Sábado, 20 de junho de 2009 - 07h24
UM MILHÃO DE MORTOS: TODOS NÓS
SABEMOS COMO FOI QUE ISSO COMEÇOU
Um dos sites mais respeitados do País, o “Terra” foi atrás dos números da violência no Brasil. E eles são apavorantes. Em três décadas, desde 1979, o número de pessoas assassinadas no Brasil teria chegado a mais de 1 milhão. Um pouco menos que os vietnamitas mortos na guerra contra os Estados Unidos, que foi uma das mais violentas da História e que durou pouco mais de uma década. Pior de tudo são os dados que demonstram que, em 2007 e 2008, por exemplo, o número de homicídios por ano chegou perto dos 49 mil, quase o total de americanos mortos em toda a guerra do Vietnam. O Brasil tem uma média de 25 homicídios por 100 mil habitantes - dados referentes a 2006 - contra a mesma média de 8,8 no mundo, segundo dados oficiais da Organização Mundial de Saúde. Ainda estão para ser levantados números sobre o Rio de Janeiro, onde a guerra civil que já dura mais de dez anos ceifou milhares de vidas, a grande maioria delas de gente jovem. Foi isso que fizeram com o país os que se acovardaram e não permitiram leis que realmente punam os criminosos. Preferiram apoiar as que colocaram a sociedade como refém do crime e lavaram as mãos para as mortes de pelo menos uma geração inteira de jovens brasileiros. E nós todos, brasileiros e eleitores, temos culpa. Afinal de contas, nós que elegemos essa gente que se omite –quando não faz coisa pior – e transforma as cidades do nosso país numa verdadeira carnificina.
IMPRESSIONANTE
Impressionante o número de manifestações de apoio ao governador Ivo Cassol, vindas de todos os lados. Até o pessoal da Caerd, órgão administrado pelo pessoal do PT há muitos anos, emitiu comunicado dando total apoio ao Governador. Aliás, seguindo o mesmo caminho que tem trilhado empresários, lideres de todos os setores e, principalmente, o povão.
NÚMEROS DA SAÚDE
Governo do Estado e Prefeitura da Capital continuam brigando feio por causa da saúde. Enquanto o município diz que faz sua parte no atendimento básico, o Governo contesta com números. Anuncia por exemplo que, em quatro meses, o Hospital Cosme e Damião fez mais de 21 mil atendimentos de crianças, todas de Porto Velho.
SEM FIM
O argumento do Estado é que todos esses atendimentos foram de baixa complexidade. Ou seja, que eles deveriam ter sido feitos em postos de saúde ou hospitais (que não existem ainda) da Prefeitura. Enfim, é uma discussão que parece não ter fim sobre um setor vital para a população.
CERTO E ERRADO
O Ministério Público Federal pediu à Justiça o afastamento de todos os servidores corruptos da Superintendência Federal da Agricultura no Estado, envolvidos em maracutaias. No que faz muito bem. Só exagerou ao pedir o fechamento de frigoríficos e outras empresas envolvidas na chamada Operação Abate, realizada pela Polícia Federal.
DOSAGEM
A dosagem do remédio proposto pelo MPF pode ser exagerada, pelo menos nesse quesito. Ao fechar os grigoríficos e outras empresas, também acabariam com empregos e renda de milhares de pessoas, trabalhadoras, que nada têm a ver com as maracutaias. Punir o culpados, certíssimo. Exagerar na dose da punição, atingindo inocentes, certamente é demais.
E A TRANSPARÊNCIA?
A CUT divulga notas de protestos, em vários estados, contra a CPI da Petrobras. O faz porque é uma das grandes beneficiadas em esquemas que senadores de oposição querem investigar. É claro que quando trata de tocar no seu bolso, a poderosa central sindical não quer saber da “transparência e ética”, que exige dos outros.
NÃO MUDA
E a Mesa do Senado continua firme na decisão de só dar posse ao segundo colocado na eleição de Rondônia só depois que se esgotarem todos os recursos do senador Expedito Júnior, que recorre ao Supremo depois da decisão contra ele no TSE. A posição da Mesa está mantida, seguindo a mesma linha de ação em casos semelhantes.
VAI FUNCIONAR!
Finalmente! Depois de muito tempo da obra estar pronta, de terem sido gastos milhões de reais num elefante branco que não servia para nada, vai começar a funcionar o Presídio Federal de Porto Velho. Os agentes penitenciários foram, enfim, contratados e nas próximas semanas começam a chegar os presos perigosos, que vêm de vários Estados brasileiros para cumprir pena aqui.
DECISÕES
O segundo semestre está chegando e com ele a fase das decisões partidárias em relação a 2010. Pré-candidaturas postas estão sendo reforçadas e a disputa ao Governo será das mais acirradas. Campanhas já estão nas ruas desde meados de março. Imagine-se como será daqui para a frente.
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno