Quinta-feira, 20 de maio de 2010 - 05h44
EMPRESÁRIOS DE SEIS PAÍSES NUM
ENCONTRO COMERCIAL HISTÓRICO
Porto Velho vai sediar, terça e quarta da próxima semana, um evento daqueles para ficar na história. Promovido pela Fiero, com apoio da CNI, Sebrae, Banco da Amazônia e outros parceiros, a entidade vai comemorar a Semana da Indústria com um encontro internacional, organizado pelo seu Centro Internacional de Negócios. Empresários de pelo menos cinco países – afora os brasileiros, é óbvio - já confirmaram a participação no congresso “Abrindo fronteiras, Fechando Negócios” e irão se reunir com cerca de duas centenas de empresários rondonienses, de olho no mercado que nos cerca. Virão representantes da Bolívia, Peru, Venezuela, Colômbia e Chile (esses, de atentos ao mercado do norte brasileiro para tentar nos vender seus vinhos de alta qualidade), esperando não só vender seus produtos como também comprar de tudo o que temos a oferecer. Também já está agendada a participação de empresários de vários estados do norte, que se reunirão na Capital de Rondônia para ampliar os negócios que começam a se tornar realidade.
Programado parte para o auditório do SENAC Esplanada e parte para o da Fiero, o encontro internacional tem tudo para se tornar um marco definitivo na concretização de inúmeras opções comerciais entre o Brasil e seus vizinhos. Para quem é do ramo, participar desta promoção da Fiero é mais que uma necessidade. É uma obrigação. Rondônia começa a se inserir no contexto dos grandes negócios da região com os países vizinhos. O encontro internacional da próxima semana será vital para os próximos passos nessa direção. Imperdível.
NEM INDICIADO
Policiais armados, embora sem uso de violência mas com aparato daqueles usados para pegar gente perigosa. Revista minuciosa dentro da casa, na presença da família. Algemas colocadas nos pulsos, para levar o dono da casa para a prisão. Tudo isso o secretário de saúde do município, Williames Pimentel passou. Agora, no inquérito em que ele aparecia como suspeito, nem sequer foi indiciado.
TEM COMO REPARAR?
As operações da Polícia Federal, apoiadas por decisões judiciais, merecem todos os aplausos quando colocam a mão em criminosos. Mas quando fazem alguém passar por um vexame como esse sem ser sequer indiciado, o que se pode dizer? Tem como reparar um dano dessa monta?
CRUELDADE NAS RUAS
O trânsito mais que maluco, agora já cruel, continua matando, ferindo, aleijando. No último final de semana, um motoqueiro e um ciclista perderam a vida em menos de 24 horas, em Porto Velho. Pelo menos uma dezena de pessoas ficaram feridas em acidentes, algumas com gravidade. E solução? Afora as promessas e discursos, muito pouca coisa concreta se vê.
PIADA DE PORTUGUÊS
Por aqui se faz piada de português. Em Portugal, as piadas são de brasileiros. Imagine só o que eles vão rir da gente quando souberem da história de uma mulher que foi assaltada dentro de uma delegacia de polícia, no interior de São Paulo. Não há contrapartida nem de longe de um absurdo desses em qualquer lugar do mundo. Só no Brasil. Os portugueses têm razão.
ERA DOS PILANTRAS
“Ele não é o ideal, mas pode colocar um fim na era em que os pilantras, para fugir da Justiça, procuram o refúgio do mandato parlamentar”. A frase é do presidente da OAB rondoniense, Hélio Vieira, sobre o projeto Ficha Limpa. Proposto por mais de 1 milhão e 600 mil cidadãos brasileiros, o Ficha Limpa está muito perto de se tornar realidade. Isso se não levar uma rasteira de última hora, no Congresso.
E O DOMINGO?
Não bastam os pesados impostos, a carga tributária campeã mundial, as exigências legais que só permitem se tornar empresário quem não regula bem da cabeça: os comerciantes ainda têm que enfrentar feriadões. Nessa semana tem mais. Começa na sexta e só termina na terça. É em Porto Velho, dia da padroeira, que muito bem poderia ser comemorado no domingo. Mas no Brasil, feriado é o que interessa, o resto não tem pressa.
FORA DA MESA
O comando do PT e o deputado Ribamar Araújo, representante do partido na Assembléia, continuam não falando a mesma língua. No encontro do partido, sábado, a mesa principal tinha o prefeito Roberto Sobrinho, o deputado Eduardo Valverde e quatro vereadores. Ribamar ficou na platéia. A prioridade foram os vereadores do partido.
LISTA MORTAL
Num vigoroso discurso na Câmara Federal, essa semana, o deputado Ernandes Amorim fez uma grave denúncia. Pelo menos dez pessoas estariam marcadas para morrer no Estado, por causa de conflitos de terra. Um dos nomes que ele apontou como da lista fatídica é o do prefeito de Buritis, Élson Montes. Não é possível que uma denúncia desse peso não seja ao menos investigada.
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa
Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta