que se vê em quase todas as agências – cobrando até pelo espirro e pelo ar que o cliente respira, as duas dezenas de empresas que formam o setor bancário brasileiro estão com seus cofres abarrotados. O país luta para manter-se com a cabeça para fora e não ser engolido pela crise internacional. Mas os bancos, esses não têm qualquer preocupação. Estão cada vez mais bilionários. Sem esforço algum. 


TOMOU CONTA

Experiente, ex-senador, Odacir Soares tomou conta do PSL no Estado, o mesmo partido que já foi do ex-presidente da Assembléia, Carlão de Oliveira e depois de Silvana Davis. Odacir topou a parada desde que tivessem plenos poderes. E de cara já decidiu que não aceitaria dividir o comando com Silvana. Ela já está fora da sigla.

IGUAL AO PP

Foi mais ou menos o que aconteceu com o PP. O comando nacional do partido queria o governador Cassol no comando. Ele topou, desde que com plenos poderes. O ex-presidente Agnaldo Muniz, que queria também mandar, acabou defenestrado.

VÃO JUNTOS

O que já está definido também é que PP e PSL estarão juntos, via aliança, tanto para a disputa das vagas ao Congresso quanto para o Governo. Odacir é o chefe da Casa Civil do governo Cassol e obviamente vai ficar ao lado do chefe. Chapa “puro sangue”, portanto, só para a Assembléia.

OFICIALIZADO

O PDT também bateu o martelo. O empresário Acir Gurgacz está confirmadíssimo como o nome do partido na corrida pelo Palácio Presidente Vargas. Em encontro na Capital, no final de semana, foi definido o que já era de conhecimento de todos: Acir não abre mão da candidatura ao governo. Mesmo que não tenha aliados.

APOIO LOGÍSTICO

O governo do Estado fez parcerias com sindicatos de servidores no sentido de bancar a ida de caravanas de servidores a Brasília, para pressionar a votação da PEC 483, que trata da transposição dos que trabalhavam à época do ex-Território e que passarão a ser funcionários federais.

ECONOMIA

Afora os servidores, o Estado será muito beneficiado com a transposição, economizando alguma coisa em torno de 20 milhões de reais por mês, que podem ser aplicados em vários projetos e inclusive em reajustes salariais aos que ficarão recebendo pelos cofres estaduais. O empenho e apoio para a votação da PEC, portanto, é compreensível.

PEDINDO SOCORRO

Na semana passada, em São Vicente, litoral de São Paulo, dezenas de famílias que perderam entes queridos para a violência que assola o país se reuniram para pedir mudanças profundas no Código Penal. E principalmente que os criminosos paguem, com longas penas, pelos crimes que cometeram contra inocentes de todas as idades.

QUEM OUVIU?

Estranhamente, mesmo num encontro desse vulto, com dezenas de pais e mães de todo o País que perderam filhos, filhas, netos, pais, mães e irmãos, nenhum representante da OAB nem de grupos defensores dos direitos humanos e muito menos do Congresso participaram. Muito estranho, mesmo.

MESMO TIME

O PT debate, discute, conversa, faz reuniões: tudo para chegar no final deste ano com sua candidatura ao governo definida. O nome mais quente neste momento é o do prefeito da Capital, Roberto Sobrinho. Mas Eduardo Valverde e Fátima Cleide continuam com grandes chances. Tudo será decidido a partir de novembro.

QUEM DECIDE

PMDB e PT continuam também conversando. Os dois falam em lançar candidatura própria. Na verdade, a decisão final deve vir mesmo de Brasília. Via Lula. O que ele decidir, em relação a Rondônia, vai ser. 

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pesquisa que tem crédito coloca Cassol como nome viável ao governo e os dois marcos à frente para o senado

Pesquisa que tem crédito coloca Cassol como nome viável ao governo e os dois marcos à frente para o senado

          A imensa maioria dos institutos de pesquisa não merece qualquer crédito, já que se viu para o que eles servem ou a quem servem, nas última

“Se eles mandarem um porta aviões até o Lago Paranoá, daí a gente vê!”, ironiza Moraes sobre pressão americana

“Se eles mandarem um porta aviões até o Lago Paranoá, daí a gente vê!”, ironiza Moraes sobre pressão americana

         “Não vai privatizar. A saúde é para todos e a gente precisa combater a desinformação. O que sabemos fazer é um trabalho sério, com compromi

Privatizações, hospital/escola, ampliação de ações no interior: a saúde pública pode dar um salto

Privatizações, hospital/escola, ampliação de ações no interior: a saúde pública pode dar um salto

  Se tudo o que está sendo planejado para a área da saúde pública se concretizar, tanto a Estadual quanto Municipal, a partir de agora, certamente e

Anistia para assassinos, assaltantes, torturadores, mas não para a mulher que sujou a estátua com batom

Anistia para assassinos, assaltantes, torturadores, mas não para a mulher que sujou a estátua com batom

Entre 1966 e 1974, os guerrilheiros que queriam implantar o comunismo no Brasil (nada a ver com Democracia, como confessaram seus líderes, anos depo

Gente de Opinião Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)