Terça-feira, 20 de abril de 2010 - 05h02
UM PERDEDOR FERIDO, QUE PODE TRAZER
MUITOS PROBLEMAS À SUCESSÃO DE LULA
Não se sabe ainda quem será o vencedor da eleição Presidencial deste ano. Mas ela já tem um perdedor. Um perigoso perdedor. Ninguém menos do que Ciro Gomes, do PSB. Defenestrado de sua pré-candidatura à Presidência, abandonado pelo presidente Lula, a quem sempre teve fidelidade e agora eleitor (pré-candidato a que?) de São Paulo, pois transferiu seu título, Ciro foi escanteado pelo Planalto e pelo PT. Não rezou na cartilha, se ferrou! Muito bravo, como é seu estilo, o cearense travestido de paulista pode se transformar num problemão para a pré-candidata Dilma Roussef, se resolver levar seu prestígio e seus votos para outras bandas. O PT e o governo Lula não acreditam em Ciro como nome para o Planalto. Seu partido, o PSB, já avisou – à distância, porque falar de perto seria um perigo – que não dará a legenda para Ciro concorrer.
As traições, rasteiras, promessas não cumpridas são comuns na política. O são também os que acham que têm a força mas, na realidade, são apenas coadjuvantes. Mas, mesmo nessa condição, Ciro Gomes parece ter um eleitorado fiel. Quando seu nome aparece nas pesquisas, chega perto dos líderes, mesmo não estando em campanha como os dois principais concorrentes. Para onde pender, pode tornar-se o fiel da balança. Ciro, quando abre a boca, é terrível. Na oposição, pode ser demolidor. Então, ele é um risco calculado, que o presidente Lula, Dilma e o PT terão que enfrentar. Esperemos para ver no que vai dar.
NEGANDO
Se já não saiu ontem, sai hoje nota do PMDB contestando afirmações do ex-senador e presidente do PSL regional, Odacir Soares, de que estaria negociando com o partido comandado por Valdir Raupp uma possível aliança em torno da pré-candidatura de João Cahulla.
DESMENTIDO
No domingo pela manhã, durante a inauguração do Mercado Público em Porto Velho, Raupp determinou que o secretário do partido, Luiz Lenzi, emitisse uma nota desmentindo qualquer acordo nesse sentido. Acordo, segundo Raupp, seria aceito se o grupo de Cahulla (governista), indicasse o vice de Confúcio. Ou seja, não tem conversa.
SURPRESA
Também no encontro de domingo, o pré-candidato do PT, Eduardo Valverde, deu uma informação até certo ponto surpreendente. A de que o PT está conversando com o PSB de Mauro Nazif e com o PR, do prefeito Laerte Gomes para uma aliança em torno da candidatura petista. Em nível nacional, o PSB É é aliado ao PT. O PR pode ser que seja.
COORDENADOR
O curioso é que Laerte Gomes abriu mão de uma eventual candidatura à Assembléia Legislativa para ser um dos principais coordenadores da campanha de Expedito Júnior , do PSDB, ao governo. Valverde garante que anda conversando mas, ao menos até agora, sabe-se que Laerte está firme e forte ao lado do pré-candidato tucano.
QUEM QUER DINHEIROOOO?
Não é fácil fazer saúde pública por estas bandas. O governo rondoniense está há meses tentando contratar mais médicos. Oferece salários excelentes mas mesmo assim, nos últimos concursos públicos, o número de candidatos é sempre abaixo da expectativa. A nova tentativa agora é de contratar anestesiologistas. Pelo menos 26. Não se sabe se dará certo.Não falta dinheiro. Falta profissionais.
OTIMISMO
João Cahulla e Confúcio Moura, outros dos dois pré-candidatos que já estão na estrada, andaram circulando por várias comunidades do interior neste final de semana. Os dois estão otimistas. Cahulla , ouve-se, é um nome que vem crescendo em todas as regiões do Estado. Confúcio também anda comemorando pesquisas que tem recebido.
SERRA VEM AÍ
Expedito Júnior também não parou nos últimos dias. Andou por uma dezena de cidades, reunindo-se com lideranças. Tem dito que o pré-candidato à Presidência, José Serra, virá em breve a Rondônia. Já Acir Gurgacz, que também começou agora a caminhar por sua pré-candidatura, ficou mais pela região central do estado.
EM CAMPANHA
Os professores voltam às aulas normalmente neste segunda. Pararam mais de um mês para praticamente nada. Ops! Nada não. A greve deu visibilidade às pré-candidaturas da presidente Claudir da Mata e do ex-deputado Nereu Klosinski. Se vai ajudá-los, depois da paralisação por nada, só se saberá mais à frente. Precisamente em outubro.
TOVARICH!
Na Base Aérea de Porto Velho, começam a voar os primeiros helicópteros russos comprados pelo governo brasileiro. São enormes. Um grupo de pilotos e comandantes russos estão por aqui, enquanto nossos representantes estão por lá, aprendendo tudo o que podem. A maior dificuldade ainda é traduzir para o português as orientações para nossos pilotos. O resto é moleza.
Fonte: Sergio Pires
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião no Twitter / YouTube
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno