Sábado, 20 de novembro de 2010 - 04h56
PORTO E ANEL VIÁRIO: FALTAM PROJETOS
PARA RECEBER 20 MILHÕES DE REAIS
O porto graneleiro Porto Velho, que têm sido de fundamental importância para o transporte de grãos e todas as demais mercadorias que vão e chegam a Rondônia, está defasado. Precisa investimentos urgentes. E o governo federal já liberou 16 milhões de reais para que ele seja adequado aos novos tempos, quando a economia do Estado cresce a patamares dos índices chineses. Mas há ainda outra questão. Onde está localizado, já numa área dentro da cidade, com a circulação de centenas de caminhões diariamente pela região do bairro Nacional, a Capital precisa pensar no futuro e num posto ainda mais moderno, fora da área onde a população cresceu a números impressionantes nos últimos anos. Para isso já existem pelo menos 4,5 milhões de reais liberados pelo Dnit. Só que não há um projeto para o novo porto, que seria construído bem mais abaixo do rio Madeira, a cerca de dois a três quilômetros do local onde existe hoje. Junto com a nova estrutura, há necessidade de se abrir um anel viário por fora da cidade, que levaria os caminhões carregados,diretamente da BR 364, longe da entrada principal de Porto Velho, até o novo porto, sem passar por dentro da cidade, causando caos no seu trânsito.
A urgência da produção dos projetos – tanto para o novo porto quanto para a obra do anel viário – é um dos desafios que o novo governo do Estado terá que enfrentar logo no seu início. É que, se não houver premência nesse sentido, Rondônia poderá perder tanto os 16 milhões de reais para o porto atual como os 4,5 milhões de reais para a nova estrutura projetada para receber as milhares de toneladas de cargas que aqui chegam todos os dias. O governo Confúcio Moura começa, portanto, com a necessidade de ações rápidas também neste quesito. Não podemos perder tanto dinheiro e nem duas obras vitais para a nossa Capital.
PRIORIDADE À SAÚDE
Quais serão as primeiras medidas que o novo governador tomará ao assumir no primeiro dia 2011? Uma das prioridades ditas e repetidas por Confúcio Moura é que ele, logo depois de montar sua equipe, dará atenção muito especial à saúde. Os primeiros planos estão sendo engendrados para se iniciar a execução nas primeiras semanas de janeiro.
SEGURANÇA TAMBÉM
Médico, Confúcio conhece profundamente o assunto. E tem experiências bem sucedidas em Ariquemes, onde foi prefeito por dois mandatos. A descentralização do atendimento, com a criação de pólos regionais, começa a ser tratada já de cara, quando ele começar a governar. A segurança pública será a segunda prioridade. Esperemos para ver.
PIMENTEL
Se dependesse da indicação do casal Raupp, o atual secretário municipal de saúde, Williames Pimentel, seria o novo secretária estadual da área no governo Confúcio. Homem de confiança dos dois, Pimentel foi o primeiro a ser lembrado. Mas os Raupp garantem que não querem influir nas escolhas do novo governador. A bola está toda com Confúcio.
ABRIGO AOS PARCEIROS
Tanto a senadora Fátima Cleide quanto o deputado federal Eduardo Valverde encerram seus mandatos no último dia de janeiro próximo. Por enquanto, não foram confirmados para nenhuma função no governo Dilma Rousseff. Fátima deverá ser convidada para atuar na área da educação. Valverde ainda não tem certeza para onde irá. Mas os dois serão abrigados pela companheira do PT.
OLHO NO GOVERNO
Já o prefeito Roberto Sobrinho entra na fase final da sua segunda administração com muitos planos. Para o futuro político, Sobrinho ainda sonha com uma candidatura ao governo do Estado. Queria ir neste ano, mas optou por concluir seu mandato e suas muitas obras. Depois de 2012, começa a definir novos horizontes.
FUTURO INCERTO
Dois petistas que ficaram fora da Assembléia – o professor Dantas e Neri Firigolo – também estão pensando no seu futuro. Dantas já decidiu que voltará às suas atividades na área da educação. Firigolo, com base eleitoral em Cacoal, vai aguardar mais algumas semanas para saber os rumos que tomará.
NA HORA CERTA
Neste sábado, será lançado oficialmente programa de combate à violência contra a mulher, lançado pela Prefeitura de Porto Velho. E vem em boa hora. Nas últimas semanas, várias mulheres foram vitimadas na Capital. No último final de semana, por exemplo, ocorreu mais um assassinato. Um marido ciumento não aceitou o fim do relacionamento e trucidou a mulher. Trágico e lamentável.
MAQUETE
Grupo de porto-velhenses que se encontra no Rio de Janeiro, a convite do consórcio Santo Antonio, que constrói uma das hidrelétricas no rio Madeira, vai conhecer nesta segunda-feira a maquete de como ficará a obra quando concluída. A comitiva é composta de diretores do consórcio e de jornalistas.
BOA NOTÍCIA
Encontro na Fiero, que tratou do futuro de Rondônia, teve uma boa notícia. O ex-diretor nacional do Dnit, Miguel de Souza, confirmou que a BR 319 – Porto Velho a Manaus – se torna realidade a partir do próximo ano. Mesmo contra a campanha das ONGs e dos ecochatos. Tomara que ele esteja certo.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da Históra
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno