Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 20/04/11


 Primeira Mão - 20/04/11 - Gente de Opinião

ÊTA NÓIS! ESTAMOS NOS PREPARANDO

PARA A GRANDE COPA DO MUNDO DE 2014

É claro que a estrutura burocrática é feita para que as coisas não funcionem. Por isso, foi com surpresa que se observou uma espécie de comoção, em alguns setores, com o anúncio de que praticamente todas as grandes obras previstas no Brasil para a Copa do Mundo de 2014 estão atrasadas. Alô, atenção! Aqui é o Brasil, não é um país qualquer. Nós somos especialistas em anunciar obras que nunca terminam, em superfaturamento, em obras de má qualidade, em prever um preço para um projeto e, quando ele está pronto, o custo chegar a duas ou três vezes mais. Além disso, temos uma particularidade inédita no Planeta: fazemos de tudo para que as coisas não funcionem como funcionam em terras sérias. Estádios de futebol, sistema de transporte, trem-bala, aeroportos: nada está cumprindo os cronogramas (muito menos os preços) anteriormente previstos. E isso que a fiscalização mais rígida nem começou ainda. Nos aeroportos (foto), estão sendo construídos “puxadinhos”; a obra do trem-bala Rio-São Paulo só terminará quando o Sargento Garcia prender o Zorro; a previsão para obras que facilitem o transporte são cômicas. Uma das poucas coisas que estamos bem, treinados e preparados é para enganar turistas, como já o fazem motoristas de táxi do Rio e São Paulo, cobrando 150 reais por uma corrida que deveria custar pouco mais de 10 reais. Nisso, somos especialistas e ninguém nos ganha.

Quando vamos nos tornar um país sério? Provavelmente nunca, porque por detrás de toda a incompetência, falta de planejamento, burocracia e roubalheira, está a absurda e doentia impunidade. Ninguém que pratica crimes paga por eles. Estamos livres e soltos para fazer o que quisermos. Por isso, só os céticos se surpreendem quando já há quem preveja que a nossa Copa do Mundo possa acabar em fiasco.

 

BRIGA FEIA

Os tucanos de Rondônia estão divididos. Uma turma, liderada pelos deputados Jean de Oliveira e Euclides Maciel, assumiu o diretório regional, em convenção que não teria sido autorizada pelo alto comando do partido em Brasília. Já o PSDB nacional não acatou a eleição, interviu no diretório e determinou a posse de Expedito Júnior como presidente provisório. É pauleira pura.

MESMO GRUPO

Sem chegar a um acordo entre os grupos que o querem liderar, o PSDB rondoniense ainda não sabe que rumo tomar. Seja qual for a decisão final do embroglio, um dos grupos será afastado pelo outro. Não querem conviver dentro do mesmo partido de jeito nenhum. Por enquanto, o caso ainda está nebuloso e só nos próximos dias se saberá, com segurança, o que acontecerá no ninho tucano.

OUTROS CAMINHOS

Expedito disputou a última eleição ao governo pelo PSDB e acabou sendo prejudicado pela legislação eleitoral. Agora, se for mesmo efetivado no posto, pode ficar à frente do principal partido de oposição no Estado. E escolher se quer a Prefeito em Rolim de Moura, sua cidade ou até em Porto Velho, dependendo do andar da carruagem.

CANSOU

Já no novo PSD de Gilberto Kassab, o nome quente é mesmo o do deputado federal Moreira Mendes, que assume o controle do partido no Estado.Moreira deixa um partido de oposição ao governo Dilma Rousseff e passa para um aliado. Certamente cansou de ser oposição e ficar sempre fora das benesses governamentais. Ele vai levar consigo alguns nomes importantes da política rondoniense.

1 BI NO SOCIAL

O governador Confúcio Moura anuncia em julho um pacotaço de obras de mais de 12 bilhão de reais apenas para a área social. Segundo assessores do governo, o valor é 12 vezes maior do total investido em projetos sociais pelo governo Cassol/Cahulla em oito anos. Confúcio anunciou em encontro com seus secretários que sua administração terá “a cara do social”. Aguardemos, pois.

AGINDO LIVRES

Continua a onda de arrombamento de carros em Porto Velho. Os ladrões levam pastas, notebooks e documentos pessoais das vítimas. Já são dezenas de ocorrências. Apenas um dos ladrões foi preso. Todos os demais estão agindo livremente em vários pontos da cidade, em alguns casos em pleno dia. Sem que a polícia prenda mais ninguém.

ITINERANTE

Hoje é dia importante para as comunidades de Cacoal e localidades próximas. Durante toda a quarta-feira, a Assembleia Legislativa realiza sessão itinerante nesta que é uma das principais cidades do Estado. O presidente Valter Araújo comanda o encontro, que terá a participação de todos os 24 deputados. As sessões itinerantes da ALE continuarão durante toda a atual legislatura.

ACHAQUE

O aumento abusivo da gasolina e do álcool, que está ocorrendo em Rondônia, apenas repete o cenário de todo o país. Distribuidoras e donos de postos ignoram o governo, que não quer saber de reajuste. Aumentam como e quando querem, alegando os altos preços internacionais do petróleo. Só que, quando eles baixam no mundo inteiro, ninguém diminui um centavo do preço que cobram. É um achaque ao bolso do consumidor.

PERGUNTINHA

Alguém acredita que do jeito em que as coisas andam, a inflação ficará sob controle?

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mudança de sexo: CFM cria resolução que autoriza a cirurgia e hormônios cruzados só na maioridade

Mudança de sexo: CFM cria resolução que autoriza a cirurgia e hormônios cruzados só na maioridade

          Até 30 por cento de arrependimentos, sempre tarde demais, com danos raramente reversíveis. Sérios riscos para a saúde. Problemas emocionai

Pesquisa que tem crédito coloca Cassol como nome viável ao governo e os dois marcos à frente para o senado

Pesquisa que tem crédito coloca Cassol como nome viável ao governo e os dois marcos à frente para o senado

          A imensa maioria dos institutos de pesquisa não merece qualquer crédito, já que se viu para o que eles servem ou a quem servem, nas última

“Se eles mandarem um porta aviões até o Lago Paranoá, daí a gente vê!”, ironiza Moraes sobre pressão americana

“Se eles mandarem um porta aviões até o Lago Paranoá, daí a gente vê!”, ironiza Moraes sobre pressão americana

         “Não vai privatizar. A saúde é para todos e a gente precisa combater a desinformação. O que sabemos fazer é um trabalho sério, com compromi

Privatizações, hospital/escola, ampliação de ações no interior: a saúde pública pode dar um salto

Privatizações, hospital/escola, ampliação de ações no interior: a saúde pública pode dar um salto

  Se tudo o que está sendo planejado para a área da saúde pública se concretizar, tanto a Estadual quanto Municipal, a partir de agora, certamente e

Gente de Opinião Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)