Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 20/09/09


Primeira Mão - 20/09/09 - Gente de Opinião
 
A HISTÓRIA SE REPETE: OS MAIS
POBRES VÃO PAGAR O PATO

O caso da famigerada ponte sobreo o rio Madeira, cuja história de trapalhadas, promessas não cumpridas e coisas mal contadas daria um livro, tem mais um cápítulo indecente. Agora, o Dnit está oferecendo uma verdadeira "fortuna", no máximo 15 mil reais, para que as famílias que moram na área, algumas há décadas, simplesmente saiam e abandonem tudo o que construíram durante uma vida inteira. É mais uma agressão contra os pobres e repete-se o que já ocorreu com dezenas de pequenos colonos que foram incentivados a vir para a Amazônia e Rondônia, especificamente, ´há muitos anos e agora são enxotados das terras onde trabalharam duro anos a fio, como se fossem bandidos. Mudou o governo, mudou a ideologia mas a gente sempre sabe quem se ferra no final, sejam quem forem os poderosos. No Bairro da Balsa, na área onde será construída a ponte que ligará os dois lados do rio Madeira até o início da BR 319, para Manaus, o Dnit quer fazer a obra mas tratar como se fossem simples invasores os que vivem no local há muito tempo, alguns há mais de três décadas. Ora, foi o governo federal quem os deixou morar ali, foi o governo que os incentivou a vir para cá e agora, esse mesmo governo quer tratar aquela gente como se fossem simples invasores, como o fizeram com os pequenos produtores. A vergonheira se repete e a pobretada, mais uma vez, está ferrada.

BÔNUS

Há algumas personalidades políticas que continuam faturando alto, em termos de prestígio, com a questão da Transposição. Além do governador Cassol, na bancada federal o nome que mais se destacou foi o do senador Expedito Júnior, que desengavetou o projeto e lutou desesperadamente por ele. 


BEM NA FOTO


Também saíram bem na foto todos os membros da bancada federal, que se uniram como nunca pela aprovação. Além deles, o trabalho do presidente da Assembléia, Neodi Carlos e do primeiro secretário, Jesualdo Pires, também foram muito elogiados. Também, por justiça, deve-se dizer que todos os demais parlamentares batalharam, dentro das suas atribuições, para o caso tivesse final feliz.

MAIS GENTE

A senadora Fátima Cleide teve o mérito de ser quem apresentou a PEC e os deputados Eduardo Valverde e Mauro Nazif quem ofereceram emendas que ampliou o número de servidores beneficiados. Fátima perdeu um pouco de tempo e só entrou de corpo e alma na reta final, mas não deixou de ter participado. O senador Valdir Raupp igualmente entrou de corpo e alma na batalha, principalmente nas negociações de bastidores.

EM CAMPANHA

O deputado federal Eduardo Valverde já está em campanha aberta para a presidência do diretório estadual do PT. Se ele ganhar, estará com a faca e o queijo na mão para ser o candidato do partido ao governo em 2010. Sua vitória também pode manter o deputado Ribamar Araújo no partido. Se não for Valverde, Ribamar estará fora. 


PROTEGIDO


Um réu foi depor na Justiça rondoniense algemado. O Judiciário considerou que seus direitos foram desrespeitados, porque o uso de algemas só é permitido em caso de tentativa de fuga ou coisas parecidas. Nenhuma palavra sobre o que o criminoso fez, quem ele atacou, roubou ou prejudicou. A grande preocupação, outra vez, foi com “os direitos humanos” do bandido. 


INSOLÚVEL


É por essas e outras que os grandes planos nacionais de combate ao crime não merecem crédito. Não importa o quanto as forças policiais invistam em pessoal e equipamentos e nem se o País vai gastar seu PIB só na segurança. Com leis frágeis, loucas para proteger os criminosos, não há investimento que resolva. 


EM CAUSA PRÓPRIA


É bom sempre lembrar quem cria as leis. São os mesmos que se protegem com elas, porque amanhã ou depois, do jeito que a corrupção campeia entre os poderosos, poderiam ser eles, por exemplo, a serem expostos algemados. Daí, é vital que se crie “proteção” ao crime, por vias legais. E mais e mais impunidade. 


CEM POR CENTO

E o PSOL, hein? Cem por cento da sua bancada na Câmara Federal votaram a favor de Rondônia no caso da Transposição. Ou seja, todos os três representantes do partido do sempre candidato Adilson Siqueira (que vai disputar o governo de novo, em 2010), fecharam com a PEC. Foi a única bancada que votou unanimemente. 


CINTA LARGA


O procurador federal Reginaldo Trindade concedeu longa entrevista ao jornalista Léo Ladeia, na TV Candelária, alertando para a péssima situação que vivem os índios Cinta-Larga na reserva Roosevelt. O procurador chegou a dizer que já cansou de pedir providências ao governo federal , mas, até agora, não conseguiu nem ser recebido em audiência pelo presidente da Funai. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)