Sábado, 19 de dezembro de 2009 - 07h41
É NATAL! OS BANDIDOS SAEM DA
CADEIA E A GENTE SE TRANCA EM CASA
Há os que defendam os direitos dos presos. E eles têm mesmo. Todos aqueles que cometeram algum delito mas que querem se regenerar, recomeçar, trabalhar, integrar-se à comunidade, precisam ter todas as oportunidades e incentivo para isso. No papel, todos têm esse direito. Na vida real – coisa que os legisladores e governantes do Brasil não conhecem – apenas uma ínfima minoria dos bandidos têm cura. As leis, que dão aos criminosos muito mais direitos do que dão aos cidadãos de bem, abrem as portas da cadeia para a minoria que merece uma nova chance mas, ao mesmo tempo, as escancara para criminosos contumazes, que aproveitam cada brecha legal para voltar às ruas e, sem dúvida alguma, voltar ao crime. Tem bandidão que já cometeu todos os tipos de crime, inclusive aqueles horrorosos, com requintes de crueldade, que têm uma doença social incurável. Mas sempre são tratados como outros de menor periculosidade. É por isso que vem aí mais um circo dos horrores em Rondônia – e em todo o Brasil – quando milhares de presos, a grande maioria deles sem merecer qualquer benefício, poderão sair das cadeias. Muitos vão aterrorizar a população, porque não sabem e não querem fazer outra coisa, enquanto as autoridades lavam as mãos e discursam, dizendo que a criminalidade e a violência são “doenças sociais”, como se quem é pobre, só por isso, tivesse o direito de roubar, matar, destruir. Uma história que todos já conhecem.
Em todo o Estado, mais de 500 presos sairão das cadeias durante o período de final de ano. A maioria não poderia ser deixada solta nas ruas. Mas é a lei e temos que agüentar. Portanto, tranquemo-nos ainda mais em nossas casas...
PIOR AINDA
Desgraça pouca é bobagem. Além dos riscos da violência, da convivência obrigatória nas ruas com bandidos de todos os tipos, o porto-velhense ainda viveu dias de dificuldades com as violentas chuvas que caíram sobre a cidade. Na última quinta-feira, parecia que o mundo vinha abaixo.
PAULEIRA
Numa pauleira que varou madrugadas, a Assembléia Legislativa limpou praticamente a pauta. Aprovou o orçamento do Estado de quase 5 bilhões, dando uma tranqüilidade para a administração estadual iniciar 2010 e votou tudo o que apareceu. Na última hora, a confusão interna foi superada pelo trabalho duro.
CASSOL E NEODI
O STF entrou em recesso. Ou seja, o assunto envolvendo o governador Ivo Cassol não entra mais na pauta em 2009. Só voltará a ser tratado no início do ano que vem. Ou seja, se a votação acabar contrária a ele – o que só poucos acreditam – o mandato tampão que surgiria só poderia ser ocupado pelo Presidente da Assembléia. Ninguém mais.
NÃO EMBARCA
Cassol continua tranqüilo. Depois que o STF inocentou o governador de Roraima, José Anchieta Júnior, que respondia a acusações mais graves e com indícios de envolvimento muito mais fortes que Cassol, ficou claro que a Corte Suprema não embarga em pendengas políticas. É por isso que o governador rondoniense tem certeza de que será inocentado no episódio.
FIM DE SONHO
Havia deputado estadual mais afoito que tinha a esperança – e até trabalhou para isso – de ser indicado como governador interino, caso Cassol fosse cassado. Claro que agora todos vão negar mas quem acompanha de perto as coisas por dentro da Assembléia, sabe do que se está falando. Para esses, a famosa frase das padarias: o sonho acabou...
E OS OUTROS?
A Câmara de Vereadores da Capital aprovou o projeto de regulamentação de apenas 574 mototáxis para a cidade. Os vereadores agora terão que conviver com a pressão dos outros mais de 800 que não terão direito. E a Polícia Militar terá que fiscalizar com dureza, para acabar com a esculhambação que existe no serviço que virou uma zona com mais de 1.400 mototaxistas andando para lá e para cá, em Porto Velho.
PARADA ESTRATÉGICA
Os próximos dias serão de uma pequena parada na correria atrás do voto pelos pré-candidatos que já são na verdade candidatos a todos os cargos eletivos. O Natal e o Ano Novo servem apenas para que eles tomem fôlego. Na segunda semana de janeiro, a disparada atrás do eleitor começa novamente. Com mais força.
GASTANÇA
A Conferência de Copenhague termina sem que tenha havido qualquer avanço significa na luta pela preservação ambiental. Muito discurso, delegações imensas, gastos fantásticos e viagens para tanta gente e, sim, tudo empacou no dinheiro. Os ricos, que devastaram tudo, querem que os pobres agora paguem pelos estragos. Parece brincadeira!
INCOMPETÊNCIA
Entramos no oitavo ano dos atentados contras as torres gêmeas do World Trade Center, m Nova York, quando terroristas comandados por Bin Laden mataram quase três mil inocentes. Até hoje, o grande cérebro terrorista continua solto e planejando novos ataques. Competência americana nessas casos, só mesmo nos filmes de Hollywood.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno